Menu
Busca quinta, 01 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
NEGÓCIOS & CIA

Visual informática: Saiba mais sobre tendências tecnológicas para segurança e comunicação

09 março 2020 - 11h50Por Visual Informática

Segurança e comunicação em rede são dois segmentos bastante impactados pelas inovações e trazem muitas novidades em 2020, seja para residências ou negócios

A transformação digital chegou com tudo. Segurança e comunicação em rede são dois segmentos bastante impactados pelas inovações e trazem muitas novidades em 2020, seja para residências ou negócios.

Vale lembrar que no contexto empresarial, estas novas tecnologias ganham ainda mais relevância. As empresas têm investido em inovação como forma de criar diferenciação, aumentar competitividade, reduzir custos, fidelizar e atrair clientes.

Neste artigo, A Visual Informática apresenta algumas tendências tecnológicas para os mercados de comunicação em rede e segurança. Confira!

Tendências tecnológicas para comunicação integrada e redes híbridas

A comunicação está e se tornará cada vez mais integrada. São diversas plataformas e tecnologias, online – 4G, 5G (em breve) e redes Wi-Fi ou cabeadas – e offline, que podem ser utilizadas para ampliar o contato entre as pessoas e que podem ser acessadas de acordo com a necessidade do usuário naquele exato momento. Uma ligação, por exemplo, pode ser feita via telefonia fixa, móvel, pela internet (aplicativos em celulares ou computadores) ou VoIP. Tecnologias, aplicativos e meios de informação integrados irão gerar uma maior transparência nas comunicações.

Tecnologia em redes EPON e GPON

Velocidade na transmissão de dados é a principal demanda do mercado de comunicação em rede. Por isso, cada vez mais, ganham forças as tecnologias de transmissão por fibra óptica, entre elas as de redes PON (EPON e GPON), utilizadas para grandes demandas de acesso à internet, voz sobre IP e distribuição de TV digital, também sendo aplicada em conexões para estações rádio base de celular, Wi-Fi hotspots e também Sistemas de Distribuição de Antenas (DAS).

Como as tecnologias de fibra óptica ainda possuem alto custo de instalação, há a possibilidade de chegarem ao usuário final com provedores que forneçam serviços híbridos de fibra óptica e cabo de rede. Vale lembrar que não podemos dizer que uma tecnologia em rede é melhor que a outra. A escolha mais adequada depende de diversos fatores como a distribuição geográfica da demanda, a infraestrutura presente na região ou a limitação física do alcance da rede.

Tecnologia AC

A tecnologia AC é a quinta geração da tecnologia wireless para a transferência de dados de redes sem fios, com maior alcance de sinal e velocidade.

Os roteadores com tecnologia AC, indicados para casas, apartamentos e pequenos escritórios, podem trocar dados para transmissão de vídeos com alta qualidade. São ideais para grandes streamings e downloads simultâneos, com menos interferências e mais velocidade – nas frequências 2,4 GHz (até 300 Mbps) e 5 GHz (até 867 Mbps).

Tendências tecnológicas para segurança

Assim como a comunicação, a segurança também está integrada. As tecnologias de ponta já chegaram aos equipamentos de segurança e ajudam a proteger residências, condomínios e empresas. As inovações neste setor têm a função de otimizar processos, facilitar controles e proporcionar identificação detalhada e eficaz, permitindo, inclusive, o monitoramento em tempo real. Entre as tendências tecnológicas em segurança estão:

Câmeras Plug and Play

O conceito destes equipamentos é aliar facilidade de uso, alta qualidade de imagens e conectividade para acesso remoto. São modelos ideais para uso em ambientes internos, e monitoramento, em tempo real, do que acontece em casa – o dispositivo é um grande aliado na hora de cuidar do quarto do bebê, do pet que ficou sozinho em casa ou de pessoas que precisam de cuidados especiais. Utilizam Wi-Fi e possibilitam o acesso às imagens por meio de smartphones ou tablets.

Câmeras 4K

Uma das novidades do segmento são as câmeras 4K, que dão visão mais ampla do ambiente e maior capacidade de identificação de detalhes. Elas são capazes de oferecer imagens com 4x mais resolução que o Full HD e em tempo real para linhas IP e Multi HD. Podem ser usadas, por exemplo, em ginásios, grandes eventos, estádios, estacionamentos, entre outros.

Sensores de iluminação e de presença

Esse tipo de solução oferece mais benefícios e possibilidades do que pode parecer à primeira vista. Usados para acionar ou desligar luzes num ambiente quando há ou não movimentação de pessoas, os sensores não cumprem só a função de dar mais praticidade ao processo de iluminação de espaços.

Além de contribuírem com economia de energia, ao promover o desligamento de luzes que estiverem acesas desnecessariamente, o uso desses dispositivos pode ser um inibidor importante de atividades como a invasão de uma área, por exemplo. Ao detectar a presença de uma pessoa, as luzes são acionadas pode frustrar a ação delituosa.

Controle de acesso

O controle de acesso em residências, condomínios e empresas já conta com uma série de produtos, que com grande eficiência conseguem restringir a entrada de desconhecidos ou pessoas sem permissão de acesso. Reconhecer e liberar (ou não) a entrada de pessoas em casas ou empresas está cada vez mais prático e seguro.Entre as novidades para o segmento estão as soluções de:

  • Controlador facial – mais uma forma de identificação para o controle de acesso. A ferramenta é capaz de fazer uma verificação biométrica facial, em que os usuários têm o acesso liberado após a digitalização do rosto e a guarda dos padrões de imagens de cada face no sistema de dados, criando um ‘passe’ único para cada indivíduo. A solução já é usada em alguns aeroportos ao redor do mundo.
  • Sistemas de controle de acessos para condomínios – desempenham funções importantes, como gerenciamento e registro de todo o fluxo de pessoas e automóveis (através do uso de dispositivos de acesso por senha, leitor de impressão digital, leitores de chaveiro, antena leitora de tag veicular e interfone). A tendência é que esses sistemas estejam cada vez mais integrados e com mais opções, como leitores faciais, liberação de acesso remoto via smartphone e integração com portaria virtual.

Já as fechaduras digitais e a portaria virtual, que são tecnologias já conhecidas, estão, agora, ganhando mercado e seguem com grande potencial de crescimento. Isso porque, chegamos a uma fase exponencial destas tecnologias, com produtos mais práticos e de maior usabilidade, além de custos mais acessíveis aos consumidores.

Todas essas opções em tecnologia e segurança já podem ser encontradas na Visual Informática, produtos das melhores marcas do mercado como: Intelbras, TP-Link, Mercusys, D-link, Multlaser, Asus HP, AOC, Sansung e muito mais... as melhores marcas do mercado estão disponíveis na loja Visual Informática.

Estamos localizados na Rua Joaquim Teixeira Alves, 2032 no centro de Dourados, na esquina com a Hayel Bon Faker. Fornecemos soluções na área de automação comercial, segurança eletrônica e diversão. Siga-nos no Instagram e acompanhe as nossas promoções. Entre em contato através do telefone 67 3037-4477 ou 67 99306-9310 (whatsApp).

(Fonte: http://blog.intelbras.com.br/)

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONCURSO
Governo divulga resultados dos recursos do processo seletivo para atuação na Agepen
DOURADOS
Agetran suspende mais de 40 mototaxistas ausentes em vistoria obrigatória
DOURADOS
Vacinação antirrábica tem pontos fixos no sábado no Jardim Flórida e na Vila Industrial
PANDEMIA
MS ultrapassa 70 mil casos de coronavírus e taxa de contágio está em 1.00
FUTEBOL
Oitavas da Copa do Brasil terá duelo que já decidiu campeão; veja confrontos
CONTÁGIO
Afastado após operação, Justiça autoriza volta de Dobes à prefeitura
DOURADOS
Gastos da prefeitura com pessoal sobem e superam limite prudencial
PANDEMIA
EUA têm aumento de casos de novo coronavírus em 27 estados
PANDEMIA
Dourados confirma mais dois óbitos por coronavírus; pacientes eram de outras cidades
CARACOL
Dois pescadores são surpreendidos iniciando pesca ilegal no rio Perdido

Mais Lidas

DECIBÉIS
Operação do Gaeco mira fraudes em licitações e cumpre cinco mandados em Dourados
INVESTIGAÇÃO
Policiais do Gaeco fazem nova operação em Dourados
DOURADOS
Gaeco deixa edifício com documentos apreendidos após mais de 5h
CAPITAL
Mulher com mandado de prisão em aberto é executada com oito tiros