Menu
Busca segunda, 06 de julho de 2020
(67) 99659-5905
NEGÓCIOS & CIA

Visual informática: O que é um PABX e como ele pode ajudar sua empresa?

25 maio 2020 - 06h00Por Visual Informática

Um sistema PABX é um equipamento presente em diversas empresas e escritórios que têm a necessidade de conectar ambientes por linha telefônica. A sigla em inglês significa Private Automatic Branch Exchange (Troca Automática de Ramais Privados), e caracteriza sua principal função: viabilizar uma rede interna de telefonia, oferecendo facilidade e eficiência à rotina de trabalho.

Estes aparelhos aperfeiçoam o sistema de comunicação, melhorando o atendimento e a comunicação corporativos, permitindo maior organização no ambiente profissional. Ao instalar o dispositivo, pode-se dar um destino correto às ligações, implantando um ramal por setor, ou ainda, otimizar o trabalho, realizando chamadas simultâneas, por exemplo.

Conheça as funções deste equipamento e as características dos PABXs analógico, híbrido, IP ou em nuvem para escolher o que melhor atende às necessidades da sua empresa.

O que é um sistema PABX?

O PABX é uma central telefônica. De um modo simplificado, o aparelho conecta-se diretamente à uma operadora de telefonia (com uma ou mais linhas), da mesma maneira que um telefone comum. O diferencial é que ele permite a conexão direta com outras linhas internas, inclusive sem fio, por meio de ramais. Assim, de forma automática (após a configuração feita pelo usuário) e sem a intervenção de um operador ou da telefonista, este equipamento direciona a chamada para o ramal escolhido.

O direcionamento das chamadas externas para os ramais e a possibilidade de comunicação interna oferece mais eficiência e rapidez no atendimento das demandas. Além disso, permite uma redução de custos, ao selecionar a opção (operadora ou plano) mais em conta para economizar no final do mês.

É possível, por exemplo, ligar para os ramais internos, assim como fazer a transferência de ligações entre eles, sem custos extras e com sigilo total. Fora da central, não é possível ‘puxar’ o ramal e escutar a conversa, como ocorre quando há dois aparelhos na mesma linha.

A conexão externa é mantida, ou seja, cada ramal pode realizar chamadas normalmente para qualquer outro telefone (desde que esteja liberado para a função) e também é possível bloquear interurbanos e chamadas para celular.

PABX analógico, híbrido, IP ou em nuvem: qual escolher?

A principal função das centrais telefônicas é interligar ramais e linhas, sejam analógicas, híbridas ou IP. Assim, pode-se encontrar no mercado três tipos disponíveis de centrais telefônicas: uma totalmente analógica, para linhas convencionais, outra voltada para a tecnologia IP – que utiliza a conexão de internet para chamadas – e outra híbrida que integra as diferentes tecnologias. Além disso, há a opção de gerenciar e manter o sistema em nuvem.

Vamos às características de cada um:

PABX analógico

O PABX analógico é a opção mais básica e de menor custo. É ideal para empresas de pequeno e médio porte que desejam profissionalizar sua comunicação. Suas principais funções são:

Seleção automática de linhas – ao realizar a ligação, a central verifica o melhor plano que o cliente tem em cada linha, gerando mais economia;

Ramal econômico – programa um limite de tempo para cada ligação; por exemplo, o telefone de um colaborador pode ser programado para fazer chamadas de no máximo cinco minutos e, quando passar do tempo, a ligação cairá;

Controle das chamadas telefônicas internas e externas;

Chamada em espera;

Possibilidade de inserir um menu para encaminhar o atendimento (Atendimento Automático Digital por uma DISA – URA);

Possibilidade de programar um ramal para realizar o desvio externo;

Conexão com porteiros eletrônicos;

Possibilidade de integrar a um software de tarifação para realizar o controle de chamadas (Controller);

Transferência de chamadas;

Identificador de chamadas;

Reuniões por telefone (chamada em conferência);

Bloqueio no recebimento de chamadas a cobrar.

PABX IP

O sistema PABX IP utiliza a tecnologia VoIP como base para seu funcionamento. A comunicação VoIP (voz sobre protocolo de internet) opera por meio da conversão da voz em pacotes de dados. Eles são transmitidos de um ponto a outro, da mesma forma como é feito com textos, vídeos e imagens que circulam pela internet. Uma das principais vantagens é a redução de custos e a praticidade para as empresas.

Por utilizar a conexão de internet para o tráfego de voz – por meio de uma rede IP – o PABX IP oferece recursos adicionais, como:

Utilizar a mesma estrutura de cabeamento da internet para telefonia;

Ter mais qualidade nas chamadas com voz em alta definição;

Tornar o celular um ramal móvel por meio de um aplicativo instalado no aparelho.

O aparelho permite que as ligações sejam feitas por um software instalado nos computadores da empresa. Para poder ter a qualidade necessária para chamadas empresariais, é válido ter conta em uma operadora VoIP e instalar softphones, garantindo o suporte de áudio necessário para realizar as funções.

Vale ressaltar que, para garantir os benefícios, é importante contratar um técnico autorizado para elaborar o projeto e instalar corretamente a central telefônica IP. É um profissional capacitado e que pode fazer com que o equipamento entregue todas as suas funcionalidades, além de realizar as atualizações e manutenções necessárias.

Um projeto de PABX IP apresenta um custo relativamente maior do que o analógico. No entanto, ele oferece mais recursos e funcionalidades necessárias para médias e grandes empresas. Isso significa que o sistema pode representar uma redução de gastos mais significativa ao longo tempo, devido às vantagens que ele proporciona (que veremos mais adiante neste texto).

PABX híbrido

O PABX híbrido contempla todas as funções do analógico e integra as tecnologias analógica, digital e IP. Assim, a empresa pode escolher em que momento usar a mais adequada às suas demandas. Veja mais algumas funcionalidades deste tipo de aparelho:

Terminais com tecnologia digital;

Maior capacidade de ramais;

Consulta de portabilidade para números de celular – sua ligação sempre sairá pela operadora que possibilita mais economia;

Estrutura flexível – a capacidade da central se molda de acordo com a necessidade da empresa;

Realização de chamadas com tecnologia IP;

Facilidade na configuração do sistema PABX;

Possibilidade de interligação com outros PABX;

Possibilidade de interligação com computadores, que podem ter mais ramais;

Interligação entre matriz e filial através da tecnologia VoIP;

Possibilidade de programar um ramal para realizar o desvio externo;

Conexão com porteiros eletrônicos;

Possibilidade de inserir vários menus e submenus para encaminhar para diferentes áreas de atendimento (Atendimento Automático Digital por mais de uma DISA – URA).

Entenda melhor como funciona um PABX híbrido neste vídeo.

PABX em nuvem

Outra opção é usar um sistema PABX em nuvem. Ele funciona como um PABX IP, mas

não é necessário instalar um software instalado nos computadores da empresa. Todo o gerenciamento e armazenamento é em nuvem, ou seja, na internet. Assim, a configuração é simples e rápida, com tecnologia plug-in play, e o investimento inicial é baixo. Algumas outras características e possibilidades são:

Comunicação em tempo real para todos os navegadores, aplicativos e dispositivos móveis. Facilidade para acessar as funções do ramal. Com um softphone, é possível utilizar o ramal a qualquer hora, de qualquer lugar. Basta instalar e configurar um aplicativo no smartphone;

Executa chamadas de voz e vídeo pelo navegador web;

Call Center com DAC, URA e discador automático. Permite importar mailings com um sistema profissional para agilizar o atendimento dos clientes. A plataforma liga automaticamente para cada um deles;

Captura de tela e gravação de chamadas. É possível gravar todas as chamadas recebidas e originadas na sua empresa, além de fazer capturas de tela com facilidade;

Correio de voz web. O sistema tem a opção de receber recados quando estiver ocupado. Cada ramal possui sua própria caixa postal, com mensagem personalizada;

Pode gerar relatórios em tempo real essenciais para uma melhor gestão das filas de chamadas feitas e recebidas em Call Center;

Facilidade de alterar e adicionar ramais sem a necessidade de passagem de cabos e outras configurações.

O PABX em nuvem é uma opção bastante flexível. Serve tanto para pequenas empresas, uma vez que o custo de implementação é baixo, quanto para grandes empresas, pois tem recursos de gerenciamento modernos e possibilidade de integração de sistemas. Além disso, é vantajoso porque elimina gastos com manutenção.

Sistema PABX: vantagens para sua empresa: Agora que você já conhece os tipos de PABX, Visual Informática apresenta as vantagens do uso na sua empresa.

1. Melhorias no atendimento

2. Ganho de produtividade

3. Redução de custos

4. Ramais unificados

5. Facilidade na gestão da rede

6. Proporciona dados otimizados

7. Gerenciamento facilitado

9. Gestão de Call Center

Conclusão

Como vimos, não faltam opções para quem deseja dinamizar a comunicação telefônica de sua empresa, seja interna ou externamente. Na Visual Informática há soluções para todos os bolsos e necessidades, incluindo tecnologias híbridas que unem de forma eficaz o PABX analógico ao digital.

Porém, mais que conhecer os diferentes tipos de PABX, com seus diversos usos e aplicações, é preciso saber escolher o fornecedor ideal na hora de adquirir estas tecnologias. Vale a pena investir nos melhores produtos, contando com o apoio de quem mais entende do assunto, melhorando resultados e performance ao mesmo tempo em que se reduzem os custos. Para isso, busque sempre o melhor parceiro!

Todas essas opções em tecnologia e telefonia podem ser encontradas na Visual Informática, produtos das melhores marcas do mercado como: Intelbras, TP-Link, Mercusys, D-link, Multlaser, Asus HP, AOC, Sansung e muito mais... as melhores marcas do mercado estão disponíveis na loja Visual Informática.

Estamos localizados na Rua Joaquim Teixeira Alves, 2032 no centro de Dourados, na esquina com a Hayel Bon Faker. Fornecemos soluções na área de automação comercial, segurança eletrônica e diversão. Siga-nos no Instagram e acompanhe as nossas promoções. Entre em contato através do telefone 67 3037-4477 ou 67 99306-9310 (whatsApp).

(Fonte: http://blog.intelbras.com.br/)

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Carro que atingiu ciclista pega fogo após bater em árvore ao lado de Avenida
TRAGÉDIA
Ciclista morre após ser atropelado por carro na Avenida Marcelino Pires
INFORMAÇÃO
Especialista recomenda prazo de adaptação à Lei de Proteção de Dados
PANDEMIA
Rio de Janeiro registra 10.667 mortes por coronavírus
CAMPO GRANDE
Moradores da Capital realizam ação solidária e arregacam 1t de alimentos
ESPORTES
Flamengo vence com tranquilidade e se aproxima do título estadual
DOURADOS
Acusado de matar secretário em Dourados acaba preso em barreira sanitária
LUTO
Martha Rocha, 1ª Miss Brasil, morre em Niterói, no Rio de Janeiro
PANDEMIA
Brasil chega a 1,6 milhão de casos confirmados de coronavírus
ECONOMIA
Pesquisa mostra potencial para a expansão do home office

Mais Lidas

POLÍCIA
Assassinado no Izidro é secretário de Agricultura Familiar de Dourados
DOURADOS
Ex-funcionário é o suspeito de matar secretário de Agricultura
DOURADOS
Antes do crime, homem que matou secretário havia sido demitido por não usar máscara
DOURADOS
“Um amigo, um conselheiro”, diz Délia após assassinato de secretário