Menu
Busca sábado, 30 de maio de 2020
(67) 99659-5905
NEGÓCIOS & CIA

Visual informática: como se proteger num mundo conectado e evitar o cibercrime

04 maio 2020 - 09h06Por Visual Informática

A hiperconexão abriu o caminho para crimes e golpes antes inimagináveis. Na verdade, ainda hoje, com toda a informação disponível sobre cibersegurança, existem muitas pessoas que não têm consciência dos perigos que “navegam” na internet. Na maioria das vezes é difícil compreender que alguém pode invadir sua rede de internet e roubar seus dados bancários, por exemplo, sem você nem ao menos desconfiar que tem algo de errado ou ter contato com o invasor.

Mas isso acontece e não é pouco: o Brasil é o segundo país com mais casos de cibercrimes no mundo. Cerca de 62 milhões de pessoas já foram afetadas por esse tipo de delito, gerando um prejuízo de mais de US$ 22 bilhões, de acordo com uma pesquisa do Norton Cyber Security.

Como a falta de cibersegurança pode prejudicar

Existem diferentes formas de golpes por meio da internet. A maioria dos sites e aplicativos têm termos de privacidade e pedem aos usuários que concedam acesso a diversos dados. Aceitar essas condições – geralmente sem sequer ler – pode ser arriscado, uma vez que pessoas mal intencionadas podem obter informações sobre o comportamento dos usuários e lucrar vendendo-as para segmentação publicitária, grandes indústrias ou qualquer outra instituição que tenha interesse.

É possível também que os hackers controlem os objetos conectados, oferecendo risco ao usuário. Esse, inclusive, é um dos maiores medos quando se fala em carros autônomos: caso o sistema seja invadido e alguém possa controlar o veículo, ele se torna uma arma.

Mas não é preciso ir tão longe na evolução tecnológica. Hoje, se o sistema de câmeras conectadas de uma empresa for invadido, por exemplo, além de ter acesso ao que acontece dentro do ambiente, os criminosos conseguem desativar o sistema de segurança e se aproveitar da brecha.

O cibercrime mais comum, no entanto, é o roubo de informações sensíveis em busca de uma recompensa direta. Sequestro de número, fotos, crimes envolvendo fraudes bancárias são corriqueiros e geram um prejuízo bastante grande. Com o avançar da 5G e a entrada de mais dispositivos nessa rede, a tendência é que crimes como esse se tornem ainda mais comuns.

É pensando nesses pontos vulneráveis que as empresas desenvolvedoras de tecnologia, seja software ou hardware, buscam implementar cada vez mais camadas de segurança, para estar sempre um passo à frente dos eventuais invasores. Ainda assim, é importante que os usuários tenham maior consciência e cuidado ao utilizar soluções que estão conectadas à internet, adquirindo bons hábitos que ajudem a reforçar a segurança e, consequentemente, trazendo mais tranquilidade para aproveitar todos os benefícios que a tecnologia proporciona.

Se proteja com cibersegurança

Para se proteger dessas situações e evitar que o avanço de tecnologias como IoT e 5G se tornem um problema, algumas medidas simples podem ser tomadas, confira:

- Não use a mesma senha para todos os dispositivos e nem códigos simples como ABCDE ou 12345 ou admin;

- Use senhas fortes em seu roteador, principalmente a senha de login e a senha da rede Wi-Fi. De preferência, altere essas senhas periodicamente. Como a maioria dos objetos estão conectados a ele, o aparelho se torna um alvo;

- Habilite a verificação em duas etapas em todos os logins possíveis: isso dificulta que roubem sua conta do e-mail ou WhatsApp, por exemplo;

- Use equipamentos confiáveis: marcas preocupadas com a segurança do usuário tendem a fazer dispositivos com sistemas nativos de segurança mais eficientes;

- Atualize periodicamente seus dispositivos: as empresas estão sempre melhorando seus sistemas de segurança, esteja atualizado e protegido de um maior número de crimes;

- Utilize recursos úteis do seu roteador, como a rede para visitantes: crie uma “rededochurras”, somente para as pessoas utilizarem enquanto está tendo um churrasco na sua casa. Também há outros recursos, como visualizar quem está conectado ao roteador, o que permite que você identifique facilmente se há algum intruso com acesso à sua rede;

- Tenha sempre cuidado com arquivos e links recebidos de terceiros. Antes de abri-los, verifique se realmente são seguros;

- Não instale aplicativos em seu celular que não estejam nas lojas oficiais; Ao instalar aplicativos em seu celular, verifique se as permissões solicitadas pelo app são somente as estritamente necessárias para o seu funcionamento;

- Antes de aceitar os termos de uso e privacidade de um software, leia com atenção as informações expostas e, em caso de dúvida ou discordância, recuse e notifique o desenvolvedor.

Seguindo essas dicas, fica mais fácil de se proteger em um mundo hiperconectado.

Todas opções em tecnologia e segurança podem ser encontradas na Visual Informática, produtos das melhores marcas do mercado como: Intelbras, TP-Link, Mercusys, D-link, Multlaser, Asus HP, AOC, Sansung e muito mais... as melhores marcas do mercado estão disponíveis na loja Visual Informática.

Estamos localizados na Rua Joaquim Teixeira Alves, 2032 no centro de Dourados, na esquina com a Hayel Bon Faker. Fornecemos soluções na área de automação comercial, segurança eletrônica e diversão. Siga-nos no Instagram e acompanhe as nossas promoções. Entre em contato através do telefone 67 3037-4477 ou 67 99306-9310 (whatsApp).

(Fonte: http://blog.intelbras.com.br/)

Deixe seu Comentário

Leia Também

MUNDO NOVO
Homem é preso com 317 quilos de maconha que iriam para Santa Catarina
TEMPO
Sábado de sol com algumas nuvens em Dourados; não chove
ALCINÓPOLIS
Pai recebe vídeo de bebê sendo forçado a beber pimenta e denuncia
INFLUENZA
Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 30 de junho
SAÚDE
Cartilha na língua terena informa sobre cuidados com a Covid-19
PAGAMENTO
Salário dos servidores estaduais estará dispinívels no dia 05 de junho
TRÊS LAGOAS
Polícia investiga morte de bebê de seis meses após queda de carrinho
ECONOMIA
Saque aniversário do FGTS poderá ser usado para garantir empréstimos
TRÁFICO
Polícia apreende 743 quilos de maconha que seguiria para a Capital
RECURSOS
Estado repassa R$ 6 milhões para auxiliar ações na saúde de Dourados

Mais Lidas

DOURADOS
Protocolo é seguido e mulher vítima do coronavírus é enterrada sem despedida de familiares
MAIORIA JOVENS
Vítima fatal da Covid-19 faz parte da faixa etária com mais casos da doença em Dourados
COVID-19
Curva segue ascendente e Dourados ultrapassa 200 casos de coronavírus
PANDEMIA
Comitê diz que Dourados não é epicentro do novo coronavírus e descarta lockdown