Menu
Busca quarta, 21 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
NEGÓCIOS & CIA

Trabalho em Equipe: veja boas formas de garantir o coleguismo dentro de franquias

Dentro de empresas é comum diversos colaboradores trabalharem em conjunto para a entrega de um único produto. Mas, para isso acontecer é preciso ter trabalho em equipe, que é quando diversos colaboradores estão alinhados para garantir o sucesso de uma tar

01 outubro 2020 - 15h32Por Central do franqueado

O que você vai encontrar neste artigo:

  • O que é trabalho em equipe?
  • Trabalho em equipe em franquias
  • Como melhorar o trabalho em equipe na sua rede?
  • Habilidades que auxiliam no trabalho em equipe
  • Conclusão

Desde sempre, o trabalho em equipe foi algo positivo, tanto para obtenção de experiências pessoais, quanto profissionais. Dentro de empresas, saber manter-se alinhado e engajado com colegas de equipe é uma grande habilidade. Isso porque, gera um bom ambiente de trabalho e também é ótimo para a comunicação dentro de empresas.

Através do trabalho em conjunto é possível conseguir bater metas, realizar objetivos, ter coleguismo entre equipes, etc. Então, não é surpresa que empresas estejam cada vez mais valorizando pessoas que possuam tal habilidade em seu perfil profissional. O que garante colaboradores que além de engajados, consigam ter bom desempenho e produtividade.

Pensando em te trazer pontos interessantes sobre trabalho em equipe, elaboramos esse conteúdo explicando o que ele é, suas vantagens, entre outros itens super importantes para ter coleguismo dentro da sua franquia. Boa leitura!

O que é trabalho em equipe?

O termo trabalho em equipe surgiu após a Primeira Guerra Mundial e significa diversas pessoas, equipe ou setores trabalhando em conjunto para obtenção de um resultado. O pode gerar soluções para problemas, criação de novidades, trabalhos desenvolvidos de modo mais rápidos e eficazes, etc, garantindo a troca de conhecimentos e compartilhamento de habilidades.

Por meio do trabalho em equipe, tarefas são otimizadas, porque além das trocas de conhecimentos, ela garante também um dinamismo entre colegas, o que agiliza os processos de produção. 

Entretanto, para que ele dê certo é preciso que a gerência consiga deixar explícito para as equipes e colaboradores os objetivos da instituição. Além de uma ótima comunicação, seja entre equipes, como por parte da gerência sobre as atividades delegadas.

Ao redor do mundo, existem grandes exemplos de trabalho em equipe, quais podemos ver nitidamente dentro de blocos cirúrgicos, times de futebol, etc. Nessas situações, existem diversas pessoas com funções específicas, quais devem ser seguidas sem invadir o espaço dos demais, para assim obter o sucesso coletivo.

Trabalho em equipe em franquias

Não importa a empresa, trabalho em equipe é sempre bem-vindo para agregar ao sucesso da instituição. Então, não é surpresa ele ser extremamente recomendado dentro de franquias também, onde o trabalho em equipe entre colaboradores e também unidades franqueadas é essencial.

Através dele, uma equipe vai conseguir com facilidade desenvolver novos produtos para a rede, melhorar o desenvolvimento de todos os setores, aprimorar ações e funções, entre inúmeros outros benefícios.

Imagine só, dentro da sua franquia existe um setor de marketing, que conta com colaborador com grandes conhecimentos sobre gatilhos mentais e outro sobre UX design. Se você garantir que ambos tenham um bom trabalho em equipe, a união de ambos irá gerar grandes resultados para atração de clientes para sua rede!

Ou seja, a principal vantagem que uma franquia terá ao promover um trabalho em equipe, é que seus times irão encontrar soluções com mais agilidade. Além do aprimoramento de produtos e serviços por meio de pensamentos e conhecimentos diversos.

Dentre algumas vantagens do trabalho em equipe estão:

  • Garantir alto desempenho de times;
  • Troca de conhecimentos entre colaboradores;
  • Agrega a aprendizagem institucional; 
  • Coleguismo, união e também relações interpessoais.
  • Agilidade na busca para soluções;
  • Possibilidade de unir setores distintos;
  • Relevar líderes;
  • A comunicação da empresa é melhorada;
  • Garante o respeito entre colaboradores;
  • Diminuiu a competitividade institucional.

Entretanto, é preciso ficar atento para que não aconteçam sabotagens à trabalhos alheios, e também, não haver atropelamentos sobre as atividades de outros colegas. Para garantir um bom trabalho em equipe, cada colaborador deve fazer apenas suas atividades, sem interferir ou adquirir sem permissão a função dos outros. Isso só é recomendado caso seja solicitado ajuda ou aconselhamentos. 

Como melhorar o trabalho em equipe na sua rede?

Como você pode ver é fundamental o trabalho em equipe dentro de redes de franquias, e mesmo que ele já seja eficaz na sua rede, ainda sim, é possível aprimorar ele. Primeiramente, sua franquia deve ficar atenta ao processo de contratações. Para isso, os contratantes precisam desde o início identificar tais habilidades nos profissionais.

Também existe a necessidade de acontecer um bom incentivo para que todos sejam adeptos e entendam que trabalhar em equipe é essencial para o sucesso da franquia. Boas formas de fazer isso, é através das comemorações de metas, pois isso ajuda muito à na motivação das equipes. É importante nesses momentos expressar o quanto o trabalho em equipe contribuiu para que a meta fosse alcançada.

Abaixo listamos duas opções que auxiliam muito na melhora de trabalho em equipe dentro de franquias:

Dinâmicas de grupo

Consideradas ótimas formas de estimular a colaboração entre pessoas, as dinâmicas de grupo são uma boa alternativa para sua franquia. Através delas e suas aplicações, você vai conseguir motivar, alinhar e aproximar todos os times que gerencia. 

Entretanto, as dinâmicas devem ser agregantes. Não é recomendado utilizar de dinâmicas que peçam pagação de micos, pois isso pode gerar constrangimentos e situações embaraçosas.

Treinamentos

Todo franqueador deve oferecer treinamentos a seus franqueados, então, não é surpresa que eles sejam uma boa recomendação para aprimorar o trabalho em equipe. Através deles, é possível explicar, ensinar e alinhar como serão desenvolvidas as tarefas dentro de franquias.

Assim, será possível deixar todos os colaboradores com o conhecimento do que devem e não fazer para garantir um ambiente de trabalho colaborativo. Além que, treinamentos irão garantir a padronização de processos da rede de franquias.

Habilidades que auxiliam no trabalho em equipe

Como falamos anteriormente, prestar atenção ao perfil profissional na hora da contração de novos colaboradores pode ser um diferencial e tanto. Isso irá gerar menos preocupações do que contratar funcionários que não se mostrem aptos a trabalhar em equipe. Então, alguns pontos necessários em profissionais para garantir um coleguismo são: 

Ser comunicativo

Uma comunicação clara pode ser um dos pilares mais importantes para o trabalho em equipe. Saber comunicar-se é então essencial para conseguir alinhar todos os pontos necessários para um trabalho em conjunto. Tendo essa habilidade será mais fácil também para o colaborador apontar sugestões e apontar falhas.

Além que, um colaborador não muito comunicativo pode ter problemas para expressar pontos necessários. Podendo aceitar tarefas em excesso, pois não se sentiu à vontade para recusá-las.

Proatividade

Pessoas proativas são uma vantagem e tanto para o trabalho em equipe por inúmeros motivos. Primeiro que elas não irão deixar tarefas desnecessárias para os outros, pois logo que encontrem um problema ou necessidade, irão empenhar-se em resolver.

Assim como também, ao encontrar falhas em outras ações, pessoas proativas irão notificar quanto antes aos responsáveis, o que auxiliará na melhora contínua e rapidez. Vale ressaltar, que uma necessidade para um colaborador poder ter proatividade é ele possuir autonomia. Para isso é recomendado instruir um bom líder na equipe, o deverá ter como missão, motivar a todos.

Confiança

Um fator que irá ajudar muito um colaborador a ser comunicativo e proativo é a confiança. Pessoas que contam com confiança não terão medo de nada, como falar suas opiniões, apresentar problemas, trazer soluções, etc.

Sendo também necessária a confiança no próprio trabalho e também de colegas, para assim, garantir segurança que seu trabalho estará em boas mãos e irá agregar ao do outro, e vice-versa.

Conclusão

O trabalho em equipe é uma máquina de vantagens para todas as empresas. Então, ficar atento a como ele está acontecendo, e aplicando melhorias, é possível garantir a melhoria de toda a gestão de sua rede de franquias. 

Para garantir esse sucesso e engajamento entre colaboradores para a construção de um produto final de qualidade, você vai precisar apenas fazer uma boa gestão da sua franquia. Além de precisar garantir o respeito e coleguismo entre colaboradores e times, algo que será fácil aplicando os conhecimentos que obteve conosco.

 

Leia Também

TRÁFICO DE DROGAS
Gestante é presa com droga que levaria para o MT no centro de Dourados
PANDEMIA
Morre médico voluntário de testes da vacina de Oxford no Brasil
BRASIL
Dólar cai e fecha a R$ 5,60 com esperança de estímulo fiscal nos EUA
POLÍCIA
Carona de motociclista que morreu em acidente é transferida para o Hospital Universitário
FEMINICÍDIO
Agredida a tijoladas, mulher morre em Dourados após nove dias de internação
NOVA ALVORADA DO SUL
Gerente de fazenda leva multa de R$ 5 mil por construção ilegal de ponte
PANDEMIA
MS registra nova queda na taxa de contágio e na média móvel de casos confirmados
REGIÃO
Jovem com problemas psiquiátricos é preso por agredir a própria mãe
BRASIL
Anvisa diz que análise de vacinas contra covid-19 será técnica
ELEIÇÕES 2020
Mais de 350 impugnações de registro de candidaturas foram pedidas pelo MPE em MS

Mais Lidas

DOURADOS
Acidente entre carreta e motocicleta mata mulher na BR-163
HOMICÍDIO EM 2013
Condenada pela morte do ex em Dourados é presa na Capital
DOURADOS
Motorista bêbado causa acidente em semáforo da Avenida Marcelino Pires
CONTRABANDO
Depósito de cigarros paraguaios é desarticulado após denúncia em Dourados