A tentação de sair comprando por impulso é bastante grande na black friday. Anúncios na televisão a todo momento, e-mails são enviados pelas grandes marcas, a internet é uma avalanche de “ofertas” e muitas vezes compramos sem a necessidade e nos endividamos.
Ficar com o nome sujo é algo que prejudica bastante na hora de conseguir crédito no mercado e que vai virando aquela bola de neve cada vez mais difícil de resolver. Mas será que é possível comprar estando com o nome sujo? Quais são as consequências do nome negativado?
Acompanhe conosco nesta leitura a seguir.
Quais as principais causas da negativação do nome?
Existem diversas situações que podem fazer com que o nome fique negativado, e isso pode acontecer mesmo quando a pessoa não tem a intenção de dar um calote. Afinal, estamos sujeitos a imprevistos, incluindo os financeiros.
A perda do emprego, a redução da renda familiar, realizar compras para outras pessoas utilizando o próprio cartão de crédito, ter problemas de saúde inesperados e a falta de controle financeiro são algumas das causas que podem levar a ter o nome sujo.
Consequentemente, o nome vai parar nos órgãos de proteção ao crédito como Serasa e SPC.
Quais são as desvantagens de estar negativado?
Ficar com o nome negativado, por si, já é uma situação bem constrangedora. Contudo, isso vai muito além dos registros em órgãos como o SPC e o Serasa. Conhecer as desvantagens disso é uma maneira de entender a extensão do problema e cuidar melhor das finanças pessoais para que as coisas não saiam do controle futuramente.
Sim, realmente haverá limitações se você quer comprar na black friday. Isso porque as lojas e operadoras de cartão realizam consultas. Caso o seu CPF esteja negativado, as transações não serão realizadas.
Além de não ter crédito, você também não poderá realizar financiamentos ou empréstimos, solicitar crédito, adquirir um novo cartão de crédito e realizar compras a prazo.
Estou com o nome negativado. E agora?
Se aconteceu de você ficar com o nome negativado, não precisa se desesperar. O primeiro passo é entender primeiro toda a situação: o que causou a pendência, quais outros problemas você tem e, principalmente, como andam as suas finanças atualmente.
A partir daí, você faz uma espécie de diagnóstico e consegue avaliar melhor a situação, entendendo a dimensão das dívidas e qual é o esforço necessário para colocar as contas em dia.
O melhor caminho é tentar negociar a sua dívida. Procure as empresas que registraram a sua dívida nos órgãos de proteção ao crédito e tente novas condições de pagamento, com uma redução considerável na cobrança de juros. Após a quitação completa da dívida, as empresas têm cerca de 5 dias úteis para retirar o seu nome do banco de dados.
Portanto, você pode ficar impedido de obter as ofertas da black friday, mas pensando pelo lado bom são menos dívidas que você fará e seu orçamento agradece.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Projeto cria programa para auxiliar professores na compra de casa própria

Projeto cria política de prevenção e combate a assédio moral e sexual nas escolas

Eleições 2022: veja o que pode ou não no dia da votação
Projeto cria Programa Nacional de Referência em Tratamento da Fibromialgia

Brasil deve encerrar 2022 com índices de extrema pobreza em queda

Tecnologia de ressonância magnética reduz perdas de fertilizantes

Proposta estabelece piso salarial de R$ 3,2 mil para vigilantes

Projeto prevê bilhete único nacional para sistemas de transporte público

Incêndios e estiagem colocam cidades em situação de emergência

Projeto que muda norma geral para concursos públicos retorna ao Senado
Mais Lidas

Acusado de raptar a ex e trocar tiros com a polícia tem alta e é levado para delegacia

Homem que trocou tiros com a polícia na Linha do Potreirito havia sequestrado a ex

Caminhonete ocupada por cinco jovens capota na BR-376
