Menu
Busca sexta, 23 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
NEGÓCIOS & CIA

PC para stream: A Visual Informática indica como montar a máquina ideal para transmitir jogos

Processador, placa de vídeo e uma boa conexão são alguns dos itens mais importantes para streamers

28 setembro 2020 - 10h14Por Visual Informática

Ter um PC para stream pode ser um diferencial na hora de transmitir jogos em plataformas como Twitch e YouTube. Além de especificações comuns a computadores gamer, em geral para rodar games com maior tranquilidade, máquinas com essa proposta também precisam focar em executar os softwares de transmissão, o que pode dificultar a escolha do hardware.

Portanto, a decisão vai além de uma boa placa de vídeo, sendo interessante investir em processador mais potente e uma maior quantidade de RAM. Pensando nisso, A Visual Informática reuniu os componentes mais importantes para você criar um setup equilibrado, capaz de rodar os jogos atuais e transmitir em uma qualidade alta sua gameplays.

Processador

O processador é uma peça muito importante para quem planeja fazer streaming. Isso porque, além de ser capaz de extrair todo o desempenho que a GPU pode oferecer, o chip precisa ser capaz de executar programas em segundo plano para as transmissões.

Ao considerar um processador para streaming, vale buscar por chips com mais núcleos e threads, já que, se os games nem sempre se beneficiam de uma boa performance multicore, as ferramentas de streaming tendem a aproveitar melhor CPUs mais robustas.


Ryzen 5 3600 tem seis núcleos e pode chegar a 4,2 GHz — Foto: Divulgação/AMD


A linha Ryzen, da AMD, oferece em boa parte de seu line-up processadores com ao menos oito núcleos, o que já é bastante interessante. Grande parte das opções da marca têm ainda o dobro de threads, o que dá uma margem ainda maior de tarefas realizadas ao mesmo tempo. Um bom exemplo para quem deseja economizar, é o Ryzen 5 3600, chip de seis núcleos e 12 threads com frequências entre 3,6 e 4,2 GHz.

Do lado da Intel, o ideal é considerar chips Intel Core i5 e Intel Core i7 de oitava geração ou superior, sem descartar é claro, os Intel Core i9, que prometem muito desempenho, mas têm um custo muito elevado. Partindo de um Intel Core i5 8400, já é possível jogar e fazer streaming, mas o chip da Intel conta com apenas seis núcleos e threads com frequências entre 2,9 e 4,1 GHz.

Memória RAM

A quantidade e velocidade de RAM também podem impactar o desempenho de sua máquina durante uma stream. Por isso, investir em módulos mais rápidos é parte fundamental da montagem de um PC para esse tipo de uso. Vale considerar as memórias DDR4 voltadas ao público gamer, pois, além de trazer frequências mais altas, elas contam com dissipadores que prometem manter os módulos em temperaturas de operação mais adequadas.

Se para quem joga 8 GB já é uma quantidade suficiente de RAM, para o streaming pode ser pouco, já que, durante as transmissões, você terá diversos softwares abertos simultaneamente e um uso extremo do PC. Ter 16 GB ou mais, dando preferência para configuração em dual-channel – ou seja, com dois pentes de memória, vai trazer uma performance mais adequada e evitar possíveis engasgos durante a jogatina.

Placa de vídeo

A GPU é outro componente que precisa ter uma atenção especial, afinal, é interessante que você execute os games com boa resolução, além de uma taxa de quadros adequada. Para games competitivos, como CS-GO, LoL e PUBG, placas intermediárias como a GTX 1650 da Nvidia ou RX 580 da AMD podem ser suficientes para oferecer um desempenho equilibrado.

É comum que streamers tenham ainda dois monitores, sendo um para jogar e o outro para exibir os softwares de transmissão, como OBS Studio, por exemplo. Por isso, antes de comprar uma nova GPU, observe as conexões disponíveis em cada modelo, já que, de acordo com a fabricante, as portas e conexões de uma GPU de mesmo chip podem variar bastante.

O streaming se beneficia de resoluções mais altas, tendo como ideal o Full HD. Por isso, dê preferência a placas de vídeo que ofereçam ao menos 6 GB de VRAM, já que uma quantidade maior de memória vai permitir que a placa carregue mais texturas em resoluções maiores.

SSD

As telas de carregamento dos jogos podem fazer com que suas transmissões passem muito tempo sem que nada aconteça, sendo interessante considerar o investimento em SSD para o armazenamento. Dessa forma, o PC pode ter um ganho notável ao abrir tanto os softwares quanto os jogos a serem transmitidos.

O preço mais alto do SSD pode ser um problema, mas modelos com 240 GB já aparecem a valores mais acessíveis no mercado. Apesar do pouco espaço, deve ser um volume suficiente para instalar os games que serão transmitidos com maior frequência.

Outros

Se você pretende aparecer nas transmissões, é interessante considerar uma boa webcam, afinal, mesmo que você tenha um notebook gamer, normalmente as câmeras integradas não oferecem uma qualidade tão boa de imagem. Além disso, é ideal ter uma conexão via cabo de rede ou optar por frequências de 5 GHz – o que vai exigir um roteador dual-band.

Além disso, seu PC ou notebook precisa ter suporte as Wi-Fi do tipo, o que pode ser resolvido adotando um adaptador de rede USB. Vale ainda lembrar de contratar um plano de Internet com estabilidade e qualidade suficientes de download e upload, o que vai ser essencial para uma transmissão tranquila.

Conclusão

Montar um computador por conta própria envolve um bom nível de conhecimento. Não é à toa que chamamos de sistema: ele é composto de múltiplos componentes, e é preciso saber alinhar bem todos se você quer tirar o máximo de benefício das peças adquiridas. Na Visual Informática você conta com uma equipe técnica especializada onde pode te ajudar a montar uma configuração ideal custo x benefício de acordo com o seu orçamento e necessidade.

Estamos localizados na Rua Joaquim Teixeira Alves, 2032 no centro de Dourados, na esquina com a Hayel Bon Faker. Fornecemos soluções na área de automação comercial, segurança eletrônica e diversão. Siga-nos no Instagram e acompanhe as nossas promoções. Entre em contato através do telefone 67 3037-4477 ou 67 99306-9310 (whatsApp).

(Crédito: Com Informações do site www. techtudo.com.br )

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CÂMARA DOS DEPUTADOS
Projeto prevê regras para divisão do Fundo Nacional da Cultura entre estados e municípios
BRASIL
No STF, Ricardo Salles defende reformulação do Fundo Amazônia
MATO GROSSO DO SUL
Trabalhos enviados para Revista da PGE começam a ser distribuídos para avaliação
COTAÇÃO
Dólar fecha em alta nesta sexta, mas recua no acumulado da semana
ECONOMIA
Unidade industrial de Dourados vai retomar exportação de frango para China após três meses
HOMENAGEM
Pelé, por João Linhares
UFGD
Federal prorroga prazo de pedido de isenção da taxa dos vestibulares
COSTA RICA
Após investigações, Civil fecha 'boca de fumo' e apreende maconha
DOURADOS
Adolescente acusada de furto em loja de calçados será indenizada
CÂMARA
Rodrigo Maia afirma que PEC da Guerra não será prorrogada

Mais Lidas

DOURADOS
Carona de motociclista que morreu em acidente com carreta corre risco de ter perna amputada
DOURADOS
Vítima de acidente na Marcelino Pires morre na mesa de cirurgia
FEMINICÍDIO
Agredida a tijoladas, mulher morre em Dourados após nove dias de internação
POLÍCIA
Carona de motociclista que morreu em acidente é transferida para o Hospital Universitário