quinta, 28 de março de 2024
Dourados
20ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
NEGÓCIOS & CIA

O que é Marketplace? Saiba como este espaço pode aumentar as vendas da sua franquia

Vender produtos pela internet não é uma tarefa simples, pois igual a qualquer negócio é preciso muita dedicação. É necessário ter um produto de qualidade, marketing eficaz, atrair clientes, entre outros fatores. Entretanto, uma boa opção para diminuir tod

02 julho 2020 - 16h09Por Central do Franqueado Blog

O que é Marketplace?

Entre os diversos modelos de negócios, um está ganhando destaque no mercado, sendo ele o famoso marketplace. Seu formato é basicamente um shopping center online, pois possibilita diversas lojas anunciarem no mesmo local. No Brasil, o marketplace passou a ser popularizado no ano de 2012, e desde então, passou a ser adotado por vários comerciantes.

É comum muitas pessoas acharem que marketplace e e-commerce são a mesma coisa, porém, não são. No modelo do e-commerce, uma loja disponibiliza o produto e também será a responsável pela venda e entrega. Já no marketplace, a plataforma ou loja, vende o produto de outra loja, que será a responsável pela venda e entrega. Ou seja, o marketplace é um local para disponibilizar seus produtos.

Para os consumidores, esse formato de negócios é  uma vantagem e tanto, principalmente pela facilidade para encontrar os produtos que procuram. Como é possível uma pluralidade de anunciantes, se torna mais fácil encontrar itens de diversas marcas e empresas em uma mesma plataforma.

A associação como um shopping center é por terem o mesmo intuito, serem ambos uma vitrine para comerciantes colocarem seus produtos. A única diferença é o seu ambiente, que de físico passa a ser online.

As vantagens de ter um Marketplace para sua franquia

Levando-se em conta o crescimento da internet e das mídias sociais, muitas pessoas possuem a preferência por compras online, e isso é um grande fator para a popularidade do marketplace. Então, não é surpresa ele ser uma das melhores opções de modelo de negócios atualmente, assim trazendo diversas vantagens, tanto para clientes como comerciantes! Abaixo citamos alguns destes benefícios:

Vantagens para clientes:

Comparar produtos: Como várias lojas podem disponibilizar itens, é fácil para compradores conseguirem analisar preços e ver qual deles vale mais a pena;

Facilidade para pagamento: É possível escolher diversos produtos e pagar todos no mesmo momento, então, não é preciso múltiplos pagamentos. Sendo assim, se você comprar 10 produtos de vendedores diferentes, você paga todos de uma vez.

Comodidade: O cliente terá facilidade para encontrar o que deseja, principalmente por haver um grande catálogo dentro do marketplace. Além da segurança por ele oferecida, evitando sites golpistas.

Vantagens para o comerciante:

Destaque: Dentro de um marketplace, muitas empresas pequenas acabam ganhando visibilidade. Isso acontece por elas figurarem em um local com lojas de grande porte, assim sendo vistas por um público maior.

Credibilidade: Por figurar entre empresas com grande reputação, passam a transmitir credibilidade para demais pessoas.

Aumento nas vendas: Com grande visibilidade, vem o interesse pelo seu produto, o que afeta positivamente as vendas.

Menos gastos e mais lucros: Como seu produto estará disponível em uma plataforma com grande acesso, você não precisará gastar muito com propagandas. O que afeta diretamente seu lucro, já que irá gastar menos com divulgação.


Realmente vale a pena contar com um marketplace?

Se você é um franqueado ou franqueador, e pensa em adotar o marketplace para disponibilizar alguns de seus produtos, a resposta é sim. Com ele você vai ter um retorno positivo para seu negócio. Além que, o fato dele estar online em um local seguro, irá ajudar a chamar clientes para sua loja física.

Outro item agravante, é fidelização de clientes causadas pelo marketplace, pois, sua plataforma passará a contar com diversos recursos para interação. Assim, pode ser aplicado um marketing de conteúdo sobre seus clientes com base em suas preferências.

Disponibilizar seu negócio em um marketplace também irá aumentar o número de vendas, e isso significa mais capital de giro e lucros. Com todo esse crescimento em vendas, poderá ser possível expandir sua rede de franquias e tornar ela um sucesso no franchising.

Cuidados necessários para o Marketplace

Apesar de ser um modelo confiável de negócios, ainda sim, é preciso tomar alguns cuidados com ele, havendo inúmeros fatores importantes para se obter sucesso. Para vender dentro de um marketplace não basta apenas anunciar seu produto, é preciso ter conhecimento sobre o que está sendo feito.

Uma grande dica para atuar no marketplace é tomar cuidado com o preço do que você está oferecendo. Preços muito acima dos concorrentes podem diminuir drasticamente o interesse dos clientes sobre seu negócio.

É preciso também estar preparado para vender seu produto e atender as demandas, pois além do seu público habitual, terão novos clientes. Caso suas vendas superem as estimativas, e você não consiga concluir os pedidos com sucesso, poderá sujar a imagem de sua franquia.

Contar com uma equipe de marketing digital de qualidade é uma ótima aposta para criar planos de marketing sobre seus produtos. Isso é necessário para conseguir garantir destaque em meio a inúmeras lojas. Só assim para garantir um bom número de clientes.

Por fim, fique atento ao seu negócio e sua qualidade, é imprescritível que tanto sua loja física, e-commerce e marketplace disponibilizam um serviço proveitoso.

Gostou do conteúdo? Então veja nosso artigo sobre Cliente Oculto e descubra como está a imagem do seu negócio!

Leia Também

Confira os preços do agronegócio em Dourados nesta quinta-feira
COTAÇÃO

Confira os preços do agronegócio em Dourados nesta quinta-feira

TEMPO

Quinta-feira de sol com algumas nuvens em Dourados; não chove

'Tigrão do PCC' morre baleado após reagir à abordagem da Polícia Militar

BRASIL

Governo federal prorroga o programa Desenrola até o dia 20 de maio

Ex-militar da Aeronáutica tem pena aumentada por matar a esposa
FEMINICÍDIO 

Ex-militar da Aeronáutica tem pena aumentada por matar a esposa

INVESTIGAÇÃO DE FRAUDE

Jair Renan vira réu por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica

CAPITAL

Cinco pessoas são presas durante operação contra 'gato' de energia

PLENÁRIO

Após 6 anos, STF voltará a discutir alcance do foro para políticos

PRF

Veículo roubado no interior de São Paulo é recuperado em Corumbá

REGIÃO 

Mato Grosso do Sul registra criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Mais Lidas

CONSUMIDOR

Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

MS

Operação cumpre 54 mandados contra grupo que cooptava policiais e usava viaturas para o tráfico

TRÁFICO

Cocaína que saiu de Dourados é apreendida em ônibus de turismo no interior de São Paulo

BONITO

Perícia descarta perfuração de arma de fogo em sucuri Ana Júlia, encontrada morta