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NEGÓCIOS & CIA

Marketing digital para alavancar os resultados de empresas douradenses

09 fevereiro 2020 - 06h00Por Diego Gamarra

Introdução

Marketing digital é um termo que pode parecer um pouco distante para a realidade de Dourados. Neste texto vou explicar como o marketing digital pode ajudar empresas de todos os tamanhos a alcançar vários objetivos como: aumentar as vendas e fidelizar os clientes.

Aqui na Dink Smarketing, trabalhamos com vários clientes que tiveram resultados positivos. Neste texto vou mostrar algumas técnicas que foram utilizadas pela Dink para alavancar nossos clientes de forma rápida, barata e eficaz.

O que é marketing digital

Para entender melhor o que é marketing digital, é muito importante compreender o que é marketing.

E então Diego, o que é isso?

Na verdade, grandes gênios do marketing como Philip Kotler teorizam o termo de forma que todos nós, profissionais da área amamos. Mas você não precisa de palavras bonitas ou termos rebuscados. Você necessita que eu seja direto e ajude sua empresa a lucrar mais por meio do marketing digital.

Então aí vai a definição Diego Gamarra de marketing: Marketing é uma caixa de ferramentas que ajuda empresas, pessoas ou organizações a venderem idéias, produtos, serviços e conceitos.

Simples né! Encare o marketing como uma caixa de ferramentas.

Tudo bem, mas o que é markeiting digital?

Marketing digital é uma caixa de ferramentas digitais. Simples assim.

Mais abaixo no texto vou mostrar três destas ferramentas. Mostro também como empresas de Dourados e região podem utilizar os métodos que apresento aqui para alavancar vendas, fidelizar clientes e aumentar o faturamento.

Como minha empresa pode aumentar o faturamento com marketing digital

Definição de Metas: A primeira coisa a ser feita é definir um objetivo. Para definir um objetivo válido é importante criar metas mensuráveis e temporais.
Como assim?
Imagine que você quer que, em 3 meses, sua empresa aumente as vendas em 30%. Esta meta é mensurável e temporal. É um bom exemplo de meta.

Não coloque metas abertas como: ter mais cliente, aumentar as vendas. Este tipo de meta não é mensurável e assim não é possível medir os resultados de campanhas e estratégias de marketing.

Aqui na Dink, utilizamos metas de 1, 3 6 e 12 meses. Assim conseguimos mensurar os resultados de marketing dos nossos clientes a curto, médio e longo prazo.

Definição de custos: Quanto você vai gastar na sua campanha? Sim, esta é uma pergunta bem importante no início de todas as estratégias de marketing digital.

Isso é importante pois, muitas pessoas criam campanhas em redes sociais ou no google e no final não fazem as contas de quanto custou cada venda.

Não ter resultados exatos faz uma campanha ficar às cegas. Sendo impossível analisar de fato a efetividade do marketing digital. 

Aqui na Dink Smarketing, nós fazemos os cálculos de ROI semanalmente. Isso nos ajuda a corrigir os erros e se necessário maximizar os investimentos.

Se quiser mais dicas de marketing e vendas, acesse o instagram da Dinksmarketing e tenha tudo isso de graça;

Mãos na massa: Caro empresário Douradense, espero que após ter lido este texto até aqui, você só coloque as mãos na massa após definir os objetivos claros e os custos.
Após fazer tudo isso, as campanhas e estratégias podem ser feitas com toda tranquilidade do mundo.

E quais são estas estratégias e campanhas?

Existem muitas estratégias de marketing digital, penso que chega a casa das centenas. Mas vou explicar algumas que tem apresentado resultados para os clientes da Dink aqui em Dourados.

Website (Sua empresa na internet)

Se uma empresa tem um endereço físico, isso é muito importante. Mas se esta mesma empresa não tem um website, é como se ela não existisse para as pessoas que buscam por produtos ou serviços que estas empresas podem oferecer.

Então, entenda que o website é a cara da sua empresa na internet. E qual a importância de estar na rede mundial de computadores?

Simplesmente 16 milhões de pessoas (Número de pessoas com acesso a internet no Brasil), podem entrar virtualmente na sua empresa, pelo seu site.

Outro fator importante é o fato de um website estar disponível 24 horas por dia. Estou dizendo que um cliente pode preencher um formulário de contato as 3 horas da manhã de um domingo.

Sua empresa disponível no momento exato que seu cliente está buscando o serviço que você tem a oferecer. Parece ótimo para seu cliente, e se isso é bom pra ele, é bom para sua empresa.

Agora imagine que interessante seria, você mandar uma mensagem na manhã do outro dia para seu novo cliente com a solução que ele precisa? Muito legal né. Isso é possível com um site.

Se quiser fazer um orçamento para criar um site com a equipe da Dink Smarketing fale conosco, clicando aqui.

SEO (Sua empresa nas primeiras posições do Google)

Imagine que sua empresa abriu um ponto comercial bem no centro de Dourados, na Marcelino Pires. Um ótimo ponto não acha?

Mesmo que você não fizer anúncio algum. De uma forma ou de outra, alguém vai acabar passando na frente da sua empresa e vai ver a fachada. Isso acontece porque você escolheu um bom ponto em uma boa localização.

Acontece que na internet as coisas são um pouco diferentes. Se seu site não for apresentado da forma correta, ninguém vai acessá-lo por acaso. Bem diferente do que acontece em pontos comerciais.

Então, o que fazer para que meu site tenha acessos? Quais medidas devo tomar para que as pessoas entrem no meu endereço da web?

Existem muitas formas de fazer isso. Mas, aqui vou apresentar uma ferramenta chamada SEO (Search Engine Optimization).

O que é isso?

Como sempre, explico de forma simples. São algumas estratégias para que seu site fique mais visível em motores de busca como Google e Bing.

Vamos a um exemplo. Imagine que você tenha uma loja de sapatos femininos de luxo em Dourados. Quando uma pessoa pesquisar por isso no Google, é seu site que deve ser o primeiro na lista de resultados.

Aparecer para seu cliente quando ele estiver buscando pelo serviço ou produto que sua empresa pode oferecer, isso é muito importante para um site.

Na teoria isso é bem legal, mas como posso fazer isso na prática?

Existem várias formas de melhorar a visibilidade de um site através do SEO. Mas vou explicar algumas aqui, que podem lhe auxiliar.

Hiperlinks: Quando você coloca links da sua página em outros sites, o Google entende que sua empresa é importante e tem parcerias importantes. Uma sugestão que dou é colocar um artigo aqui no Douradosnews. Isso vai fazer seu site ter um link em um site com grande referência em Dourados.

Blogs: Os blogs com conteúdos relevantes, auxiliam bastante para o Google compreender quais os assuntos que você ajuda a resolver. Voltemos ao nosso exemplo da loja de sapatos femininos. O blog desta empresa pode ter conteúdos como: Quais as cores ideais para esta estação, Qual sapato combina com este ou aquele estilo de roupa, etc.

É muito importante lembrar que não basta ter apenas um blog com 2 ou 3 textos e depois nunca mais postar nada. Isso teria o efeito contrário. O Google gosta de recorrência. E se tudo for feito da forma correta, com certeza seu site vai ficar nas primeiras posições do Google.

Marketing de conteúdo (apareça para seu cliente quando ele precisa)

Marketing de conteúdo é uma das principais ferramentas do marketing digital. Muitos profissionais da área dizem que conteúdo é o fator mais importante para elevar as vendas de qualquer empresa que esteja utilizando estratégias de marketing digital.

Mas o que é esse tal de marketing de conteúdo? Trata-se de uma estratégia onde é possível educar clientes e futuros clientes por meio de conteúdos relevantes da sua marca.

Acima falei sobre o blog. Ter um blog é uma estratégia de marketing de conteúdo que com certeza traz excelentes resultados, não só para SEO, mas também para resultados com vendas diretas.

Um vídeo explicativo sobre como utilizar um objeto, um infográfico mostrando qual a forma correta de fazer algo, são exemplos de marketing de conteúdo.

Tudo bem, mas como posso fazer isso?
Vou lhe apresentar algumas formas de fazer marketing de conteúdo por intermédio de plataformas diferentes.

Instagram: Fazer um Stories em vídeo dando dicas de como utilizar um produto que sua empresa vende é uma excelente estratégia de marketing de conteúdo. Você vai ajudar seu público e também fazer um pós-venda.

É possível também, criar um post informativo que contenha algum assunto relevante para seus clientes. Isso vai ajudar as pessoas entenderem que você não quer apenas vender. E acredite, pesquisas comprovam que isso eleva as vendas.

Facebook: Podemos utilizar no Facebook as mesmas estratégias que foram feitas no Instagram. Embora muitas pessoas dizem que poucas pessoas estão utilizando a plataforma, o Facebook ainda é a maior rede social do mundo.

A vantagem do Facebook em relação ao instagram é fato de ser possível inserir links nas postagens. Então seria interessante colocar um link no facebook para o blog do seu site.

Sites de notícias: Imagine como isso geraria valor para seus clientes se você colocar uma matéria semanal no Douradosnews, mostrando a importância de utilizar da forma correta os produtos da sua empresa. Gerar valor é essencial para todas as marcas. Outro fator muito importante é o SEO da sua marca ficar bem mais interessante. Já falamos sobre isso.

Tudo bem, mas para que serve o marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo ajuda você vender para as pessoas no melhor momento. Na fase da descoberta. Vou dar um exemplo para que você entenda melhor.

Imagine que você tem uma loja de carros e descobriu que que a taxa de juros do financiamento ficou mais baixa. Agora vamos imaginar que você coloca em seu blog um texto com o título: 3 Formas de economizar com a baixa da taxa de juros em 2020 . Dai sua agência de marketing, inteligentemente coloca no texto que uma das formas é trocar de carro nesta época. Imagine que conteúdo interessante se você colocasse quanta diferença no preço o comprador teria em relação aos anos anteriores.

Seu cliente que talvez nem estava pensando em comprar um carro, agora está considerando o assunto. Então, o que você fez? Chegou na frente de todos os concorrentes.

Aqui na Dink Smarketing desenvolvemos muitos conteúdos que ajudam nossos clientes a venderem cada dia mais. Para saber mais sobre isso fale comigo clicando aqui.

Resumo
Você entendeu que marketing digital vai muito mais além do que posts em redes sociais. É necessário ter estratégia, objetivo e foco.
Viu também três ferramentas de marketing digital que vão auxiliar sua empresa a impulsionar os resultados.
Se quiser saber mais sobre isso, acesse o site da Dink Smarketing e veja nosso blog.

Diego Gamarra
Estrategista de resultados
diego@dinksmarketing.com
(67) 9 8132-8904
Dink Smarketing

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