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NEGÓCIOS & CIA

Jornada de compra + Blog ferramentas para vender mais

16 fevereiro 2020 - 08h57Por Diego Gamarra

Vender mais em Dourados é o que todas as empresas desta bela cidade querem. sei disso porque qualquer negócio no mundo vive de vendas.

Grandes empresas como Apple, Ferrari ou Google precisam viver para se manter funcionando. Se este fato acontece no mundo de grandes corporações mas aqui em Dourados também se dá da mesma forma.

Das daí surge uma pergunta: como posso vender mais?

Bom, você pode desenvolver centenas de estratégias e melhorias de produtos ou formas de comercialização. Mas minha perícia é em marketing digital, e é neste quesito que auxilio empresa a alavancarem as vendas.

Mas, se você quiser saber sobre outras estratégias de marketing digital, acesse o link abaixo e veja o meu texto da semana passada.

Marketing digital para alavancar os resultados de empresas douradenses

Porém, se desejar saber mais sobre o tema de hoje, neste texto explico porque é tão importante ter um blog e o motivo de grandes empresas manterem esta ferramenta de marketing digital. Vou apresentar também porque você, empresário de Dourados, pode alavancar suas vendas através de um blog e conhecendo bem a jornada de compra dos clientes.

Jornada de Compra

Todos nós, como seres sociais, geramos padrões que podem ser analisados. Estes padrões podem ocorrer de forma simples como: todas às vezes que andamos, como humanos, balançamos os braços.

Padrões podem ser alterados de região para região. Por exemplo: em países da Europa, as pessoas costumam tomar chá quando visitam amigos ou visitas no trabalho. Aqui em Dourados, vemos muitas pessoas tomando tereré.

Os padrões acontecem em todos os campos da vida de qualquer grupo. Inclusive quando falamos em padrões de compra. E aqui, entre os estrategistas do marketing digital: chamamos estes padrões de jornada de compra.

E para uma empresa vender mais, ela precisa entender alguns costumes que seus clientes têm quando falamos em jornada de compra.

Aqui na Dink Smarketing, todos os nossos anúncios ou campanhas são focados em fases da jornada de compra. Qual o motivo disso? Explico.

Saber a jornada de compra de um cliente pode alavancar muito suas vendas. Então, para ajudar os empresários douradenses, vou mostrar como é a jornada de compra padrão. E é claro, depois explico como um Blog pode fazer sua empresa vender muito mais, depois de conhecer como é tal jornada.

Para que isso fique bem didático, vou contar uma breve estória: imagine que nosso personagem principal (Vamos chamá-lo de João) é um homem de 32 anos, casado a 3 com sua bela esposa chamada (Maria). Ambos moram em um pequeno apartamento de um quarto, bem localizado em Dourados.

Jornada de compra. Fase 1: Aprendizado e descoberta: João, nosso querido personagem fictício, chega em seu apartamento e sua esposa o surpreende com uma bela notícia. Ela está esperando um bebê.

Agora João descobriu uma nova fase em sua vida e vai ter que aprender a conviver com isso. João fica um pouco preocupado no início, mas logo entende que, em alguns casos, 1 + 1, pode ser 3!

Explicação da Fase 1: Neste momento, a pessoa não quer comprar nada ainda. Ela simplesmente descobriu uma nova fase da vida, ou seja, a semente da dúvida ainda foi plantada. Não é o momento correto de ofertar uma solução.

Jornada de compra. Fase 2: Reconhecimento do Problema: João e Maria amam muito seu apartamento, mas, ambos reconhecem que ele é ótimo para um casal, porém, pode ficar muito apertado quando falamos que o imóvel receberá também uma criança.

João fica um pouco aflito, perde preciosas horas de sono e conversa bastante com sua esposa, afinal, ela é muito importante em sua tomada de decisão.

Explicação da fase 2: Esta é uma etapa muito importante da jornada de compra. A pessoa descobriu que ela precisa de algo ou necessita resolver uma demanda. Este é um momento muito reflexivo para o comprador.

Jornada de compra. Fase 3: Consideração da solução: João, acorda no meio da noite, e depois de pensar muito, decide ver no Google o que pode fazer para adaptar um apartamento para receber um bebê. Nosso personagem também pensa em vender ou alugar o apartamento atual e comprar ou alugar um novo.

Muitas dúvidas estão na cabeça do pobre João. Ele precisa de muita ajuda neste momento.

Explicação da fase 3: Na consideração da solução a pessoa normalmente faz muitas pesquisas na internet e conversa com amigos sobre o assunto. Não parece bom, que sua empresa ajude o comprador neste exato momento?

Jornada de compra. Fase 4: Decisão de compra: João viu em um blog que é importante que uma criança tenha um quarto só pra ela. Viu também que é possível financiar um novo apartamento maior. Agora, neste momento ele começa a buscar empresas que possam solucionar seu problema.

Explicação da fase 4: O Comprador, neste momento, está decidido do que precisa e começa a encontrar a solução que ele considera ideal para sua demanda. A maioria das empresas, não só em Dourados, mas também no Brasil, buscam clientes que estão nesta fase.

Isso é um problema, pois todos os seus concorrentes também estão de olho no comprador nesta fase da jornada de compras.

Esta é uma jornada de compra de um imóvel, mas o modelo é parecido em vários outros produtos e serviços. A jornada de compra pode demorar horas, dias ou meses, mas sempre terá esta mesma configuração.

Ajude pessoas e Conquiste clientes

Depois de ter lido e entendido a jornada de compra. Você deve estar pensando o que isso mais um blog pode ajudar você a conquistar mais clientes.

Imagine que você tenha um blog e que esta ferramenta é focada em ajudar pessoas em todas as etapas da jornada de compra. Isso seria ótimo!

Vamos voltar ao nosso exemplo do João. Se você se concentrou bem no que foi escrito acima, com certeza vai ver que pode desenvolver uma estratégia de marketing para aa fases 2, 3 e 4 da jornada de compra.

Pense em como seria ter um texto no seu blog com o tema:Tivemos um filho, o que fazer com meu imóvel?

Uau! Isso seria incrível. Você seria a pessoa certa que João está precisando. E você tem exatamente a informação que ele precisa. Isso é um ótimo combustível para que o comprador venha a amar esta marca.

Mas vamos ajudar joão ainda mais! Imagine que neste texto, você falou que uma solução para quem tem um apartamento pequeno é financiar outro apartamento.

Agora, caro leitor, acompanhe que solução interessante para a fase 3 da jornada de compras. Continuando...

E no texto que joão está lendo, ele encontra um link para outro texto com o tema: Apartamentos ideias para casais com um filho em Dourados.

E você que não é bobo nem nada, coloca um telefone de contato neste texto ou um botão para conversar no whatsapp.

Neste momento, o comprador passou a amar sua marca e com certeza, você vai ser a primeira pessoa que ele vai procurar quando estiver na fase 4 da jornada de compras.

Aconteceu agora um fenômeno. Você chegou duas fases antes em seu futuro comprador do que seus concorrentes.

Tudo isso com apenas dois textos no seu blog.

Apareça no Google

O Google quer saber se seu site vai resolver o problema da pessoa que faz a busca. Então se sua página fizer isso, com certeza o google vai premiá-lo.

Como Google faz isso? Por colocar seu site nas primeiras posições na página de busca.

Um blog ajuda muito as empresas a posicionarem vários termos em primeiro lugar no Google. Apenas por este motivo, já seria ótimo considerar ter um blog. Mas, como já mostrei, o blog pode também ser uma excelente ferramenta para conversão de interessados em compradores.

Mas Diego, como você tem tanta certeza?

Bom, vou mostrar alguns exemplos de grandes empresas que tem blog.

Nubank: Leia os títulos das postagens e veja como eles auxiliam clientes em fases diferentes da jornada. O link está aqui!

Magazine Luiza: Uma empresa focada em vendas com blog para ajudar as pessoas e ainda de quebra, fazer algumas vendinhas. Veja o blog aqui!

Se você fizer uma busca na internet, vai perceber que grandes marcas como mostrei têm blogs. Isso faz muito sentido para o Brasil e também para Dourados

Conclusão

Chegar na frente é muito importante quando falamos de vendas. Neste texto mostrei duas ferramentas que juntas podem impulsionar as vendas de empresas que já tem um site publicado.

Se sua empresa ainda não tem um site, fale conosco clicando aqui!

Se precisa de ajuda para criar um blog ou conteúdos relevantes que ajudem pessoas e auxiliam nas vendas, fale conosco clicando aqui.

Diego Gamarra
Estrategista de resultados
diego@dinksmarketing.com
(67) 9 8132-8904
Dink Smarketing

 

 

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