quinta, 27 de janeiro de 2022
Dourados
33°max
24°min
Campo Grande
30°max
22°min
Três Lagoas
35°max
24°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
NEGÓCIOS E CIA

Finanças pessoais: veja dicas de onde e como investir seu dinheiro em 2022

06 janeiro 2022 - 16h45Por MSN

O ano já começou e para muitos uma das resoluções é investir. Em um cenário de alta inflação, subida nas taxas de juros, eleição presidencial e incertezas diante da pandemia, é preciso ficar atento para não perder dinheiro. 

Especialistas ouvidos pela Dinheiro dão dicas para investidores iniciantes e para aqueles que já estão suscetíveis a tomar certos riscos e ter uma valorização maior de seu capital. Confira:

Cautela com as eleições
Mesmo com as eleições acontecendo somente no mês de outubro, o cenário polarizado entre o atual presidente Jair Bolsonaro (PR) e o líder das pesquisas Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se manter pelos próximos meses. 

Neste cenário, o CEO e fundador da Conta Black, Sergio All, recomenda cautela por conta das possíveis agitações do mercado financeiro. 

“É importante entender o cenário atual e buscar cautela, pois estamos em um momento em que diversas variáveis como eleições, novas ondas e variantes do coronavírus  podem influenciar no cenário econômico”, disse ele.

Renda fixa volta a ser tornar interessante
Para quem busca um investimento de baixo risco e de liquidez imediata, a renda fixa será uma opção ainda melhor em 2022 por conta da alta da taxa Selic e de uma possível baixa na inflação. O head de alocação e fundos da XP Investimentos Rodrigo Sgavioli lembra que, depois de alguns anos sofrendo, esse investidor pode se dar bem. 

“Se pensar no investidor mais conservador, com maior exposição em renda fixa e geralmente na pós-fixada, ele vai ser passivamente beneficiado neste ano. Na aplicação em 100% no CDI, por exemplo, ele pode chegar a 1% ao mês. Esse investidor sofreu nos últimos tempos, mas agora ele vai conseguir colocar a cabeça fora d’água”, explicou Sgavioli. 

Procure um bom gestor de multimercado
Cautela e paciência também é o conselho para aqueles investidores que querem sair da renda fixa e ampliar os investimentos em multimercado. 

Sgavioli aponta que o ideal é não seguir modismos ou dicas de amigos e dar tempo para que um profissional possa montar a carteira de investimentos ideal para a sua necessidade. 

“Não adianta ficar tirando de fundo toda hora, já que ele opera em vários mercados. Se for difícil no Brasil, ele vai pro internacional, Europa, Estados Unidos, Ásia. Ele pode tirar de juros para colocar em bolsa, então tem uma flexibilidade de aumento e diminuição de risco. Pode ser que você sofra 3 meses, mas precisa gastar o tempo necessário para escolher os melhores investimentos”, explicou o head de alocação e fundos da XP Investimentos.

Cuidado com as criptomoedas
O ano começou fraco para o mercado de criptomoedas. Com a expectativa de que o FED, suba os juros nos Estados Unidos ainda neste primeiro trimestre, muitos estão deixando de investir nos ativos com mais riscos e apostando no tesouro norte-americano. 

Sergio All, no entanto, acredita que com o devido conhecimento no mercado e em um ambiente seguro, o investimento principalmente em Bitcoin pode ser positivo para quem quer diversificação. 

“Vejo como uma boa oportunidade, quando consideramos que o mercado de derivativos está numa onda de cautela, o que pode indicar um movimento de alta no valor do Bitcoin. Mas é bom lembrar que qualquer investimento realizado sem o devido conhecimento, por si só é arriscado”, encerrou. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Livre-se dos vasinhos nas pernas com procedimento disponível na Clínica de Estética Cláudia Lino
BELEZA E ESTÉTICA

Livre-se dos vasinhos nas pernas com procedimento disponível na Clínica de Estética Cláudia Lino

Embriagado, jovem colide caminhonete em viatura da PM em Dourados
CENTRO

Embriagado, jovem colide caminhonete em viatura da PM em Dourados

CAPITAL

Ladrão é perseguido e espancado por populares após invadir casa

Bia Haddad faz história e coloca Brasil na final do Aberto da Austrália
TÊNIS

Bia Haddad faz história e coloca Brasil na final do Aberto da Austrália

UEMS

Conselho Universitário realiza reunião extraordinária nesta quinta-feira

LOTERIA

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 31 milhões nesta quinta-feira

ECONOMIA

Contribuintes com débitos na AGEMS podem aderir ao Refis até 31

TRÊS LAGOAS

Foragida fura bloqueio, mas é presa com quase meia tonelada de maconha

EDUCAÇÃO

IFMS divulga resultado final de seleção para cursos técnicos a distância

DOURADOS

Melhorias realizadas na PED reforçam segurança de policiais penais

Mais Lidas

DOURADOS

Homem ostenta em boate, não concorda com valor da conta e vai parar na delegacia

FURTO

Jovem abre algema e tenta fugir de delegacia em Dourados durante autuação

DOURADOS

Preso o jovem autor de pelo menos 20 furtos apenas neste ano

RIBAS DO RIO PARDO

Pai, mãe e filho morreram em colisão entre veículos na BR-262