quarta, 06 de julho de 2022
Dourados
31°max
14°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
NEGÓCIOS E CIA

Confira quais são consideradas as carreiras do futuro

20 junho 2022 - 12h00Por Por Izabella Miranda Contabeis.com.br

Com o avanço das empresas e suas novas demandas, as mudanças profissionais e as novas tecnologias, também surgem vislumbres das possíveis profissões do futuro. Ficar de olho nessas movimentações permite que as empresas permaneçam à frente do mercado e saibam adaptar suas equipes para novos desafios.

É importante estar em constante atualização para entender as novas necessidades do negócio e se faz sentido seguir com os mesmos cargos e hierarquias criadas há anos atrás.

A própria pandemia trouxe um novo contexto para as empresas e o mercado de trabalho, impulsionando o teletrabalho e possibilitando novas contratações e oportunidades para a realidade pós-pandemia.

Segundo especialistas da Robert Half, empresa de recrutamento, ter os profissionais certos é decisivo para contar com oportunidades cada vez mais vantajosas nos segmentos e vivenciar a inovação em seu dia a dia.

Por isso, conheça as profissões que são as apostas do futuro do mercado de trabalho e que são tendência em vários segmentos de acordo com a Robert Half.

People Analytics

Conforme cresce o acesso a dados ricos, mais ações efetivas serão possíveis realizar. Isso não se aplica apenas às ações comerciais para conquistar mais clientes, já que também há grande potencial para impactar positivamente as suas equipes.

Um profissional de People Analytics se encarrega de aprender com os dados gerados pelos seus colaboradores, desde os relacionados à satisfação até produtividade. O objetivo, então, é criar ações que atendam aos objetivos da empresa tendo esses dados como base.

Change Management

Ficar parado é algo prejudicial para qualquer segmento e muitas empresas já têm consciência disso. No entanto, ao tentarem implementar alguma grande mudança, o processo pode ser altamente desorganizado e traumático.

É por isso que cada vez mais organizações enxergam valor na área de Change Management. Essa profissão do futuro tem como função garantir que qualquer mudança buscada pela empresa seja concretizada, além de certificar que ela dure. Ou seja, é algo que vai desde o planejamento até a implementação.

Especialista em diversidade, equidade e inclusão

Cada vez mais empresas enxergam o valor de terem equipes realmente diversas, o que exige um plano robusto para contar com uma implementação realmente eficaz. É nesse contexto em que entra o especialista em diversidade, equidade e inclusão.

A principal função desse profissional é planejar, executar e monitorar estratégias que tenham a inclusão das pessoas nas empresas. Isso requer um comprometimento constante, então não basta contratar um consultor temporário. É preciso que isso seja um setor fixo em seu negócio.

Arquiteto de soluções

A principal função do arquiteto de soluções como uma das profissões do futuro é desenvolver recursos baseados no que as empresas precisam. Afinal, a tecnologia se desenvolveu o suficiente para que as organizações possam contar com soluções personalizadas para as suas demandas específicas.

Esse trabalho também envolve adequar essas novas soluções à estrutura já existente da organização. Então, a personalização não se refere apenas aos recursos desenvolvidos, mas também em integrá-los aos demais processos das suas equipes.

Especialista em machine learning

A mecânica por trás do machine learning é algo que exige a atenção de um profissional especializado. Afinal, esses sistemas precisam de instruções para que possam aprender o que precisam para realizarem as suas atividades.

O especialista em machine learning é quem desenvolve cálculos, simula cenários de decisão e avalia periodicamente os resultados gerados por esses sistemas. A partir da coleta constante de dados, ele pode aprimorar cada vez mais o aprendizado deles.

Engenheiro de dados

Com a tendência consolidada do Big Data, é fundamental garantir que as empresas consigam sempre contar com a estrutura ideal de informações. Esse é o papel do engenheiro de dados, que permite extrair todo o potencial que as suas iniciativas têm.

Esse profissional também é responsável por analisar tais dados e extrair diagnósticos relevantes para os objetivos da organização.

Vendas e Marketing

Toda empresa precisa se comunicar bem, então é compreensível que algumas profissões do futuro sejam referentes a vendas e marketing. Esses setores se responsabilizam por prospectar e converter clientes, então é sempre saudável contar com reforços inovadores nesse sentido. Veja abaixo.

Analista de martech

O papel do analista de martech é estabelecer a integração entre a tecnologia e o marketing. Há cada vez mais possibilidades altamente atrativas nesse sentido que não são aproveitadas pelas empresas — e aí existe uma oportunidade de sair na frente.

Para isso, é importante contar com um profissional dedicado a estabelecer essas ligações. Isso significa observar as demandas de vendas e marketing da empresa para as melhores tecnologias a favor desses setores. 

Líder de live streaming

As empresas estão enxergando o grande potencial que o live streaming têm para as suas comunicações. E, com isso, precisam de profissionais dedicados a garantir o bom funcionamento dessas transmissões.

Sem isso, a tendência é sofrer com falhas que prejudicam a experiência do live streaming, além de não poder aproveitar todas as oportunidades desse meio. Essa liderança deve coordenar uma equipe dedicada a entregar a melhor transmissão para o público-alvo ao cumprir seus objetivos.

Tendo em vista todas essas profissões do futuro, fica nítido o quanto a tecnologia é uma força transformadora no ambiente corporativo. Agora é o momento de olhar para a configuração da sua empresa e enxergar o quanto ela pode se beneficiar de integrantes dedicados a atividades inovadoras.

Com informações Robert Half

Deixe seu Comentário

Leia Também

Após pedido de Neno, novos policiais civis são empossados para Paranhos
LEGISLATIVO DE MS

Após pedido de Neno, novos policiais civis são empossados para Paranhos

Conversão de união estável em casamento é o serviço mais procurado da Justiça Itinerante
ATENDIMENTO

Conversão de união estável em casamento é o serviço mais procurado da Justiça Itinerante

Liandra pede melhorias nos postos de saúde do Idelfonso Pedroso e Altos do Indaiá
DOURADOS

Liandra pede melhorias nos postos de saúde do Idelfonso Pedroso e Altos do Indaiá

ASSEMBLEIA DE MS

LDO é aprovada em redação final e segue para sanção

MEC divulga hoje resultado de 2ª edição do Sisu 2022
BRASIL

MEC divulga hoje resultado de 2ª edição do Sisu 2022

MATO GROSSO DO SUL

Divulgado resultado preliminar da pontuação do Bolsa Técnico

CAMAPUÃ

Barbosinha atende comunidade e consegue quadra de esporte para alunos

ESTELIONATO

Enganada no 'WhatsApp', idosa deposita mais de R$ 18 mil em conta desconhecida

TRÊS LAGOAS

Motociclista morre após bater contra placa de sinalização

CARGA TRIBUTÁRIA

Após decisão do STF, governo anuncia redução do ICMS da gasolina, álcool e energia para 17%

Mais Lidas

DOURADOS

Cinco professores estavam em veículo que se envolveu em acidente no Itahum

DOURADOS

Prefeitura abre concurso com quase 60 vagas com salários que chegam a R$ 8,3 mil

DOURADOS

Cantor é outro envolvido em acidente que deixou feridos entre Dourados e Itahum

CRIME PASSIONAL

Autor de homicídio no Flórida se passou pela própria esposa para atrair vítima e cometer o crime