Menu
Busca sábado, 30 de maio de 2020
(67) 99659-5905
NEGÓCIOS & CIA

Como abrir uma loja de conveniência?

25 abril 2020 - 08h00Por adaptive.com.br

Segudno o site adaptive.com.br as lojas de conveniência costumam atrair clientes em horários em que os supermercados e restaurantes já estão fechados.

Você já pensou em abrir uma loja de conveniência no seu posto? Ainda não? Você pode estar perdendo uma grande oportunidade de maximizar seus ganhos e expandir seu negócio.

No Brasil, o mercado de lojas de conveniência completa mais de duas décadas e já cresce no ritmo de 20% ao ano, faturando R$ 3,3 bilhões por ano e gerando mais de 200 mil empregos diretos e indiretos.

Veja os 6 passos do site adaptive.com.br para abrir uma loja de conveniência:

1. Mantenha um ambiente seguro
As lojas de conveniência costumam atrair clientes em horários em que os supermercados e restaurantes já estão fechados. É muito comum que esses estabelecimentos tenham um funcionamento 24h. Se você já tem um posto, é muito importante garantir a segurança da loja de conveniência com boa iluminação, câmeras e até mesmo vigilância profissional.

Se você ainda não escolheu o local para abrir seu posto e conveniência, busque uma vizinhança que não seja considerada como zona de risco para garantir a segurança patrimonial e física de funcionários e clientes.

2. Cuide das exigências legais
Ao abrir qualquer negócio, você deve seguir determinações de órgãos como a Prefeitura do município em que você atua e o Código de Defesa do Consumidor. Se você for servir refeições na sua loja, por exemplo, é preciso respeitar as exigências da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para mais informações sobre as exigências legais de uma loja de conveniência, visite a página do Sebrae sobre esta ideia de negócio.

3. Automatize sua loja
Você deve utilizar a tecnologia para facilitar a sua vida e a de seus clientes. Uma boa opção é escolher um sistema de gestão que lhe permita ter um controle operacional e financeiro do negócio.

Uma das vantagens desta tecnologia é o acesso a um banco de dados sobre cada produto ou serviço da sua loja, o que facilita o processo de reposição de estoque. Além disso, você deve escolher um sistema integrado às máquinas de cartão de crédito e débito, flexibilizando as formas de pagamento aceitas pela sua empresa.

4. Ofereça um atendimento de excelência
O atendimento ao cliente é a base do seu sucesso em uma estratégia de fidelização de clientes. Sua equipe deve ser gentil e solícita para com as necessidades dos consumidores.

Uma boa ideia é criar programas de recompensa para os atendentes que se destacarem em suas funções. Desta forma, toda a equipe vai estar motivada a oferecer a melhor experiência para os seus clientes.

5. Avalie os custos

Os custos básicos de uma loja de conveniência depende se ela está atrelada à uma franquia ou se ela é gerida pelo mesmo proprietário do posto.

Em geral, podemos dizer que eles envolvem aluguel, pagamento de concessão, compra de produtos de fornecedores, custos com folha de pagamento, água, luz, telefone, Internet, impostos e taxas. Portanto, antes de abrir uma loja, é preciso avaliar se você tem condições de mantê-la ou se é melhor optar pelo regime de franqueado.

6. Escolha franquia ou loja própria
Pensar em uma loja própria pode ser mais vantajoso pelo ponto de vista da independência e por não precisar dividir os lucros. No entanto, o trabalho e os riscos gerados pela inexperiência no mercado de lojas de conveniência serão maiores.

Se você ainda não conhece bem este nicho, você pode optar pela formação de uma parceria. É importante fazer uma análise do que cada empresa do ramo pode lhe oferecer e o que ela exige para participar do empreendimento. A principal vantagem de uma franquia é poder contar com a experiência de quem entende do mercado de conveniência

Fonte: adaptive.com.br

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Motorista fica ferido após colisão entre carros na Oliveira Marques
LOTERIA
Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 38 milhões neste sábado
FRIO
Dourados tem 11º dia com temperatura abaixo de 10 graus em maio
DELITO
Celso de Mello envia à PGR comunicação de crime contra Eduardo Bolsonaro
ATÉ ÀS 12 HORAS
Caixa abre três agências neste sábado em Dourados para saque de auxílio
MUNDO NOVO
Homem é preso com 317 quilos de maconha que iriam para Santa Catarina
TEMPO
Sábado de sol com algumas nuvens em Dourados; não chove
ALCINÓPOLIS
Pai recebe vídeo de bebê sendo forçado a beber pimenta e denuncia
INFLUENZA
Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 30 de junho
SAÚDE
Cartilha na língua terena informa sobre cuidados com a Covid-19

Mais Lidas

DOURADOS
Protocolo é seguido e mulher vítima do coronavírus é enterrada sem despedida de familiares
MAIORIA JOVENS
Vítima fatal da Covid-19 faz parte da faixa etária com mais casos da doença em Dourados
COVID-19
Curva segue ascendente e Dourados ultrapassa 200 casos de coronavírus
PANDEMIA
Comitê diz que Dourados não é epicentro do novo coronavírus e descarta lockdown