Menu
Busca segunda, 01 de junho de 2020
(67) 99659-5905
NEGÓCIOS & CIA

Comece agora a utilizar a criatividade na sua franquia

16 maio 2020 - 06h00Por Central do franqueado

Criatividade é algo sempre bem vindo, seja para coisas pessoais, empresariais ou artísticas! Ela exerce um papel importante em diversos quesitos da sociedade. Com ela é possível tomar decisões inovadoras para qualquer coisa, inclusive sendo uma ótima recomendação para ser aplicada para o sucesso de uma franquia!

O que você verá neste artigo:

Criatividade e inovação nos negócios
Benefícios de aplicar criatividade no Franchising
Dicas de como usar a criatividade na sua franquia
Criatividade e inovação nos negócios

Se existe algo capaz de chamar a atenção para a sua franquia, é a criatividade. Não importa o modo, seja aplicando ela no marketing, gestão ou nos produtos oferecidos, a criatividade sempre faz diferença. Já que, acaba influenciando como fator importante na aquisição de um produto, seja por um um cliente ou interessado em ser um franqueado.

Primeiramente, é preciso compreender o que é criatividade e inovação, já que, por mais que tenham diferenças, ainda sim apresentam grandes semelhanças. A primeira palavra remete a solução de problemas por ângulos diferentes e busca novos parâmetros sobre algo. A segunda, nada mais é que, a criatividade colocada em ação, sendo ligada a invenções, tanto físicas quanto digitais.

Utilizar desde dois fatores é recompensador e pode agravar muito positivamente em uma franquia. Mas para isso é preciso contar com estratégias inovadoras e funcionários criativos. Não é atoa que, com o passar dos anos, diversas organizações passaram a buscar tal característica dentro de um perfil profissional. Por isso, se passou a valorizar bastante pessoas que “pensam fora da caixa”.

Um profissional criativo é alguém que consegue ir além, quebrar padrões e muitas vezes, parece um pouco lunático, principalmente por ser instigar demais. Empresas conhecidas mundialmente, como o Google e Facebook sempre tentam contratar colaboradores com tais características, mostrando através de seu sucesso global ser uma boa jogada. 

Benefícios de aplicar a criatividade no Franchising
Que a criatividade é importante para uma franquia não há dúvidas. Mas nem todos possuem conhecimento sobre o quanto ela pode ser benéfica para um negócio se tornar promissor. Por isso, listamos abaixo dois de seus maiores fatores positivos:

Garantir clientes e atender demandas
Atualmente o mercado está sempre em constante mudança, sendo isso causado pelo fato do consumidor estar cada vez mais exigente. O público está sempre em busca de novidades, e mesmo que, existam locais que ofereçam algo de qualidade, ainda sim buscam alguma inovação. 

Ao garantir inovação e a qualidade de um produto, isso fará o cliente ficar interessado na sua franquia. Sendo possível ele vir a se tornar um cliente fixo, pois sabe que sua demanda de inovação será atendida. Um bom exemplo são empresas do segmento de alimentação, principalmente as hamburguerias, que estão sempre apresentando novos sabores.

Adaptação às mudanças
Quando uma empresa é criativa, normalmente ela não enfrenta grandes dificuldades para lidar com as mudanças do mercado, conseguindo facilmente se adaptar ao que está em ganhando destaque. Principalmente ajudando a melhorar sua imagem diante do próprio setor que ela atua. 

Por exemplo, uma franquia de cafés deve saber adaptar-se com agilidade a período de temperatura altas prolongado. Ela poderia utilizar da criatividade para vender café gelado e utilizar de uma estratégia de marketing chamativa.

Dicas de como usar a criatividade na sua franquia
Por mais que no Franchising não seja complicado lançar um novo produto – já que será comercializado pelas outras unidades – ainda sim é preciso inovação sobre ele. Não adianta copiar algo e colocar outro nome, pois o público irá perceber e irá continuar com o habitual e talvez nem pense em testar o seu.

No mercado de franquias, a busca por novas idéias e novos itens é constante. É necessário sempre estar bem preparado sobre o que são boas ideias ou não. Por conta disso, para se tornar uma empresa criativa e inovadora, é aconselhado seguir algumas dicas. Veja:

Estimule a criatividade
Talvez você e sua equipe até sejam pessoas criativas, mas, ainda é preciso sempre melhorar essa habilidade através de pequenas ações do cotidiano. Busque questionar as coisas à sua volta, como, obstáculos e como podem serem ultrapassados, ações que podem ser tomadas, ou seja, tudo. Ser curioso é essencial para ser criativo!

Outra ação que auxilia muito no processo é valorizar suas ideias, principalmente quando parecem ser absurdas. Apesar de soarem como sem fundamento, deve haver algo proveitoso por trás delas. Por isso, seja confiante e tenha noção sobre seu potencial.

Planeje e busque ideias
Um bom planejamento é essencial em quase tudo, não é mesmo? Então, não é surpresa ser preciso dele para ser uma pessoa criativa. Ao pensar em algo, logo é recomendado fazer um planejamento de como essa ideia poderá ser aplicada na prática. Caso não feito isso, ela pode ser esquecida ou não bem trabalhada.

Além que, no caso de uma equipe, esse planejamento pode ser feito com um brainstorming, também conhecido como chuva de ideias. Esse método serve para coletar ideias de outras pessoas através de uma reunião, assim, sendo possível ter múltiplas visões sobre algum único item.

Alimente seu cérebro e de sua equipe
Foque em buscar conhecimento fora da sua zona de conforto, se não fizer isso, será comum ter bloqueios e poucas ideias. Invista então em novidades, exercite e alimente seu cérebro através de leituras variadas, faça caminhadas e converse bastante.

Sua equipe também precisa estar sem sintonia com você para o negócio seguir um padrão criativo e inovador. De nada adianta seu líder ter ideias fora da caixa enquanto os demais não, podendo até mesmo gerar constrangimento ao expressar seus pensamento. Então, tente proporcionar estimulação ao intelecto de seus colaboradores.

Invista na criatividade
Uma boa saída para ter um melhor aproveitamento de ideias, é a contratação de funcionários para fazer análise das melhores e piores. Isso acaba otimizando o processo de escolha. Contar com uma equipe para fazer um levantamento do que é válido ou não, pode evitar investimentos falhos.

Busque inovar
Por último, mas longe de ser o menos importante: INOVE! Sem sombra de dúvidas para se tornar uma franquia criativa é preciso contar com produtos inéditos. Para isso, faça sempre uma análise do que está sendo elaborado pelos concorrentes e tente ao máximo fazer algo diferenciado.

Apesar de talvez esse processo ser cansativo e desgastante, ainda sim será extremamente recompensador. Produzir algo diferente além de agradar e chamar atenção do público, irá lhe garantir um bom retorno financeiro. Ocasionando principalmente um sentimento de satisfação pelo trabalho de qualidade elaborado.

Como você viu, não é tão difícil se tornar uma pessoa criativa, se tornando agora fácil investir na criatividade para alavancar o desempenho da sua franquia. Investir em algo novo, apesar de causar um frio na barriga, ainda sim, é uma boa alternativa, principalmente se tomada essa decisão com cautela e um bom planejamento.

Fonte: www.centraldofranqueado.com.br

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL
Projeto que cria a Lei das Fake News pode ser votado nesta terça-feira
PONTA PORÃ
Após denúncia, DOF apreende drogas sendo embaladas em residência
PANDEMIA
Taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19 no Rio é de 91%
ECONOMIA
Auxílio emergencial começa a ser creditado na conta de beneficiários
CASSILÂNDIA
Homem é autuado em R$ 10 mil por degradação ambiental
MATO GROSSO DO SUL
ALEMS ratifica isenção de ICMS na parcela da subvenção da tarifa de energia elétrica
PANDEMIA
Receita Federal doa mais de 9 mil produtos apreendidos para enfrentamento da Covid-19
TECNOLOGIA
Sul-mato-grossenses podem baixar aplicativo MS Digital para ter acesso a mais de 50 serviços públicos
PANDEMIA
Visitas a presídios federais estão suspensas por mais 30 dias
TECNOLOGIA
Consumo de vídeo e áudio online cresce no Brasil, aponta pesquisa

Mais Lidas

DOURADOS
Protocolo é seguido e mulher vítima do coronavírus é enterrada sem despedida de familiares
PANDEMIA
Estado alerta que Dourados deve ser cidade com mais casos de Covid-19 na próxima semana
MAIORIA JOVENS
Vítima fatal da Covid-19 faz parte da faixa etária com mais casos da doença em Dourados
POLÍCIA
Homem encontrado morto sob a ponte do Calarge tinha 38 anos