Menu
Busca segunda, 30 de novembro de 2020
(67) 99659-5905
NEGÓCIOS & CIA

Atendimento online: 5 dicas para um bom atendimento pela internet

18 março 2020 - 11h20Por Locaweb Empreendedores

1. Responda rápido

É preciso oferecer uma resposta rápida, uma vez que você está online no chat de atendimento. Ele é feito para trazer mais agilidade diante de opções como o e-mail ou uma ligação, evitando a famosa música de espera.

As filas se formam normalmente quando há muitas demandas, então é preciso organização. Se houver muitos atendimentos, designe mais de uma pessoa para trabalhar com eles. Preze por solucionar tudo rapidamente, sem fazer o cliente esperar.

2. Preze pelo atendimento proativo

A proatividade é fundamental no atendimento. O mínimo que se espera nesse momento é que a empresa esteja disposta a solucionar a questão. Essa postura deve ser praticada em qualquer momento, no pós ou no pré-compra.

Essa postura de empenho em ajudar é muito bem avaliada pelo consumidor atual. A empresa passa a ser vista com outros olhos, ainda que ao final do contato a compra não seja executada. É importante atender o consumidor de maneira completa, para que ele se sinta valorizado, compreendido e respeitado.

3. Evite textos em caixa alta

Há diferentes maneiras de destacar alguma informação, e o Capslock é a pior delas. Esse é um modo um tanto quanto grosseiro de escrever, dando a impressão de que o atendente está gritando. Definitivamente, isso não vai soar bem em um diálogo com o cliente, certo?

O tom da linguagem usada deve ser sempre amigável e compreensiva. É preciso paciência para transmitir todas as informações de maneira clara, e o uso de um texto em caixa alta vai contra isso. Recursos como o negrito, por exemplo, cumprem bem com esse papel no atendimento online.

4. Conclua o atendimento no chat

O chat permite respostas rápidas e um contato mais próximo. É preciso usar esses recursos para fazer o atendimento completo. Ele só acaba quando o cliente chega ao seu objetivo. Se precisar deixá-lo em espera para checar informações, seja breve nesses momentos e retorne com a solução.

Sempre mantenha contato quando demorar um pouco para dar respostas. Dessa forma, o cliente se sente seguro e tem a certeza de que o atendimento ainda está acontecendo. Se o chat é uma ferramenta disponível, é importante concluir a demanda ali, sem que ela seja continuada em outro ambiente ou por outro recurso.

5. Atenda com proximidade

Comunicação superficial, distante e padronizada. Esses são alguns dos fatores que causam insatisfação em um atendimento. A sensação de respostas prontas e robóticas é muito negativa para o engajamento do cliente com a empresa.

É preciso humanizar esse momento, com mais compreensão e envolvimento de quem atende. A avaliação é positiva quando o cliente sente que há atenção especial ao seu questionamento.

Leia Também

Menina de seis anos tem nariz reconstruído após levar tiro de fuzil
FRONTEIRA
Menina de seis anos tem nariz reconstruído após levar tiro de fuzil
STF
Nunes Marques adia decisão sobre bloqueio de perfis por Bolsonaro
CAPITAL
Para traficar drogas, homem escondia maconha no guarda-roupa de filhos
FÓRMULA 1
Pietro Fittipaldi substituirá Grosjean na Haas e Brasil volta a F-1
DENÚNCIA
Mulher é presa por deixar filhos sozinhos para consumir drogas
UEMS
Inscrições para Mestrado e Doutorado em Recursos Naturais terminam na quinta
Mulher é presa levando droga ao filho em preso em dobra de cobertor
BANDEIRA VERMELHA
Conta de luz voltará a ter taxa extra a partir de amanhã, e a mais cara
Jovem encontrado morto no rio Aquidauana tinha 21 anos
BALANÇO
Desmatamento na Amazônia cresce 9,5% em um ano, aponta Inpe

Mais Lidas

DOURADOS
Primeira noite com novo toque de recolher tem flagrante de festa com 119 adolescentes
DOURADOS
Decreto é republicado por incorreção, agora com brechas para esporte coletivo e boliche
DOURADOS
Homem é preso com arma após ex-namorada correr até viatura da PM e denunciar ameaça
POLICIAL
Criminoso imita abordagem de polícia para cometer roubo em Dourados