Menu
Busca segunda, 01 de junho de 2020
(67) 99659-5905
NEGÓCIOS & CIA

Como ser um coach? Conheça 6 dicas para você ter sucesso!

30 abril 2020 - 08h30Por Menthes

Confira 6 dicas de ouro para você ter sucesso como Coach, tanto para os profissionais já atuantes na área, quanto para quem quer começar a exercer a profissão.

Você já parou para pensar sobre como ser um Coach de sucesso? Essa é uma carreira promissora e que tem destaque no mercado de trabalho. Exercê-la pode constituir uma forma de aumentar os seus ganhos financeiros, ampliar a sua capacidade de liderar pessoas e empresas e gerar qualidade de vida e bem-estar.

Além disso, há a gratificação de contribuir para que os clientes sejam capazes de alcançar o que desejam, em qualquer área, e evoluir. São benefícios de encher os olhos, não é mesmo?

Neste post, o site menthes.com.br separou 6 dicas de ouro para você ter sucesso como Coach — tanto para os profissionais já atuantes na área, quanto para quem quer começar a exercer a profissão. Se você se interessou pelo assunto e que saber mais, continue a leitura.

1. Informe-se
O primeiro passo antes de investir na especialização em Coaching é informar-se sobre os aspectos da profissão. Leia artigos e relatos, converse com profissionais, entenda quais são os principais benefícios e os desafios da carreira. Como em todas as áreas, novos métodos e inovações são descobertos diariamente. Portanto, mantenha-se atualizado sobre o assunto.

Entenda como ser um Coach, efetivamente. No momento anterior à formação, é interessante que você vivencie a experiência como cliente (coachee). Assim, você verá, na prática, a realidade da profissão e descobrirá se tem o perfil para exercê-la.

2. Entenda a sua vocação
O Coaching pode ser dividido em duas grandes áreas: pessoal e profissional. Na esfera pessoal, dentre os segmentos profissionais nos quais o Coach pode atuar, destacam-se:

bem-estar;
emocional;
familiar;
espiritual;
relacionamento;
emagrecimento;
gestantes.

Já no âmbito profissional, podemos citar, dentre muitos outros, os seguintes nichos:

carreira;
liderança;
transição profissional;
esportivo;
aposentadoria;
executivo;
vocacional;
concursos.

Há muitas oportunidades de atuação para o profissional que deseja ingressar no mundo do Coaching. Um ponto comum entre todos os segmentos são as técnicas utilizadas. Os coachees, para alcançar as suas respectivas metas, deverão fazer uso de inteligência emocional, gestão de tempo, planejamento estratégico, autoconhecimento, autodesenvolvimento e motivação.

Nesse contexto, o Coach pode escolher o nicho que mais dialogue com as suas afinidades, formação e área de interesse. Executivos, por exemplo, costumam explorar desafios profissionais. Psicólogos, por sua vez, podem ocupar-se do campo Emocional, enquanto educadores físicos abraçam o Coaching Esportivo.

Faça um exercício de autoconhecimento e descubra a sua vocação. Liste os seus pontos de interesse e assuntos que lhe despertam prazer e defina a natureza dos desafios que lhe parecem mais estimulantes. Entre tantas opções, será possível escolher aquelas que mais se relacionem com o seu perfil. Assim, alcançar o sucesso na nova carreira será fácil e prazeroso.

3. Pense fora da caixa
Não tenha medo de romper padrões. Entenda que, se você quer se tornar um Coach bem-sucedido, é preciso inovar na hora de prestar os seus serviços. Regras e limitações não são válidas na promoção do desenvolvimento humano.

Alguns profissionais acreditam que somente o atendimento individual e cara a cara produza resultados positivos, por exemplo. No entanto, há diversos casos de sucesso de práticas em grupo — treinamentos e workshops — e online — YouTube e Skype.

Na tarefa de auxiliar alguém a alcançar objetivos, entenda que cada caso é um caso. As pessoas são únicas, e é necessário exceder certos padrões para extrair o melhor delas. Comece esse exercício pela sua própria vida. Nada de crenças limitantes. Existe um mundo de possibilidades para ser descoberto.

4. Esteja disposto a evoluir constantemente
O exercício do Coaching é muito gratificante por auxiliar as pessoas na realização de seus sonhos. E o melhor disso tudo é que, para alcançá-los, só é preciso utilizar, de forma inteligente, os recursos que já carregamos dentro de nós.

Contudo, é necessário explorar habilidades e desenvolver certos pontos para conseguirmos bater as nossas metas. O Coach orienta os seus clientes a seguirem nesse caminho, o qual ele próprio precisa trilhar.

A evolução constante é uma competência essencial nessa profissão. É preciso dar o exemplo sobre o que se prega, buscando o autoconhecimento e o desenvolvimento contínuo. O Coach deve ser uma pessoa inspiradora para aqueles que o rodeiam.

5. Estabeleça parcerias
Não se isole. Principalmente no período inicial de exercício profissional, busque parcerias com outros Coaches, troque ideias, ministre palestras em conjunto e amplie o seu networking.

Esse contato constitui uma oportunidade para trocar experiências, compartilhar dificuldades e descobrir novos métodos. Além disso, a indicação de clientes pode ser uma prática comum, favorecendo todos os profissionais.

6. Busque a especialização em uma instituição séria
Para exercer a profissão, é necessário cursar uma formação em Coaching. Nesse sentido, a escolha por uma instituição séria pode fazer toda a diferença na futura carreira do interessado. Por isso, decida com cautela.

É recomendado escolher por cursos completos e aprofundados, com carga horária robusta. Verifique a formação dos professores e a experiência que eles acumularam durante a jornada profissional. Você quer aprender com os melhores, não é mesmo?

Converse com ex-alunos, busque informações em sites e facebook, avalie a grade curricular e procure saber como é a metodologia de ensino — presencial, a distância ou mista —, de modo que você se programe previamente.

Após a formação básica, existem também especializações nos diversos nichos de Coaching. Escolha a que mais lhe interessar e aprimore a sua atuação. Lembre-se de que investir em si mesmo é o melhor que podemos fazer por nós.

Descobriu como ser um Coach de sucesso? Esperamos que as nossas dicas tenham lhe ajudado e também lhe inspirem a continuar buscando conhecimento e aprimoramento para a sua atuação profissional.

Fonte: www.menthes.com.br

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL
Projeto que cria a Lei das Fake News pode ser votado nesta terça-feira
PONTA PORÃ
Após denúncia, DOF apreende drogas sendo embaladas em residência
PANDEMIA
Taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19 no Rio é de 91%
ECONOMIA
Auxílio emergencial começa a ser creditado na conta de beneficiários
CASSILÂNDIA
Homem é autuado em R$ 10 mil por degradação ambiental
MATO GROSSO DO SUL
ALEMS ratifica isenção de ICMS na parcela da subvenção da tarifa de energia elétrica
PANDEMIA
Receita Federal doa mais de 9 mil produtos apreendidos para enfrentamento da Covid-19
TECNOLOGIA
Sul-mato-grossenses podem baixar aplicativo MS Digital para ter acesso a mais de 50 serviços públicos
PANDEMIA
Visitas a presídios federais estão suspensas por mais 30 dias
TECNOLOGIA
Consumo de vídeo e áudio online cresce no Brasil, aponta pesquisa

Mais Lidas

PANDEMIA
Estado alerta que Dourados deve ser cidade com mais casos de Covid-19 na próxima semana
POLÍCIA
Homem encontrado morto sob a ponte do Calarge tinha 38 anos
DOURADOS
HU emite nota de esclarecimento sobre atendimento de mulher que morreu com Covid-19
DOURADOS
Homem é encontrado morto embaixo de ponte no córrego Laranja Doce