Menu
Busca sábado, 28 de março de 2020
(67) 9860-3221
REGIÃO

À espera de chuva, produtores têm até dia 20 para plantar milho e reduzir riscos

12 março 2020 - 11h35Por André Bento

Com 60% do milho plantado, produtores de Dourados ainda aguardam previsões climáticas confiáveis de chuva para concluir a semeadura até 20 de março, prazo final do Zoneamento de Risco Climático do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A seca que persiste há 14 dias já castiga áreas cultivadas na região.

De acordo com o mais recente boletim Casa Rural divulgado pela Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), até o dia 6 passado o plantio no Estado já alcançava aproximadamente de 1,186 milhão de hectares, ante a estimativa de 1,977 milhão de hectares para essa safra.

Em Dourados, com mais da metade da área plantada, a Embrapa Agropecuária Oeste não registra chuva expressiva desde 27 de fevereiro. Segundo o agrometeorologista Carlos Ricardo Fietz, esse é um dos fatores, somado à colheita tardia da soja, que atrasa a conclusão dos trabalhos.

“A recomendação de plantio para Dourados e região vai até o dia 20, está dentro do prazo, para combinação mais comum de solos argilosos, cultivares precoces, e risco de 20% que o zoneamento utiliza, ou seja, oito safras favoráveis em 10, no mínimo”, explicou ao Dourados News.

Segundo o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, alguns produtores ainda aguardam uma previsão confiável de chuva para plantar. “Realmente tem uma previsão para semana que vem. A partir do dia 17 ou do dia 18 as chuvas devem voltar, porque março é sempre 40 milímetros a média histórica e esse mês ainda não choveu. Já são 14 dias sem chuva, porque também somam dias de fevereiro”, informou.

Fietz afirma que com uma previsão confiável o plantio pode ocorrer mesmo no seco, contando com essa chuva. “O que não pode e aconteceu de plantarem esperando chuva e não veio. Aí tem prejuízo”, alerta.

Em todo o Estado, 60% da área de milho foram cultivados até 6 de março, conforme apurado pela equipe do Siga-MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) em contato com empresas de assistência técnica, produtores e sindicatos rurais, bem como empresas privadas dos principais municípios produtores.

A região sul está com o plantio mais avançado, em média de 61,9%. Coronel Sapucaia, Amambai, Fátima do Sul, Antonio João e Maracaju lideram, com 80% ou mais. Dourados tem 60% e Itaporã 50%.

Na região norte, com 56,4%, Alcinópolis já concluiu os trabalhos, Chapadão do Sul e Costa Rica passam de 60%, mas Rio Verde de Mato Grosso ainda está com 20%.

Com 55,9% de média, a região centro é puxada por Rio Brilhante e Sidrolândia, com 70%, e tem com menores índices Bandeirantes e Jaraguari, abaixo de 20%.

Segundo a Embrapa Agropecuária Oeste, para região sul do Estado há 96% de probabilidade de gear em junho, 74% de chances de intensidade forte, com temperatura abaixo de 1ºC.

Mas o agrometeorogolista Carlos Ricardo Fietz alerta que o plantio além do prazo estabelecido no zoneamento acarreta outros riscos. “Tem risco de geada e deficiência hídrica. Geada é o principal, mas a deficiência hídrica também, porque as chuvas vão diminuindo, março já diminuiu em relação a fevereiro e assim por diante, até julho, o mês mais seco da região”, pontua.

Deixe seu Comentário

Leia Também

COVID-19
Estado de São Paulo registra 10 mortes por coronavírus em 24 horas
CLIMA
Dourados deve ter sábado nublado com possível chuva isolada
ACORDOS
MPT/MS repassa R$ 75 mil em recursos trabalhistas para a Covid-19
RESTRIÇÃO
Brasil proíbe entrada de estrangeiros no País em voos internacionais
CAPITAL
“Ninguém entra”: presos barram entrada de agentes em cela de presídio
HU
Ebserh contratará 6 mil profissionais para o enfrentamento ao Covid-19
POLÍCIA
Caminhonete conregistro de roubo é recuperada pela PRF em Naviraí
SAÚDE
Hospital Regional de Ponta Porã instala estrutura para pacientes com dengue
NOVA ANDRADINA
Trabalhador é resgatado após cair em fossa em construção de 9 metros
BALANÇO
MPT recebe 2.400 denúncias de violações trabalhistas relacionadas à Covid-19

Mais Lidas

COVID-19
Saúde confirma coronavírus para mulher internada em Dourados e casos chegam a 28 em MS
PANDEMIA
Bebê de três meses é novo caso confirmado de coronavírus em MS
DOURADOS
Sindicato emite nota e diz que empregados foram obrigados a participar de ato
BATAYPORÃ
Paciente com suspeita de coronavírus é internada em estado grave em Dourados