Menu
Busca terça, 22 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
NOVAS TENDÊNCIAS

Tendências da arquitetura e design que vão de espaços abertos a construção sustentável

06 novembro 2017 - 09h47Por Da redação

As novas tendências de arquitetura e design estão ditando o tom e determinando os espaços pessoais. Estar atento a essas novidades é essencial para criar ambientes modernos, agradáveis e que refletem a personalidade de seus clientes.

Espaços abertos

O conceito de espaços abertos e integrados está com tudo na arquitetura e design! A demarcação de espaços entre quartos, salas e cozinha não precisa mais ser definida por portas e paredes. Em vez disso, mudanças sutis de cores, texturas e tipos de pisos criam essa sensação de diferentes espaços, dando maior fluidez entre os ambientes.  O conceito de espaço aberto deixa a casa com uma impressão de mais espaço, facilitando a circulação pelos ambientes.

Integração de ambientes internos e externos

Seguindo a tendência de espaços abertos, a integração entre os ambientes externos e internos será ainda maior. Essa tendência vale tanto para casas residenciais quanto para os escritórios comerciais. O que antes eram paredes e pequenas portas de acesso para a área externa, viram grandes janelas de vidro, que possibilitam aos cômodos internos se integrarem à parte externa da residência, trazendo mais luminosidade e vida para os ambientes.

Outra grande tendência nesse sentido são jardins internos, onde é possível criar um ambiente confortável para receber visitas ou relaxar sem sair de casa.

Design funcional

A palavra de ordem nessa tendência é adaptabilidade. O design funcional, por exemplo, permite adaptações fáceis em qualquer cômodo da casa e tornou-se uma excelente opção para casais que pretendem ter filhos no futuro, mas não querem sair do local em que moram atualmente.

Casas inteligentes

Já ouviu falar em automação residencial? Essa é uma grande tendência de arquitetura e design, impulsionada pela difusão de gadgets e da conectividade à internet. As casas inteligentes são conectadas a esse tipo de tecnologia de forma que as pessoas possam realizar diversas atividades pelos seus smartphones, como apagar ou acender as luzes ou, até mesmo, programar o termostato para manter uma temperatura agradável no ambiente.

Design consciente e sustentável

As mudanças de mentalidade em relação ao consumo e ao planeta como um todo também influenciam diretamente na arquitetura e no design. Por isso, construções que prezam pela sustentabilidade e economia de energia serão cada vez mais solicitadas. Nesse sentido, a demanda por materiais e itens de decoração amigáveis ao meio ambiente aumentará! Tudo isso, claro, unindo muito conforto e um design funcional.

Ambientes de personalidade

Por fim, ambientes que reflitam a personalidade e o estilo de vida de seus moradores estão cada vez mais em alta. Isso quer dizer que não existirá mais apenas uma tendência ou orientação de estilo em uma residência, e sim, uma combinação de materiais, objetos, cores e texturas, que criem ambientes que consigam transmitir a identidade da pessoa.

De forma geral, a simplicidade e a funcionalidade são as duas tendências que estão ditando a arquitetura e design nos próximos tempos. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

NA CAPITAL
Dois são flagrados com tabletes de maconha que seriam arremessados em presídio
POLÍTICA
Bolsonaro exonera Novaes do cargo de presidente do Banco do Brasil
CRIME AMBIENTAL
Engenheiro leva multa de R$ 50 mil por degradação de área protegida
DOURADOS
Saúde institui Núcleo Emergencial de Assistência após seis meses de pandemia
LIBERTADORES
Flamengo volta ao Equador para encarar o Barcelona
POLÍTICA
Douradenses tiveram mais de 200 opções para Câmara de Vereadores nas eleições de 2016
DOURADOS
Câmara recebe CTG e destaca Semana Farroupilha e Dia do Gaúcho
ONU
Bolsonaro diz que Brasil é vítima de desinformação sobre o meio ambiente; leia o discurso
MATO GROSSO DO SUL
Escrivães aprovados no concurso da Polícia Civil são convocados
ORDEM DO DIA
Construções de quadras poliesportivas em MS deverão seguir padrões oficiais

Mais Lidas

DOURADOS
Motorista bêbado atropela cinco pessoas que voltavam da igreja no Novo Horizonte
ESTADO
Confraternização em fazenda termina com tragédia após briga familiar
TRAGÉDIA
Bombeiro em Dourados morre durante acidente em Santa Catarina
DOURADOS
Amigos e familiares de entregador morto em acidente pedem que justiça seja feita