quinta, 28 de março de 2024
Dourados
24ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
DECORAÇÃO

Plantas artificiais: entenda como aplicar a tendência em casa

22 fevereiro 2019 - 09h12Por Casa Vogue

Uma das grandes surpresas da Ambiente 2019, feira de decoração em Frankfurt, foi a presença unânime de plantas artificiais nos estandes de marcas de interiores. Mas basta olhar para os feeds do Pinterest e do Instagram, e para o e-commerce da Urban Outfitter, por exemplo, para ver o quanto a tendência é real e oficial.

“Estamos olhando para as plantas há um tempo já, enchemos a nossa casa de verde para reconectar com a natureza. Isso acaba sendo uma grande fonte de inspiração para os designers desenvolverem produtos focados nisso. Portanto, é normal que surjam, nesse momento, outros tipos de plantas que não são as reais”, explica Mauricio Arruda, arquiteto da Todos Arquitetura e apresentador do Decora, na GNT. A presença desse verde nos interiores acaba ajudando na desconexão com o mundo exterior e na reconexão com o nosso próprio universo - inclusive, existem espécies específicas para diminuir o stress.

Não tem como negar, porém, que ainda existe um estigma do passado de que as plantas artificiais são cafonas. Contudo, alguns designers já estão mudando essa imagem negativa, que pode impedir você de investir em um vaso faux em casa. “A gente costuma lembrar daquela planta que tentava reproduzir da maneira mais realista possível uma planta verdadeira. E esse é o grande problema. A grande diferença delas em relação às plantas artificiais de hoje em dia é a perfeição”, diz Mauricio. “A planta real nunca é 100% perfeita, ela tem algumas folhas amarelas, secas; nenhum arranjo de flor tem rosas exatamente iguais. As plantas hiper realistas agora buscam essa imperfeição para ter um visual mais real.”

Além das hiper realistas, o arquiteto ainda ressalta a existência de outros modelos, mais contemporâneos. As versões monocromáticas, de papel, de feltro, com tintas, combinações absurdas que beiram o surrealismo - “É falar sobre plantas de um jeito mais cool” - podem render decorações incríveis. “O primeiro passo para usá-las em casa é não ter medo de ousar. Depois, é interessante fazer um jogo entre as plantas reais e as artificiais onde você achar melhor, criando layers de cores e texturas. Usar apenas as artificiais hiper realistas apenas em ambientes que sejam impossíveis de cultivar as verdadeiras, com pouca luz, por exemplo”, indica Mauricio. Para hotéis e restaurantes, as versões artificiais são ótimas para otimizar a tarefa do cultivo e manutenção, e ainda garantem um visual mais aconchegante para o estabelecimento.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Judiciário de MS não terá expediente hoje e amanhã, dias 28 e 29
FERIADÃO

Judiciário de MS não terá expediente hoje e amanhã, dias 28 e 29

Brasil se destaca no controle da gripe aviária
RECONHECIMENTO

Brasil se destaca no controle da gripe aviária

Corpo de homem com perfurações de faca é encontrado na BR-262
TRÊS LAGOAS

Corpo de homem com perfurações de faca é encontrado na BR-262

Ingressos limitados: vendas do Camarote DNews na Expoagro seguem com lote promocional
58ª EXPOAGRO

Ingressos limitados: vendas do Camarote DNews na Expoagro seguem com lote promocional

Pesque e Leve da Semana Santa começa nesta quinta-feira
DOURADOS

Pesque e Leve da Semana Santa começa nesta quinta-feira

EDITAL

Carta de convocação - Retorno ao Trabalho

SEGURANÇA

PRF de MS inicia Operação Semana Santa nesta quinta-feira

SEU BOLSO

Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família

UNIGRAN

Egressos de Arquitetura e Urbanismo ganham premiação estadual

PLANALTO

Lula e Macron devem debater hoje acordo com Mercosul

Mais Lidas

CONSUMIDOR

Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

MS

Operação cumpre 54 mandados contra grupo que cooptava policiais e usava viaturas para o tráfico

TRÁFICO

Cocaína que saiu de Dourados é apreendida em ônibus de turismo no interior de São Paulo

BONITO

Perícia descarta perfuração de arma de fogo em sucuri Ana Júlia, encontrada morta