sábado, 08 de agosto de 2026
Dourados
20ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
SAÚDE&ESTÉTICA

Pesquisadores desenvolvem 'vacina inteligente' contra a pneumonia

24 outubro 2017 - 10h40Por Da redação

Uma nova vacina em desenvolvimento contra a pneumonia pode ser o mais duro golpe contra a doença, segundo estudo publicado na última sexta-feira (20), na "Science Advances". De acordo com os pesquisadores, trata-se da mais abrangente cobertura contra a doença até hoje. O imunizante inclui cepas adicionais da bactéria causadora e até antecipa versões futuras.

A vacina testada deflagrou resposta imunológica contra 72 formas da bactéria penumoniae em testes realizados em ratos e coelhos. Ainda, a vacina é inteligente e foi desenhada de modo a ter duas vantagens: produz uma boa resposta imune e só mata bactérias prestes a atacar.

Programas de melhor nutrição e melhor acesso a antibióticos já tiveram impacto na diminuição no número de casos de pneumonia no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a pneumonia matou mais de 2 milhões de crianças em todo o mundo em 2004; e, em 2015, o número foi inferior a 1 milhão. No entanto, acreditam os autores, para se ter mais avanços, são necessários imunizantes mais eficientes.

O estudo teve como primeiro autor Charles H. Jones, da University at Buffalo. Outros nove cientistas assinam o trabalho. Todos eles estão alifiados a universidades norte-americanas.

Como funciona a nova vacina

Há três vacinas principais hoje no mercado contra a pneumonia: a Prevnar, a Synflorix e a Pneumovax 23. As duas primeiras utilizam uma ligação química covalente que, apesar de apresentar altas taxas de resposta, matam todas as bactérias-alvo. Já a terceira, não tem a mesma ligação química, mas tem menor resposta imune.

O que os cientistas fizeram foi "envelopar" açúcares capazes de identificar a bactéria a um tipo de engenharia que prescinde da ligação covalente. O essencial para a tecnologia foi um uso de um "lipossoma" -- um tipo de bolsa feita de gordura que serve como um reservatório para esses açúcares.

Nos resultados, os pesquisadores identificaram que a vacina é capaz de deflagrar uma forte resposta imunológica comparável ao Prevnar -- e, além disso, seu design permite com que seu efeito seja mais seletivo: não há uma 'varredura' de todas os patógenos indiscriminadamente.

Vacina mais inteligente

Além da maior cobertura, a diferença da vacina desenvolvida pelos pesquisadores das atuais é que ela faz com que o sistema imune só "ataque" a bactéria quando ela sai da colônia que está e provoca uma doença.

Isso é fundamental por dois motivos: 1) algumas bactérias são benéficas para o organismo e são importantes para manter a boa saúde; 2) a morte indiscriminada de bactérias pode contribuir para o fenômeno da resistência bacteriana -- quando esses patógenos não mais respondem aos medicamentos existentes.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Polícia Civil incinera 230 quilos de cocaína, pasta base e maconha
LADÁRIO

Polícia Civil incinera 230 quilos de cocaína, pasta base e maconha

Apartamento de Eduardo Bolsonaro vai a leilão por inadimplência
COMPRADO POR R$ 1 MILHÃO

Apartamento de Eduardo Bolsonaro vai a leilão por inadimplência

Menor acusado de atear fogo em amigo ficará detido por 45 dias
UNEI

Menor acusado de atear fogo em amigo ficará detido por 45 dias

Caiado descarta privatizar BB e propõe revisão da reforma tributária
ELEIÇÕES 2026

Caiado descarta privatizar BB e propõe revisão da reforma tributária

Autor de homicídio em Ivinhema é preso saindo de padaria na Capital
POLÍCIA

Autor de homicídio em Ivinhema é preso saindo de padaria na Capital

TECNOLOGIA

WhatsApp deixará de funcionar em celulares antigos em setembro

CAMPO GRANDE

Motociclista morte após acidente entre carro e moto tinha 37 anos

SAÚDE

Alex Escobar faz cirurgia para retirar tumor no timo; entenda doença

GUAICURUS

Voltando de conveniência, motorista morre ao capota carro em avenida

JUSTIÇA

TJ/MS mantém indenização a mulher agredida com garrafa térmica

Mais Lidas

PRAZO

Inscrições para concurso da Dataprev terminam nesta quinta

JUSTIÇA

STF muda decisão de Moraes e reduz pena de condenada por 8 de janeiro

DOURADOS

Jovem baleado em garagem de veículos em Dourados morre a caminho do Hospital da Vida

DOURADOS

Jovem é baleado com tiros na cabeça em garagem de veículos em Dourados