Menu
Busca quarta, 21 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
HOMENS

Passos fáceis e incríveis, para os homens que querem usar topete

09 janeiro 2018 - 09h57Por Homem no Espelho

O topete é uma nova velha tendência de corte de cabelo masculino. Nova, porque está no auge da moda. Velha, porque seu avô já usava. Como tudo que é moda vai e volta, a gente lembra que o ator James Dean, o cantor Elvis Presley e toda a galera rockabilly dos anos 50 já ostentavam topetes gigantes. A diferença é que, naquele tempo, o cabelo ficava duro, brilhante, por causa do modelador usado na época, a famosa brilhantina.

Hoje, é justamente o contrário: quanto mais natural o aspecto do cabelo, mais bacana. E não se deixe enganar pelo visual dos atores e das celebridades, que parecem ter pulado da cama já com aquele cabelo legal. Nada disso. Eles têm uma legião de cabeleireiros e assistentes cuidando para que que nenhum fio fique fora do lugar. Sim, porque modelar um topete bacana é fácil: basta seguir algumas regrinhas básicas. A gente explica como modelar o topete perfeito, passo a passo.

Passo 1

O ponto de partida para o topete bacana é o corte. Pergunte ao cabeleireiro. O segredo é deixar os fios da franja de médios a longos — se seu cabelo for muito liso, pode ter um problema, pois se não usar finalizador a franja vai cair na cara.  Nas laterais, o cabelo é sempre curto, mas o comprimento pode ser mais ou menos curto, segundo o gosto do freguês. Você pode pedir que o cabeleireiro deixe as laterais um pouco mais longas e desfie os fios na tesoura, ou radicalizar no estilo undercut, optando raspagem com máquina, na altura de sua preferência.

Os cortes masculinos atuais têm as laterais em degradê (são chamados de “fade”, em inglês), com uma graduação sutil dos fios. Eles são aparados em diferentes alturas desde a orelha até o topo (clique aqui para conhecer os diferentes tipos de degradê).

Passo 2

Depois de lavar o cabelo com o xampu indicado para ele (seco, normal, oleoso etc), seque o cabelo de leve com a toalha, porém deixe-o um pouco úmido. Desembarace e ajeite os fios para trás com o pente.

Passo 3

Seque com o secador de cabelo, em temperatura baixa. O secador também dá volume, o que é uma boa para quem tem cabelo muito liso e fino. “Quanto mais seco estiver o cabelo, melhor os finalizadores aderem aos fios”, diz o cabeleireiro Ricardo Rodrigues, do salão Studio W (SP). Vá modelando o topete no tamanho (mais alto ou mais baixo, mais arrepiado ou assentado) e na direção (todo para trás ou mais para um dos lados) que deseja.

Use escova ou pente, a sua escolha. Lembre-se de que a escova também dá volume, o que pode não ser uma boa caso seu cabelo seja seco e rebelde. Caso prefira um visual mais “bagunçado”, vá ajeitando o cabelo só com os dedos e o secador.

Passo 4

Hora do finalizador. Coloque na mão uma pequena porção do modelador de sua escolha e aplique no cabelo. Pomada, pasta, cera e mousse dão aspecto fosco (mate), mais natural. O gel dá mais brilho e deixa os fios mais “colados”: a aparência fica menos natural, mas o efeito pode ficar bacana, caso você goste de cabelo com aquele visual tipo anos 50. A cera é porosa e costuma deixar o cabelo um pouco seco e duro — isso pode ser bom se você quiser o topete mais espetado.

Se for preciso, dê o arremate nos fios que ficaram fora do lugar usando um pouco mais de finalizador. Para segurar o penteado durante o dia todo, você pode aplicar spray de cabelo depois que estiver tudo no lugar. O spray garante fixação extra para seu topetão.

Alerta final: antes de liberar a cabeça nas mãos do cabeleireiro, avalie se esse corte realmente vai combinar com seu formato de rosto. “Os topetes altos não são recomendados para quem tem o rosto muito fino, pois alongam ainda mais as linhas faciais”, avisa Ricardo Rodrigues. Se você não quiser abrir mão do corte, peça para o cabeleireiro deixar mais volume nas laterais.

Por outro lado, o topete alto fica bem em rostos mais arredondados ou quadrados, justamente por alongar o formato facial. Também fica bom combinado à barba, mais curta ou longa. O único cuidado é buscar equilíbrio entre os pelos de cima e os de baixo.

Veja algumas sugestões de topetes bacanas para se inspirar.  Você pode escolher entre alguns bem altos, outros mais comportados e até alguns “bagunçados”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONTRIBUIÇÃO
Acervo fotográfico da Aced é entregue à Federal da Grande Dourados
ALEMS
Detran terá que notificar motorista sobre o vencimento da CNH
ESTRUTURA
Investimentos de R$ 50 milhões geram emprego e renda no município de Juti
DOURADOS
Polícia Militar prende motorista transportando maconha na BR-376
CONTRABANDO
Carga de quase 900 pacotes de cigarros é apreendida em Laguna Carapã
POLÍTICA
Em sabatina, Kássio Nunes responde a perguntas sobre armas e Lava Jato
DOURADOS
Guardas prendem três em um dia após uso de maconha em vias públicas
ECONOMIA
Indústria prevê alta de 10% na venda de máquinas agrícolas em 2020
REGIÃO
Polícia flagra três pessoas usando drogas e perturbando vizinhos
MATO GROSSO DO SUL
Escolagov divulga resultado final do XV Prêmio de Inovação na Gestão Pública

Mais Lidas

DOURADOS
Acidente entre carreta e motocicleta mata mulher na BR-163
HOMICÍDIO EM 2013
Condenada pela morte do ex em Dourados é presa na Capital
DOURADOS
Motorista bêbado causa acidente em semáforo da Avenida Marcelino Pires
CONTRABANDO
Depósito de cigarros paraguaios é desarticulado após denúncia em Dourados