segunda, 16 de fevereiro de 2026
Dourados
35ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

O valor do diploma de jornalista, por Flávio Porcello

03 novembro 2011 - 12h33

O curso de Jornalismo é o terceiro mais disputado no Vestibular 2012 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A densidade média - número de candidatos por vaga - é de 16,62, atrás apenas da Medicina, com o recorde histórico de 51,88, e da Psicologia (noturno), com 18,50 candidatos por vaga. É uma excelente notícia a ser festejada por professores, alunos e, principalmente, pela sociedade. O Superior Tribunal Federal cometeu um erro grosseiro ao abolir a exigência do diploma de conclusão do curso superior em Jornalismo. Escrever bem, conhecer as técnicas e reproduzir rotinas produtivas aprende-se em algumas lições, mas são recursos insuficientes para formar um jornalista. Para exercer o bom jornalismo com ética e precisão, é preciso estudar muito.

Na universidade se constrói o saber, é o lugar onde se compreende o mundo em toda a sua complexidade. No curso superior de Jornalismo, além das técnicas, o aluno aprende a descobrir entre todos os fatos que acontecem a todo momento em todos os lugares, aqueles que vão virar notícia. Seja notícia boa, seja notícia ruim. O jornalista deve saber contar em detalhes e com precisão aquilo que as pessoas precisam saber. Mais do que em nossas casas, as notícias que a imprensa traz entram em nossas vidas e nos ensinam a aprender com o passado a construir o nosso futuro. Jornalista é o profissional preparado para achar a notícia onde ela estiver e qualificado para saber contá-la às pessoas.

O interesse dos estudantes em disputar vaga no concorrido vestibular de uma universidade de excelência como a Ufrgs é uma resposta da sociedade à exigência do diploma. Se o STF errou, os legisladores - eleitos democraticamente pelo povo - estão fazendo o possível para consertar o erro. Na quarta-feira, dia 19 de outubro, foi empossada a mesa diretora da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Exigência do Diploma de Jornalista. Já tramitam dois projetos de emenda à Constituição - a PEC 33/09 no Senado e a PEC 386/09, do deputado Paulo Pimenta, na Câmara dos Deputados - e a Frente busca agilizar o andamento desses projetos, que já têm o apoio de 270 parlamentares.

Os alunos que estão estudando para passar no vestibular 2012 da Ufrgs, os que cursam e os que já se formaram, todos, orgulhosamente, queremos exibir nossos diplomas de jornalistas. É um documento de muito valor, sem dúvida um certificado de autenticidade às informações que a sociedade quer receber destes profissionais.

Professor de Jornalismo da Ufrgs, membro da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul


Fonte: fenaj.org.br

Deixe seu Comentário

Leia Também

Pobreza afeta desenvolvimento de bebês desde 6 meses, mostra pesquisa
DIREITOS HUMANOS

Pobreza afeta desenvolvimento de bebês desde 6 meses, mostra pesquisa

Travesti tenta tirar arma de PM em abordagem e acaba atingida com três tiros
POLÍCIA

Travesti tenta tirar arma de PM em abordagem e acaba atingida com três tiros

TÊNIS

Parceria de Luisa Stefani vai para as oitavas de final em Dubai

Dourados está em alerta de chuvas intensas até terça-feira
TEMPO

Dourados está em alerta de chuvas intensas até terça-feira

Segunda noite terá cinco escolas encerrando desfiles na Passarela do Samba em Corumbá
CARNAVAL

Segunda noite terá cinco escolas encerrando desfiles na Passarela do Samba em Corumbá

Carnaval

Salva-vidas resgatam 453 pessoas no litoral fluminense

CAMPO GRANDE

Equipe de monitoramento encontra corpo em área de mata no Parque das Nações Indígenas

Jogos de Inverno:

Brasil encerra campanha histórica no esqui alpino

ACIDENTE

Carro atinge motociclista que esperava semáforo abrir e foge sem prestar socorro

FOLIA

Turismo internacional deve injetar US$ 185,7 milhões nos destinos brasileiros durante o carnaval

Mais Lidas

DOURADOS

Vítima registra ocorrência após descobrir dívida de R$ 72 mil ao tentar financiamento imobiliário

RIO DOURADOS

Pescadores constroem rampa para barcos em busca de belas paisagens, esporte e até "dinossauros"

ABRE E FECHA

Dourados terá comércio aberto durante o Carnaval; bancos e setor público param

LINHA DO POTREIRITO

Corpo encontrado em Dourados passará por análise genética para identificação