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NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS

Saiba quais são os principais gastos na compra de um imóvel novo

21 julho 2021 - 06h00Por inGaia

Para realizar a compra de um imóvel novo, é fundamental que as pessoas tenham um planejamento financeiro, visto que é um investimento de alto custo. Além disso, também existem despesas adicionais que muitos clientes desconhecem. 

Por isso, é fundamental que o corretor entenda como funciona esse processo, para conseguir ajudar o seu público na hora de adquirir um bem imobiliário. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura para descobrir quais são os principais gastos na compra de um imóvel, além de dicas fundamentais para você ajudar os seus clientes. Vamos lá? 

Veja quais são os principais gastos na compra de um imóvel 

Saber as taxas cobradas do seu cliente na hora de adquirir um imóvel novo ajuda você a conseguir explicar todas as etapas da compra de uma casa ou apartamento. Dessa forma, todos os processos ficam facilitados. Por isso, vamos apresentar os principais gastos na compra de uma propriedade. Confira!

Escritura Pública

A escritura pública é um documento elaborado para servir de comprovação sobre a origem da unidade e quem tem o direito sobre o bem. Para que seja reconhecido legalmente, esse material precisa ser elaborado em cartório.

O valor cobrado para emissão da escritura costuma ser mais caro do que as outras taxas, mas também tende a variar entre os estados. Entretanto, essa taxa só é cobrada para os clientes que vão realizar a compra do imóvel à vista.

Isso porque, quando a pessoa faz um financiamento, o contrato firmado com o banco já serve como uma escritura. Contudo, ao quitar as parcelas financiadas, o indivíduo consegue a escritura definitiva.

ITBI

O ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) é um valor cobrado pela prefeitura sempre que uma pessoa compra uma propriedade, seja um apartamento, seja um terreno ou uma casa. Essa taxa gira em torno de 2% do preço da unidade, podendo sofrer alterações, dependendo da legislação do município.

Geralmente, quem paga essa taxa é o comprador, mas esse valor também pode ser dividido entre as duas partes envolvidas. Isso acontece quando se tem uma permuta do imóvel. Nesse sentido, há uma alíquota entre 0,5% e 2%, que é aplicada sobre o valor venal do imóvel, ou seja, o preço de mercado da unidade.

Registro do Imóvel

Toda pessoa que compra um imóvel precisa formalizar o seu registro em cartório. Isso porque essa é uma forma de comprovar que o seu cliente é o verdadeiro dono de determinado empreendimento.

O valor desse registro não é fixo, pois ele varia com o preço do bem imobiliário. Além disso, as taxas também sofrem alterações de acordo com o estado em que se localiza. Contudo, esse procedimento só costuma ser realizado após ser elaborada a escritura e o pagamento do ITBI.

Certidões negativas

Para comprovar que o imóvel pretendido pelo cliente está regular e sem nenhum impedimento, é preciso que, antes da assinatura do contrato, sejam emitidos alguns documentos. Normalmente, é feita uma análise de cadastro do comprador e do vendedor já no momento da elaboração do contrato pela imobiliária.

Entretanto, a certidão negativa de dívida só é emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis na hora de realizar a transferência formal do empreendimento. Essa é uma maneira de comprovar que determinada unidade não tem pendências financeiras.

O valor cobrado para emissão desse documento também costuma variar entre as regiões do país. Sem esquecer que, se for colocar o selo de autenticidade emitido pelo Tribunal de Justiça, o preço cobrado pela certidão negativa também pode sofrer reajuste.

Matrícula do imóvel

Todo bem imobiliário precisa ter uma matrícula de imóvel. Isso porque é a partir desse documento que se consegue comprovar a sua existência perante a lei. Nesse sentido, ele apresentará todos os dados de identificação da casa ou apartamento, por exemplo.

Na matrícula do imóvel, são dispostas todas as informações sobre a localização, metragem, averbações, benfeitorias da unidade e dados do proprietário. Além disso, é possível encontrar dados referentes às transmissões e aos contratos de compra e venda.

Esse documento é emitido pelo Cartório de Registro de Imóveis. Já o valor gira em torno de R$50,00, mas pode sofrer alterações de um ano para o outro, e também depende do estado que se encontra.

Taxa de avaliação

Na hora do cliente comprar um imóvel, também é preciso informá-lo sobre a taxa de avaliação. Essa é uma tarifa imposta pelo banco para que seja feita uma vistoria no empreendimento, antes da concessão do crédito imobiliário. Portanto, o valor que será pago é estabelecido pela instituição financeira.

Confira dicas para ajudar o cliente na aquisição de um imóvel

Na hora da aquisição de um bem, é muito comum que os clientes não saibam direito o tipo de empreendimento que estão buscando, pois, na verdade, muitos indivíduos desejam algo que caiba no seu bolso. Por isso, é fundamental perguntar ao seu público qual o orçamento disponível para compra das propriedades — assim, você terá uma visão ampliada sobre quais imóveis vai mostrar para os compradores.

Da mesma forma, para que consiga ajudar ainda mais seus clientes na hora de comprar um imóvel, não se esqueça de entender qual é o perfil do consumidor. Procure saber se ele prefere um ambiente residencial mais calmo ou agitado, casa ou apartamento, varanda ou quintal etc.

Além disso, não deixe de esclarecer todas as dúvidas sobre as taxas, para que o seu público não seja surpreendido com valores além do que ele se programou para pagar. Essa é uma forma de ter empatia pelos compradores, ou seja, saber se colocar no lugar deles.

Ao entender os principais gastos da compra de um imóvel novo, você consegue contribuir para que os seus funcionários façam boas vendas em sua imobiliária. Isso porque os clientes ficam satisfeitos com o atendimento, com a clareza e a transparência das informações prestadas sobre as taxas cobradas para adquirir uma propriedade. Tudo para ajudar seu negócio a ganhar mais credibilidade no mercado de atuação.

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