Você sabe o que é um loft? Imagine um típico prédio industrial, onde os ambientes não têm divisórias, o pé-direito (distância entre o chão e o teto) é bem alto e janelas amplas, mas que não tem equipamentos ou pessoas trabalhando. Possui sofá, TV, geladeira, enfim, tudo que um imóvel residencial precisa. Esse é o loft, popularizado nos Estados Unidos na década de 1960, quando galpões industriais decadentes começaram a virar moradias.
Hoje, explicar o que é um loft ganha contornos futuristas, com apartamentos bem decorados, alguns construídos especificamente no conceito loft. “Como a kitnet, o loft tem um estilo de espaço aberto, quase sem paredes, mas apresenta um tamanho maior e o pé-direito mais alto, às vezes contendo um mezanino e podendo ter uma disposição mais variada”, comenta o arquiteto Pedro Luiz de Marqui.
Segundo ele, esse tipo de imóvel é procurado por solteiros, casais sem filhos e até famílias menores. “Os ambientes em um loft podem ser separados por algum elemento mais fluido e não tão grosseiro como uma parede. Pode ser biombo, cobogós (elemento vazado de cimento), muxarabi (trançado de madeira) ou vitrais, que deixam os espaços integrados, porém, delimitados”, explica.
Marqui indica a mescla de materiais, cores e texturas diferentes, deixando o ambiente mais descontraído, além de iluminação indireta. “Que deixa o ambiente mais confortável e não tão claro. Um exemplo é o uso de fitas de LED em alguns detalhes, abajures, luminárias de piso e pendentes”.
Como fazer o loft parecer maior
A arquiteta Renata Zacharias explica que alguns truques podem deixar o loft com uma aparência maior. Um deles é o uso de espelhos. Ela orienta a usar um espelho em uma parede toda, em frente à mesa de jantar, por exemplo, o que já delimita o espaço das refeições.
“Outra ideia para delimitar o espaço na sala é colocar um tapete grande que fique embaixo e fora do sofá, nunca um pequeno apenas na frente do móvel. Além de dar amplitude, é um item de decoração muito bonito que faz contraste com o piso”.
Renata entende que a ideia do loft é deixar tudo aberto, por isso ela não recomenda a construção de paredes, mesmo que seja de gesso. “Uma estante vazada de livros, separando os ambientes, é o melhor caminho. Vai ficar bonito, moderno e útil. Não vai cobrir o ambiente e continua passando a luminosidade”.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Polícia resgata adolescentes que eram forçadas à prostituição
André Mendonça leva ao plenário do STF ações contra a PEC Kamikaze
SAÚDEMS cria grupo técnico de enfrentamento à varíola dos macacos
SISTEMA DE PAGAMENTOChefe do BC desmente Bolsonaro e diz que bancos não perdem com PIX
Em menos de uma semana, mais um recenseador é assaltado
'Superlua de esturjão' última do ano será vista nesta quinta-feira
PANTANALTrabalhador é resgatado por aeronave após acidente em fazenda
ELEIÇÕES 2022Consórcio de imprensa suspende realização de debate presidencial

Homem é preso após receber R$ 1 mil em notas falsas
Bia Haddad elimina nº 1 do mundo e vai às quartas no Canadá
Mais Lidas

Madrasta de menina de 7 anos que morreu ao dar entrada na UPA é presa em Dourados

Mega-operação mira tráfico de drogas e cumpre 10 mandados em Dourados

Morto após capotar veículo carregado com maconha tinha 24 anos
