Menu
Busca segunda, 19 de abril de 2021
(67) 99257-3397
NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS

Perfil do inquilino: como analisar para alugar seu imóvel?

07 abril 2021 - 06h00Por Many Imóveis

Está pensando em alugar seu imóvel? Saiba que uma das primeiras questões em que você deve pensar é no perfil do inquilino procurado. E algumas características da propriedade interferem diretamente nisso, conforme veremos no post de hoje.

Portanto, para fazer uma negociação de sucesso, tenha em mente que existem passos a serem seguidos. Lembre que alugar rápido seu imóvel não quer dizer que você estará livre de futuras dores de cabeça.

Por isso, conte sempre com uma imobiliária coerente, que transmita segurança tanto ao locador quanto ao locatário. Continue a leitura e esclareça suas principais dúvidas sobre o assunto!

Analisando as características de seu imóvel

O primeiro passo para definir o perfil do inquilino é começar a identificar as características do imóvel que você pretende alugar. Se for comercial, para qual atividade ele é apropriado? Existem concorrentes próximos? Qual a estrutura oferecida?

Se for residencial, você deve pensar em relação ao tamanho e a qual tipo de família vai comportar — casal com ou sem filhos, morador sozinho etc. Também leve em conta a localização: é adequada para famílias com crianças (próxima de escolas e de áreas de lazer)?

Analise, ainda, se existem itens de segurança, área de lazer privativa, móveis planejados e bom estado de conservação em geral. Isso vai atrair um público mais sólido e com boa capacidade de pagamento. É também nesse momento que entra a relação entre o preço de locação e seu perfil ideal de inquilino.

Definindo o preço de locação

Essa também é uma forma de determinar qual perfil de inquilino você procura. Mas não é subindo o valor que você encontrará melhores locatários: na hora de definir o preço, conte com uma avaliação segura e compare com o preço de mercado para imóveis com as mesmas condições.

Rastreando o crédito do inquilino

Você deve cercar-se de cuidados em relação a isso, pesquisando em órgãos de proteção ao crédito, juntas comercias, cartórios etc. Devem ser exigidos alguns documentos pessoais, além de comprovação de renda. É importante que o inquilino comprove a capacidade de pagamento de seu aluguel.

Além disso, algumas garantias devem ser exigidas. Atualmente, na inexistência de um fiador com a capacidade de pagamento adequada ou de não se querer fazer o depósito caução, pode ser feito um seguro fiança, por exemplo, que garante ao locador o recebimento de seus aluguéis atrasados em casos de inadimplência.

Fazendo um contrato conservador

Quanto mais ressalvas um contrato tiver, mais brechas podem ser encontradas. Portanto, faça um contrato conservador, no sentido de garantir a completa conservação de seu imóvel, bem como os pagamentos relativos ao seu uso (condomínio, telefone, água, luz etc.).

E não se esqueça de que uma vistoria deve ser feita antes da locação, para conferir as reais condições da propriedade e deixar claro como ela deve ser entregue ao término da locação. Essas garantias só podem ser oferecidas por quem tem experiência no assunto.

Por último, não faça concessões nem abra mão de alguma garantia importante para a segurança de seu patrimônio. Se o inquilino se mostra, desde o início, arredio com as exigências, tome cuidado.

Leia Também

Trio é preso com drogas, arma e dinheiro
TRÁFICO DE DROGAS
Trio é preso com drogas, arma e dinheiro
Começa hoje o prazo para matrículas em chamada única do Sisu
EDUCAÇÃO
Começa hoje o prazo para matrículas em chamada única do Sisu
Fahd diz em carta ser perseguido por criminosos e sustentado pelos filhos
ORMETÀ
Fahd diz em carta ser perseguido por criminosos e sustentado pelos filhos
Abril segue mais quente e seco do que a média em Dourados
CLIMA
Abril segue mais quente e seco do que a média em Dourados
MS se aproxima de 800 mortes por coronavírus em abril após mais 31 mortes
PANDEMIA
MS se aproxima de 800 mortes por coronavírus em abril após mais 31 mortes
TRÁFICO DE DROGAS
Polícia recupera veículo furtado com mais de 150kg de maconha com destino a Dourados
DOURADOS
Vacinação continua em unidades de saúde e no Centro de Convivência do Idoso
VEÍCULOS MS
Ferrari confirma que terá carro elétrico em 2025
PANDEMIA
Com mais de 1,3 mil casos ativos, Dourados registra mais dois óbitos por Covid
CAMPO GRANDE
Jovem é cercado e estuprado por internos dentro de Unei

Mais Lidas

ASSALTO
Mulher tem carro roubado ao parar no semáforo em Dourados
POLÍCIA
Irmãos morrem após serem atropelados por caminhonete em rodovia
DOURADOS
Interno morre após briga com companheiro de cela da PED
PED
Arma de fabricação caseira é encontra em cela de interno morto