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NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS

Mulheres no mercado imobiliário: entenda por que elas vendem mais

06 outubro 2020 - 06h00Por inGaia


Assim como em quase todas as áreas de atuação, é visível o aumento do número de mulheres no mercado imobiliário. A popularização dessa profissão entre o sexo feminino vem acompanhada de outro fator importante: o sucesso.

As mulheres têm mostrado ótimo desempenho e ganhando destaque entre corretores. O segredo? Além de disciplina, empenho e dedicação individuais, algumas características que são culturalmente desenvolvidas pelas mulheres ajudam nesse processo.

Continue a leitura e entenda um pouco mais da razão do sucesso das mulheres no mercado imobiliário. Confira!

Participação das mulheres no mercado imobiliário 

Até 1958, somente homens podiam trabalhar como corretor de imóveis. A abertura do mercado imobiliário permitiu que as mulheres mostrassem todo o seu talento e capacidade no exercício dessa profissão.

Segundo pesquisa do COFECI (Conselho Federal de Corretores de Imóveis), a participação feminina cresceu 144% na última década. Isso representa mais de 30% do número de profissionais legalmente registrados.

Apesar do preconceito, que ainda teima em aparecer, as mulheres vêm mostrando que o espaço conquistado no mercado imobiliário é mais do que merecido. Alguns pontos ainda merecem atenção, mas o cenário está cada vez mais favorável para a atuação feminina.

Busca por profissionalização 

Um ponto importante do desempenho de qualquer pessoa que queira ser corretor de imóveis é a busca por profissionalização. Nesse ponto, as mulheres costumam levar vantagem porque, normalmente, são mais abertas à ideia de uma formação acadêmica para investir na carreira imobiliária.

Para obter registro como corretor, é necessário ter um dos seguintes cursos:

TTI (Técnico de Transações Imobiliárias);
Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários;
Curso Superior de Gestão em Negócios Imobiliários;
Pós-graduação em Negócios Imobiliários. 

Essa é a formação básica, mas não deve ser a única. Um dos maiores erros que um corretor pode cometer é deixar de buscar atualização profissional. Com um mercado tão dinâmico e uma tecnologia que avança quase que diariamente, quem fica parado perde espaço.

As mulheres têm se mostrado consumidoras ávidas das tecnologias que facilitam o exercício da profissão. Dos sistemas de gestão aos meios de comunicação, o público feminino se destaca por investir na melhoria da relação com os consumidores.

Desafios das mulheres corretoras 

Além das atribuições diárias que todos os profissionais do ramo de imóveis precisam cumprir, as mulheres corretoras ainda enfrentam desafios extras em sua jornada.  Elas têm que lidar com machismo e preconceito. Além das dificuldades de intercalar a vida pessoal com a carreira. Pensando nisso, confira, a seguir, mais detalhes de alguns desses desafios diários.

Dupla jornada 

Esse pode parecer um desafio antigo, mas a dupla jornada ainda é uma constante no cotidiano de muitas mulheres. Muitas das corretoras de imóveis também cuidam dos filhos, da casa e afazeres domésticos.

Essa dupla jornada é mais comum do que se imagina. Sem ter muito tempo para cuidar de si mesma, essas profissionais acordam cedo, pegam ônibus cheio, voltam tarde para casa etc. Tudo para conquistar os seus leads e garantir sua estabilidade financeira.

Falta de estrutura 

Outro grande desafio, é o fato dessas profissionais não terem direito a licença maternidade, o que acaba impactando, diretamente, nos seus planos de terem filhos. E, quando são gestantes, têm dificuldade para encontrar segurança e estrutura para ter uma vida estável no ambiente corporativo. Além disso, têm que trabalhar redobrado para conseguirem seu reconhecimento e salário compatível com suas atribuições.

Dicas para atuar na área 

Agora que já sabemos quais os principais desafios das mulheres no mercado imobiliário, é importante que se tenha conhecimentos de como é possível superar essas adversidades da profissão e se destacar no setor. Pensando nisso, vamos apresentar algumas dicas para você atuar na área e garantir o sucesso na carreira. Veja!

Fazer registro no CRECI 

O primeiro ponto para quem deseja se profissionalizar na área de corretagem, é conseguir o registro do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). Esse passo é fundamental para exercer a função. Contudo, é importante que se tenha atenção redobrada em relação a esse documento, visto que, em cada estado, é possível encontrar um órgão do CRECI. O que torna necessário verificar como é feita a regularização na região que deseja atuar.

Ter competências humanas 

Para atuar no setor de imóveis, é preciso ter em mente que é preciso interagir com diferentes tipos de pessoas e variados perfis. Portanto, é necessário estar preparada para lidar com situações inesperadas no cotidiano. Quando lidamos com o público devemos ter ‘jogo de cintura’ para saber driblar as dificuldades e obstáculos que surgem a todo momento.

Vai ter clientes que vão elogiá-la pelo bom atendimento e outros que terão desprezo. Portanto, saber agir com essas situações no ambiente de trabalho é um quesito fundamental para o sucesso na profissão.

Nesse sentido, existem competências humanas que fazem toda a diferença na hora de encantar os clientes e fechar as vendas, são elas:

proatividade;
motivação;
comprometimento;
carisma.

Além desses fatores, é importante ter um espírito de liderança. Isso o ajudará a lucrar ainda mais com seus negócios. Portanto, não esqueça dessas dicas e conquiste a confiança das pessoas que buscam sua ajuda na hora da aquisição de um bem imobiliário.

Dominar conhecimentos técnicos 

Para atuar como corretora de imóveis, é fundamental ter o domínio de conhecimentos técnicos. Dessa forma, consegue-se mostrar mais propriedade sobre os assuntos da área de atuação. Para isso, é possível fazer cursos de aperfeiçoamento, investir em software de gestão que otimize o seu trabalho, entre outros.

Ser organizada 

A organização é um quesito que não pode ser dispensado pelas mulheres no mercado imobiliário, visto que isso o ajuda a efetivar as atividades no ambiente corporativo. Uma dica que podemos dar é: seja pontual não só no trabalho, mas também nas reuniões. Além disso, tenha eficiência ao gerir a carteira de clientes, isso o ajuda entender melhor cada etapa do atendimento.

Outra dica que auxilia bastante na organização é ser uma pessoa dinâmica, sabendo se adaptar às diferentes situações. Isso faz mais sentido ainda quando nos deparamos com as constantes mudanças do setor de imóveis.

Investir em tecnologia 

Investir em tecnologia é um dos fatores primordiais para quem deseja atuar no ramo de imóveis, visto que ajuda a melhorar processos e diminuir o tempo que é empregado em cada atividade. Hoje, é possível contar com diversos sistemas tecnológicos que auxiliam as atividades das mulheres no mercado imobiliário. Continue a leitura para descobrir!

SITES IMOBILIÁRIOS 

Com o passar dos anos, as pessoas estão cada vez mais conectadas com o ambiente digital. Com isso, a forma como elas buscam por produtos e serviços também mudou de forma significativa. Hoje, é possível comprar uma roupa, alimento, eletrônico e até apartamentos sem sair de casa.

Por isso, é fundamental que você tenha um site imobiliário. Dessa forma, os leads o acharão com mais facilidade. Basta uma simples pesquisa na internet e pronto, lá está sua marca sendo vista por milhares de pessoas que estão em busca de comprar ou alugar um imóvel.

Se você está pensando que fazer um site pode ser difícil, está enganado. Com a ajuda de algumas plataformas, é possível montá-lo em apenas 5 minutos e com um baixo investimento. A partir disso, os seus leads conseguem visualizar, de forma rápida, as fotos e valores das propriedades que o interessam.

SOFTWARE DE GESTÃO 

Já pensou em gerir suas propostas e contratos de locação, tudo de forma online? Com ajuda de um bom software de gestão isso é possível. Seu papel é tornar o dia a dia do seu trabalho bem mais simples e prático, trazendo soluções inovadoras para as principais atividades da imobiliária.

Na sua área de atuação, você consegue encontrar aplicativos que integram diversas funções em um único sistema. O que torna possível, entre outras funções, gerar boletos, ter contratos personalizáveis, chat integrado às redes sociais e fazer relatórios financeiros.

Além disso, também dá a possibilidade de emitir Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (DIMOB), solucionar os problemas dos imóveis, acompanhar as renovações, fazer reajustes e revisões das propriedades, entre outros.

Características que dão destaque às mulheres 

Além da busca por uma formação técnica e capacitação constante, as mulheres no mercado imobiliário costumam ter algumas vantagens comportamentais. Por questões culturais, o público feminino acaba desenvolvendo algumas habilidades que são deixadas de lado pelos homens.

Claro que isso não é uma regra. Cada ser humano é único, assim como suas qualidades e defeitos. Desse modo, fica fácil perceber que qualquer pessoa é capaz de desenvolver essas habilidades.

O diferencial é que as mulheres parecem levar certa vantagem em alguns pontos. Por isso, confira a seguir 5 características femininas para se inspirar!

Atenção extra aos detalhes 

O sucesso na negociação de um imóvel está, muitas vezes, em pequenos pontos. A divisão da planta, a qualidade dos acabamentos, o estilo da construção.

Por terem um olho mais clínico para os detalhes, as mulheres conseguem perceber com facilidade essas características nos imóveis. Assim, elas são capazes de valorizar os pontos positivos com mais ênfase.

Essa mesma atenção permite que a corretora consiga antecipar os possíveis problemas que o cliente encontrará no imóvel, assim, ela é capaz de prever soluções para contorná-los.

Imaginação e criatividade 

É justamente nesse momento que entra o segundo ponto: a capacidade criativa das mulheres. Como nenhum imóvel é perfeito, se, mesmo ao construir uma casa, o morador se depara com aspectos negativos, imagine na compra de uma residência pronta?

O sucesso das mulheres nesse aspecto está na capacidade de buscar soluções criativas para valorizar aquilo que o cliente não gosta. Sugerir uma reforma, um novo uso para o ambiente ou até alguns truques de decoração costumam dar pontos extras.

Com a ajuda do olhar aguçado da corretora, fica mais fácil para o cliente imaginar como o imóvel pode atender às suas necessidades.

Compreensão do contexto 

O terceiro ponto leva em consideração um aspecto mais subjetivo das relações com os clientes: a capacidade de enxergar a dinâmica pessoal.

Cada cliente que chega a uma corretora traz consigo uma série de necessidades que precisam ser atendidas pelo imóvel. Nem sempre esses pontos são concretos e tangíveis. Algumas questões, como conforto e bem-estar não podem ser medidas com uma trena.

Por isso, as mulheres no mercado imobiliário levam vantagem ao perceberem, com mais facilidade, o que os clientes precisam e qual imóvel vai desempenhar essa função.

Habilidades de negociação 

A criatividade, sensibilidade e empatia femininas também colaboram para melhorar as habilidades de negociação. Afinal, de nada adianta saber identificar o imóvel certo para cada cliente se não houver sucesso no fechamento do negócio.

As mulheres ganham destaque na negociação porque, normalmente, têm mais jogo de cintura. O pensamento ágil e empático ajuda a contornar os empasses e buscar as melhores soluções.

Com essa atenção às suas necessidades, os clientes também ficam numa posição mais colaborativa, facilitando o processo como um todo.

Facilidade na comunicação 

As mulheres são mundialmente conhecidas por sua capacidade comunicativa. Enquanto muitos ainda veem essa habilidade de forma pejorativa, elas estão dominando o mercado com seu uso.

A postura aberta, proativa e sincera com que as mulheres constroem as relações com os clientes facilita, e muito, a comunicação. Quanto mais claras forem as trocas de informações, maiores serão as chances de sucesso.

Outro ponto importante é a construção de networking. As redes sociais são uma ótima ferramenta para encontrar clientes, manter contato e agilizar o processo de negociação.

As mulheres costumam ter uma presença mais ativa nos meios digitais e isso pode ser uma grande vantagem. Além da relação direta com o cliente, a comunicação constante permite que elas estejam sempre por dentro do que acontece no mundo.

Conhecer e entender a realidade da comunidade e as mudanças do cenário são atitudes que só trazem benefícios para as mulheres no mercado imobiliário.

Por essas e outras características, as mulheres vêm ganhando cada vez mais destaque no mercado imobiliário. E esse sucesso não se restringe apenas ao trabalho como empregadas! Os hábitos empreendedores também estão no DNA feminino.

Seja do sexo masculino ou feminino, você pode se beneficiar dessas habilidades para melhorar seu desempenho como corretor. Aproveite também para alavancar a sua carreira com o inGaia Corretor e tenha a melhor tecnologia em software e sites imobiliários do mercado.

E, se você quer inspirar outras pessoas a seguirem o exemplo das mulheres no mercado imobiliário, compartilhe esse post com seus amigos nas redes sociais!

 

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