Menu
Busca quinta, 04 de junho de 2020
(67) 99659-5905
NEGÓCIOS & CIA II

Diferença entre corretor e consultor de imóveis

09 maio 2020 - 06h00Por Ingaia

O setor imobiliário cresceu muito nos últimos tempos. Esse crescimento foi tão grande que, cada vez mais, surgem novas figuras e novas funções para atender as demandas desse mercado.

Hoje vamos falar um pouco mais sobre o consultor de imóveis. Se você acha que essa definição é apenas uma forma alternativa para chamar o corretor de imóveis, saiba que está muito enganado!

O fato é que muita gente confunde esses dois profissionais, que, apesar de terem algumas funções ligeiramente parecidas, têm trabalhos bem diferentes.

Então, para deixar clara a diferença entre eles, preparamos este artigo exclusivo para você! Ficou curioso? Leia o post até o fim e entenda como ambos trabalham de forma diferente!

O corretor de imóveis
O corretor de imóveis é o profissional com o qual estamos acostumados a lidar quando queremos adquirir um imóvel. Portanto, antes de falar um pouco sobre o que faz um consultor de imóveis, queremos reforçar qual é o papel do corretor.

Se fosse para resumir a função de um corretor, podemos dizer que ele é o responsável por prospectar novos imóveis e possíveis compradores para eles, ou seja, é um profissional extremamente ligado à parte prática do mercado imobiliário.

As habilidades que são exigidas para um corretor de imóveis envolvem a negociação, o relacionamento com os clientes e, principalmente, o domínio sobre as técnicas e as etapas de tudo que envolvem uma transação imobiliária.

Além disso, é de sua responsabilidade dar toda a assistência que for preciso para as visitas dos clientes aos imóveis, saber avaliá-los, analisar a sua localização bem como a sua arquitetura e todos seus pontos fortes e, também, cuidar de algumas demandas mais burocráticas — tal como as certidões e os contratos.

O consultor de imóveis
Já o consultor de imóveis — que também pode ser chamado de consultor imobiliário — é responsável pela parte mais teórica que envolve a dinâmica desse mercado.

Entre as suas responsabilidades estão pesquisar imóveis e tendências, assim como analisar e estimar quais são as oportunidades do mercado imobiliário. Em outras palavras, ele é o profissional que tem condições de dizer se o momento é favorável ou não para fazer uma transação imobiliária — ou seja, comprar ou vender qualquer tipo de imóvel.

Podemos dizer que a sua visão é bem mais abrangente e externa quando comparada com a que é exigida de um corretor de imóveis. Inclusive, as habilidades que são necessárias para esse tipo de profissional estão muito mais ligadas à parte estratégica e lógica, pois a sua principal entrega é a consultoria para construtoras, imobiliárias, corretores e clientes.

Portanto, o consultor imobiliário precisa saber fazer previsões de médio e longo prazo para que seus diagnósticos consigam orientar seus clientes da melhor maneira possível.

Fonte: www.ingaia.com.br

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL
Petrobras reajusta em 5% o preço do gás de cozinha
AVANÇO DA PANDEMIA
Brasil registra 1.349 mortes por coronavírus e bate novo recorde
PEDRO JUAN
Polícia encontra caminhonete de idoso desaparecido na fronteira
TEMPO
Quarta-feira nublada, ainda com possibilidade de chuva em Dourados
FRONTEIRA
Polícia procura por traficante que fugiu de hospital vestido de médico
CONGRESSO
Câmara aprova texto-base de MP que autoriza sorteios na TV aberta
CAMPO GRANDE
Mulher foge do filho de 19 anos armado com faca após discussão
BRASÍLIA
Após três dias, PM diz que vai apurar uso de cavalo por Bolsonaro
TJ/MS
Justiça determina que Detran cumpra nomeação de concursados para cargos
UM ANO
UEMS prorroga validade de Concurso Público para Professor

Mais Lidas

EPICENTRO
Casos de coronavírus "explodem" e Dourados registra recorde de confirmações
PANDEMIA
Novo epicentro, Dourados é a cidade com mais casos de coronavírus em MS
PANDEMIA
Comitê aponta surtos de coronavírus em dois pontos de Dourados
TRÁFICO DE DROGAS
Casal é preso após entreposto da droga ser fechado em Dourados