Menu
Busca quinta, 04 de junho de 2020
(67) 99659-5905
NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS

Dicas para avaliar um imóvel de forma justa

12 maio 2020 - 06h00Por Imóvel Web

Avaliar um imóvel não é tarefa simples. No entanto, é um procedimento fundamental! É importante destacar que toda e qualquer avaliação imobiliária requer conhecimento de mercado e bom senso para precificar a casa, terreno, apartamento, sítio, prédio ou estabelecimento comercial.

Ao contrário do que muitos pensam, avaliar um imóvel não é simplesmente estipular um valor de venda. Na verdade, essa atividade consiste em analisar o setor e as características do imóvel de forma profunda, a fim de chegar a uma conclusão sensata e compatível com o mercado. Essa etapa representa também um momento crucial para reforçar os laços de confiança entre o proprietário do imóvel e o corretor.

Quer saber como avaliar imóveis de forma justa? Então confira as dicas do site www.imovelweb.com.br

Fique por dentro do mercado imobiliário

O primeiro requisito para avaliar imóveis é conhecer profundamente o mercado local. O corretor deve estar por dentro do setor, ficar atento às constantes mudanças na área, saber quais os tipos de imóveis estão em alta, ter uma boa noção dos valores praticados na região, além de conhecer o setor de construção civil da cidade onde o imóvel está localizado.

Primeiro avalie o terreno e depois a edificação

Pesquise o valor de terrenos similares na região. Caso não seja possível, multiplique o valor médio do metro quadrado pelo tamanho do terreno. Uma boa alternativa para achar o preço base é conferir o IPTU do imóvel. Além disso, observe se o terreno avaliado está em uma posição privilegiada ou se possui declive acentuado, por exemplo.

Feito isso, avalie a edificação. Considere o estado de conservação, o acabamento, a arquitetura e o tempo de construção. Quanto mais antiga a construção, menor o valor de avaliação. Verifique também ruídos, infraestrutura do bairro, posição em relação ao sol, ventilação e vizinhança. Tudo isso pesa na hora de avaliar um imóvel!

Faça avaliações por comparação

Para avaliar um imóvel de forma justa e coerente é fundamental que o corretor conheça muito bem sua localização, além de conhecer bem todos os pontos positivos e negativos da edificação. Depois disso, é recomendável comparar o imóvel avaliado com outros parecidos.

Cumpre destacar que um corretor convencional só tem permissão para avaliar imóveis através do método comparativo. Para fazer avaliações técnicas é preciso ter o curso de Técnico em Avaliação de Imóveis, normalmente oferecido pelo Secovi Estadual.

Seja transparente e exponha seus critérios de avaliação

Muitas vezes, o cliente já tem uma avaliação prévia e um preço preestabelecido. Se isso acontecer, procure não contestá-lo. Caso o valor esteja muito acima do mercado, alerte-o com delicadeza e diga que ele pode enfrentar dificuldades para vender o imóvel.

Sugira a atualização da avaliação e deixe claros os critérios que serão utilizados. Prefira um tom ameno e uma linguagem acessível para conduzir o processo da melhor forma possível. Provavelmente o proprietário será receptivo aos seus conselhos se a sua abordagem for adequada.

Fonte: www.imovelweb.com.br

Deixe seu Comentário

Leia Também

SOLIDARIEDADE
TJ/MS inicia a Campanha do Agasalho 2020 em 27 municípios do Estado
BRASIL
Petrobras reajusta em 5% o preço do gás de cozinha
AVANÇO DA PANDEMIA
Brasil registra 1.349 mortes por coronavírus e bate novo recorde
PEDRO JUAN
Polícia encontra caminhonete de idoso desaparecido na fronteira
TEMPO
Quarta-feira nublada, ainda com possibilidade de chuva em Dourados
FRONTEIRA
Polícia procura por traficante que fugiu de hospital vestido de médico
CONGRESSO
Câmara aprova texto-base de MP que autoriza sorteios na TV aberta
CAMPO GRANDE
Mulher foge do filho de 19 anos armado com faca após discussão
BRASÍLIA
Após três dias, PM diz que vai apurar uso de cavalo por Bolsonaro
TJ/MS
Justiça determina que Detran cumpra nomeação de concursados para cargos

Mais Lidas

EPICENTRO
Casos de coronavírus "explodem" e Dourados registra recorde de confirmações
PANDEMIA
Novo epicentro, Dourados é a cidade com mais casos de coronavírus em MS
PANDEMIA
Comitê aponta surtos de coronavírus em dois pontos de Dourados
TRÁFICO DE DROGAS
Casal é preso após entreposto da droga ser fechado em Dourados