Menu
Busca quinta, 06 de maio de 2021
(67) 99257-3397
NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS

Como se preparar para o planejamento tributário imobiliário? Entenda!

15 abril 2021 - 11h25Por Ingaia

Não é novidade para ninguém que o Brasil é um país bastante burocrático e, embora estejamos experimentando mudanças governamentais positivas nesse sentido, as empresas ainda enfrentam uma série de complexidades em suas áreas de atuação. Por isso, saber como se preparar para o planejamento tributário imobiliário é tão importante.

As receitas com venda e aluguel de imóveis são extremamente variáveis e ricas em detalhes, o que faz com que pequenos erros internos ou mesmo discretas falhas nos processos organizacionais resultem em prejuízos que podem minar os seus lucros. Continue lendo o post e descubra como evitar que isso aconteça!

Qual a importância do planejamento tributário imobiliário?

Um bom planejamento tributário é essencial para empresas do mercado imobiliário, tendo em vista que, como dissemos acima, este é um setor bastante competitivo e burocrático. No entanto, por incrível que pareça, isso acaba sendo negligenciado ou até mesmo desconhecido por alguns gestores e profissionais do ramo.

Trata-se de um grave erro, uma vez que um bom planejamento tributário imobiliário pode evitar prejuízos severos e até mesmo ser uma excepcional fonte de oportunidades para que o seu negócio possa reduzir custos e melhorar seus resultados, especialmente em um país como o nosso, que possui uma das maiores cargas de impostos do planeta.

Como se preparar para o planejamento tributário imobiliário?

Agora que você já compreendeu a importância do planejamento tributário imobiliário, vamos dar algumas dicas úteis de como preparar isso na sua empresa. Acompanhe!

Conheça os principais tipos de tributação

Uma das mais importantes etapas ao se preparar para o planejamento tributário imobiliário é, logicamente, conhecer quais são os principais tipos de tributação que as empresas do ramo podem utilizar em nosso país. Em linhas gerais, podemos resumir as suas alternativas em Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

O Simples Nacional é um sistema compartilhado de arrecadação, ideal para empresários com despesas baixas e boas margens de lucro, enquanto o Lucro presumido define a base do cálculo do imposto através de uma alíquota presumida. Já o Lucro Real considera apenas o lucro líquido, sendo recomendável para grandes organizações com muitos gastos.

Saiba os riscos em um planejamento tributário

Fazer um planejamento tributário é algo recomendável para qualquer empresa, mas que pode trazer alguns riscos, sobretudo se você não souber ao certo em qual alternativa se enquadrar ou, principalmente, se cometer algum erro.

É muito importante considerar que essa é uma ação preventiva, ou seja, você não deve esperar algum problema ou ocorrência de fato gerar taxações. Sendo assim, vale valorizar o contador e os advogados da empresa, para que tudo seja feito de forma adequada.

Conte com ferramentas que possam auxiliar

Por fim, para fazer o melhor planejamento tributário imobiliário, você deve modernizar a sua atuação e contar com ferramentas que possam auxiliar nesse processo. Entre as melhores soluções disponíveis, podemos destacar sistemas que auxiliam no controle financeiro.

Essa é uma opção para auxiliar na gestão de contratos e centralização dos dados dos clientes, antevendo receitas e trazendo uma previsibilidade muito maior para o seu fluxo de caixa.

Como você pôde ver no post, o planejamento tributário imobiliário é extremamente importante e depende de uma série de pequenas ações, que o gestor estratégico não pode deixar de adotar para ter sucesso no mercado!

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Homem é preso com caminhonete e pistola na MS-164 logo após assalto
POLÍTICA
Senado Federal aprova penas mais duras contra crimes cibernéticos
APARECIDA DO TABOADO
Homem é esfaqueado ao tentar impedir mulher de sair para comprar drogas
IMUNIZANTE
Mais 628 mil vacinas da Pfizer chegam ao Brasil nesta quarta-feira
RIBAS DO RIO PARDO
Detetive particular já condenado é preso por dirigir embriagado após acidente
JUDICIÁRIO
Justiça Federal absolve ex-presidente Temer de envolvimento em 'quadrilhão'
COXIM
Homem agride filho e nora de vereador, quebra viatura e danifica loja
SELEÇÃO
Ibama é autorizado a contratar 1,6 mil funcionários temporários
NAVIRAÍ
Ambiental apreende armadilha de caça de animais silvestres de grande porte 
BRASIL
Bolsonaro veta prorrogação para entrega de declaração do Imposto de Renda

Mais Lidas

PANDEMIA
Decreto reduz toque de recolher em Dourados na semana do Dia das Mães
DOURADOS
Pancadaria em motel termina na delegacia com três pessoas detidas
REGIÃO
Mãe e filha são executadas em locais diferentes na fronteira
PONTA PORÃ
Vítima de execução na fronteira registrou boletim de ocorrência contra o namorado