Menu
Busca sábado, 24 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
ESCOLHA CERTO

Na hora de terminar a reforma, qual a melhor tinta: látex PVA ou látex acrílico?

30 outubro 2017 - 10h42Por Da redação

Antes de qualquer coisa é preciso entender que existe um tipo de tinta para cada tipo de superfície, por isso, a escolha da tinta adequada é essencial para uma pintura bem acabada e durável. As características das tintas são dadas pelo tipo, quantidade e qualidade das resinas e pigmentos que entram em sua composição. 

Sendo esses elementos que vão determinar as superfícies em que ela poderá ser aplicada e em que circunstâncias. A maioria das tintas usadas na construção civil é à base de látex PVA (acetato de polivinila) e látex acrílica (acrilato e metilmeta-acrilato).

As tintas látex são tintas feitas com vários tipos de resina termoplásticas tendo a água como base solúvel. 

Látex PVA

As tintas látex PVA são mais utilizadas nos ambientes internos, uma vez que possuem bom rendimento, qualidade e bom preço. As principais propriedades desse tipo de tinta são a facilidade de aplicação permitindo um alastramento na superfície e secagem rápida, boa resistência ao intemperismo e ao calor, facilidade de limpeza, com uso de água e sabão neutro, resistência ao mofo, boa retenção de cor, durabilidade.
 
Sua aplicação deve ser feita entre duas e três demãos. Também é ideal para quem não tem muita experiência com pintura. Outra dica é que a tinta não é adequada para áreas molhadas ou que possam receber chuvas constantes, e nem para recobrimentos de acabamento em alto brilho, como um corrimão, por exemplo.

Tinta látex acrílica

A tinta acrílica tem aspecto muito parecido com a tinta látex PVA, também é solúvel em água, porém sua formulação é feita com resinas acrílicas e metil metacrílicas, o que proporciona um produto de alta impermeabilidade e durabilidade. 

Esse tipo de tinta apresenta ótima retenção de cor, boa resistência a agentes químicos, podendo ser usadas em superfícies de cimento e argamassa, é impermeável à água, e especialmente resistente aos efeitos do tempo sendo eficaz para pinturas externas e em áreas molhadas da casa, como na cozinha e lavabo.

A aplicação deve ser feita entre duas e três demãos. Ela é fornecida nas versões fosca, semibrilho e acetinada, preste atenção ao comprar para garantir o tipo de acabamento final que deseja.
 
O acabamento fosco não tem brilho e ajuda a disfarçar defeitos e irregularidades nas paredes e tetos, proporciona assim uma aparência uniforme em grandes áreas, mas pode acumular mais sujeira, manchas e tem maior tendência à proliferação de algas e fungos, dependendo das condições do ambiente, além disso tende a ficar lustroso com mais facilidade que as tintas mais brilhantes.
 
Já o acabamento acetinado possui brilho intermediário entre o fosco e o semibrilho. Sua intensidade de brilho também tem a capacidade de disfarçar imperfeições da parede e, normalmente, é uma versão que garante aquele “toque de seda” muitas vezes descrito na própria embalagem da tinta. É um acabamento que permite boa resistência à lavabilidade, mofo e algas.
 
O acabamento semibrilho é o que proporciona maior brilho e reflexos intensos. Indicado para superfícies sem imperfeições ficando bem em portas, batentes e janelas. Antes, só existiam as versões à base de solvente, mas hoje em dia já são fabricadas tintas brilhantes à base de água.
Seu custo é superior ao da tinta látex PVA, porém, sua resistência e durabilidade justificam o investimento.
 
A aplicação é a mesma para ambos, mudando apenas a quantidade de água utilizada na diluição. Em média, no Látex PVA, a diluição é de 50% de água enquanto para a tinta látex acrílica, é de 10 a 30%. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CORUMBÁ
Homem é assassinado a golpes de faca no abdômen e na cabeça
POLÍTICA
Nelsinho Trad recebe do Dnit garantia de R$ 41,2 milhões para obras em MS
POLÍCIA
Homem é preso após subornar policiais militares com "corrente de ouro"
SAÚDE
Profissionais da maternidade do HU recebem curso sobre imunização
CAPITAL
Motorista de carro que bateu em carreta morre após parada cardiorrespiratória
TECNOLOGIA
WhatsApp agora permite silenciar conversas e grupos; veja como fazer
TRIBUNAL DO JURI
Sobrinho que matou tio a tiros em conveniência sai livre de julgamento
JUSTIÇA
Lote de habitação popular deve ser quitado com falecimento de beneficiário
REGIÃO
PF prende golpista que enviou molho de tomate a cliente que pagou por celular
BRASIL
Censo mostra que ensino a distância ganha espaço no ensino superior

Mais Lidas

DOURADOS
Acusado de matar mulher por asfixia no Canaã I é preso no Piratininga
TRÂNSITO
Moto invade preferencial, é atingida por caminhonete e dois ficam feridos na Marcelino
TRÁFICO DE DROGAS
Jovens que saíram de Dourados são flagrados com maconha no interior paulista
PONTA PORÃ
PF faz segunda maior apreensão de cocaína do ano em MS