Menu
Busca terça, 20 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
ARQUITETURA&DESIGN

Manta Térmica para telhado melhora conforto da casa e reduz custos

10 outubro 2017 - 11h56Por Da redação

Para garantir que sua casa tenha um conforto térmico, ele deve ser planejamento na etapa do projeto, pensando no melhor local de implantação que determina a orientação da construção em relação ao sol e aos ventos. Quando essa questão é possível garantir não somente conforto térmico, mas também acústico, além de reduzir custos e aumentar a eficiência energética da edificação.

Mas não é porque sua casa pode não ter sido projetada por um arquiteto que as coisas estão completamente perdidas. Há algumas soluções possíveis de minimizar os problemas de desconforto de temperatura. Uma das soluções é a tinta térmica, mas também há no mercado um produto chamado manta térmica ou subcobertura. Essa manta térmica é utilizada nos telhados e coberturas com o objetivo de resolver os problemas de conforto térmico no verão e no inverno.

Utilizada em grandes galpões industriais, silos e fábricas, e também, pode ser utilizada em residências, a manta térmica é composta por uma ou duas faces de alumínio, material com alto índice de reflexão e baixo índice de emissão de radiação térmica e por uma malha de reforço mecânico com alta estabilidade e durabilidade, isso faz com que aumente a vida útil da manta. 

Esses materiais em conjunto compõem uma barreira que dificulta a transferência do calor por radiação, ou seja, nos dias quentes, impede que as irradiações de calor cheguem ao ambiente, proporcionando um clima mais ameno, podendo reduzir a temperatura em até 5ºC no interior dos ambientes. No inverno, impede que o calor produzido no ambiente escape com facilidade, proporcionando temperatura agradável nos dias frios.

Economia

O equilíbrio da temperatura interna do ambiente reduz o gasto de energia com equipamentos como o ar condicionado e aquecedores. O consumo de energia com o ar condicionado, por exemplo, reduz em até 43%.

A manta térmica possui boa resistência à umidade, aumenta a impermeabilidade dos telhados, lajes e forros, impedindo assim possíveis infiltrações e goteiras, causadas por chuvas com vento, inclinações inadequadas, quebras e movimentações de telhas ou encaixes incorretos.

A manta térmica não sofre com o ataque de fungos e bactérias, nem de insetos e roedores. Uma característica importante é que ela é 100% reciclável. A maioria dos fornecedores garante que ela não propaga o fogo em caso de incêndios e curtos circuitos

Conforme as orientações dos fornecedores, se a manta for composta por uma camada de material acústico, como plástico bolha, garantirá a redução dos ruídos transmitidos para dentro do ambiente.

Deixe seu Comentário

Leia Também

JUDICIÁRIO
STF concede prisão domiciliar a detentos que têm filhos menores
ITINERANTE
Carreta da Justiça volta a atender cidades do interior em novembro
CAMPO GRANDE
Sem dar notícias desde domingo, homem é encontrado morto na cama
CHE TIEMPO GUARÉ
Assembleia concede Moção a desembargador que escreveu livro sobre histórias de Amambai
SEGOV
Decreto amplia luta contra a homotransfobia em Mato Grosso do Sul
REGIÃO
Quase metade do efetivo de policiais de cidade turística está com Covid-19
PANDEMIA
Brasil anuncia que vai comprar 46 milhões de doses da CoronaVac
COTAÇÃO
Em dia de instabilidade, dólar fecha em alta de 0,22% com foco na evolução da pandemia
CLIMA
Chuva fraca durante a tarde provoca queda de temperatura em Dourados
TRÁFICO
Motorista é preso com quase 2t de droga em caminhão na MS-164

Mais Lidas

IDENTIFICADO
Vítima encontrada sem vida em bairro de Dourados tinha 17 anos
ACIDENTE
Criança de 3 anos se afoga em piscina de clube e socorristas tentam reanimação
DOURADOS
Homem é encontrado morto em frente residência no Parque das Nações I
ACIDENTE
Identificadas vítimas de capotamento na BR-267