Para garantir que sua casa tenha um conforto térmico, ele deve ser planejamento na etapa do projeto, pensando no melhor local de implantação que determina a orientação da construção em relação ao sol e aos ventos. Quando essa questão é possível garantir não somente conforto térmico, mas também acústico, além de reduzir custos e aumentar a eficiência energética da edificação.
Mas não é porque sua casa pode não ter sido projetada por um arquiteto que as coisas estão completamente perdidas. Há algumas soluções possíveis de minimizar os problemas de desconforto de temperatura. Uma das soluções é a tinta térmica, mas também há no mercado um produto chamado manta térmica ou subcobertura. Essa manta térmica é utilizada nos telhados e coberturas com o objetivo de resolver os problemas de conforto térmico no verão e no inverno.
Utilizada em grandes galpões industriais, silos e fábricas, e também, pode ser utilizada em residências, a manta térmica é composta por uma ou duas faces de alumínio, material com alto índice de reflexão e baixo índice de emissão de radiação térmica e por uma malha de reforço mecânico com alta estabilidade e durabilidade, isso faz com que aumente a vida útil da manta.
Esses materiais em conjunto compõem uma barreira que dificulta a transferência do calor por radiação, ou seja, nos dias quentes, impede que as irradiações de calor cheguem ao ambiente, proporcionando um clima mais ameno, podendo reduzir a temperatura em até 5ºC no interior dos ambientes. No inverno, impede que o calor produzido no ambiente escape com facilidade, proporcionando temperatura agradável nos dias frios.
Economia
O equilíbrio da temperatura interna do ambiente reduz o gasto de energia com equipamentos como o ar condicionado e aquecedores. O consumo de energia com o ar condicionado, por exemplo, reduz em até 43%.
A manta térmica possui boa resistência à umidade, aumenta a impermeabilidade dos telhados, lajes e forros, impedindo assim possíveis infiltrações e goteiras, causadas por chuvas com vento, inclinações inadequadas, quebras e movimentações de telhas ou encaixes incorretos.
A manta térmica não sofre com o ataque de fungos e bactérias, nem de insetos e roedores. Uma característica importante é que ela é 100% reciclável. A maioria dos fornecedores garante que ela não propaga o fogo em caso de incêndios e curtos circuitos
Conforme as orientações dos fornecedores, se a manta for composta por uma camada de material acústico, como plástico bolha, garantirá a redução dos ruídos transmitidos para dentro do ambiente.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Pai e filho são presos após roubo a idoso com uso de arma de fogo

Mapa orienta exposição de produtos orgânicos em pontos de venda

Adolescente é apreendido por tentativa de homicídio após esfaquear colega de trabalho
Deputadas foram eleitas presidentes de 20% das comissões permanentes da Câmara

Outono traz ótimas opções para uma viagem inesquecível pelo Brasil
Relator do Orçamento 2025 projeta superávit primário de R$ 15 bilhões
LEGISLATIVO DE MSDeputados aprovam conversão de multa leve ou média em advertência
BRASILMaioria do STF mantém limite para deduzir gastos com educação no IR

Projeto voltado para alunos da Rede Municipal em Dourados abre inscrições
Menor é apreendido após esfaquear homem em fazenda
Mais Lidas

Empresário proprietário de papelaria morre em Dourados

Primeira base da PMR inaugurada em rota turística do Corredor Bioceânico homenageia ex-prefeito

Adolescente é flagrada com drogas dentro de escola em Dourados
