sábado, 24 de maio de 2025
Dourados
18ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Leia a coluna A Justiça e Você, da Amaerj

29 novembro 2012 - 12h06

#####.

Coluna A Justiça e Você



Usucapião familiar

Desde 16 de junho de 2011, famílias abandonadas por um dos cônjuges, por mais de dois anos, sem motivos específicos, passam a ter moradia assegurada pelo artigo 1.240-A, da Lei nº 12.424, que dispõe sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida. Esta mudança no Código Civil ficou conhecida como “usucapião familiar”.

Para garantir mais segurança a todos os envolvidos, o artigo contém diversas especificidades. Uma delas define que o imóvel urbano deve ter sido adquirido durante o relacionamento do casal, sendo propriedade de ambos ou de apenas uma das partes. Também é apontado o tamanho do bem, que deve ter o máximo de 250 metros quadrados.

Também especifica que o abandonado não pode possuir outro imóvel e nem ter sido beneficiado pela lei anteriormente. Além destes apontamentos, só podem entrar com pedido de usucapião familiar cidadãos que se separaram e/ou foram abandonados após a criação do artigo.

O cônjuge deve, ainda, ter permanecido na residência pelo período de dois anos ininterruptos e sem ter a oposição do ex-parceiro. Atendendo a estes requisitos, o abandonado passa a contar com o direito à posse do local de moradia para si e/ou sua família.

Com esta mudança na lei, cônjuges que deixam o lar com o intuito de não mais voltar, sem autorização judicial, passam a ter mais responsabilidade sobre seus atos, já que, anteriormente, o abandonado só tinha o direito de pedir o divórcio e eventual reparação de danos.


Esta coluna é um serviço de utilidade pública da Amaerj (Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro) e do jornal

Deixe seu Comentário

Leia Também

PROJETO DE LEI

Inclusão de remédios essenciais ao tratamento de autistas no Farmácia Popular é aprovada

Mulher denuncia compra indevida de passagem aérea no valor de R$ 5 mil em seu cartão de crédito
DOURADOS

Mulher denuncia compra indevida de passagem aérea no valor de R$ 5 mil em seu cartão de crédito

Cadela é resgata após horas presa em buraco de calçada
REGIÃO

Cadela é resgata após horas presa em buraco de calçada

Estado de São Paulo registra 44 casos de febre de oropouche
SAÚDE

Estado de São Paulo registra 44 casos de febre de oropouche

Três novos países adotaram restrições à importação de carne de aves brasileira
GRIPE AVIÁRIA

Três novos países adotaram restrições à importação de carne de aves brasileira

BELA VISTA

Boca de fumo é fechada e suspeito de comercializar drogas na modalidade "delivery" preso

OPORTUNIDADE

Agências de viagens e operadoras têm até 28 de maio para se inscreverem no Feirão Conheça o Brasil

TRAMITAÇÃO

Regras para a inclusão de pessoas neurodivergentes são aprovadas na Câmara

SAÚDE

Mobilização vacina profissionais da indústria em todo o país

DOURADOS

Internos da PED são flagrados jogando drogas pela janela

Mais Lidas

TRÂNSITO

Motorista cai com carro na BR-163 após passar por vão de viaduto em Dourados; veja vídeo

ESTUPRO DE VULNERÁVEL 

Vizinho é preso acusado de abusar menina de 5 anos em Dourados

DOURADOS

Após ser detida em posto de combustível mulher dá 'showzinho' em delegacia

FEMINICÍDIO 

Marido mata mulher com facada no pescoço durante discussão por jantar