Menu
Busca sexta, 30 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
DESTINOS

Herança cultural de colonizadores é marca de região catarinense

05 janeiro 2018 - 09h45Por Da redação

O Vale Europeu, em Santa Catarina, famoso por sediar grandes festas alemães, italianas e portuguesas, entre outras originárias da Europa, inclusive a maior festa alemã das Américas, a Oktoberfest de Blumenau, possui muitas outras atrações que vão da arquitetura típica à culinária, passando pelos roteiros de compras, as celebrações religiosas, o ecoturismo e turismo rural.

São roteiros que podem ser percorridos a pé, de trem ou de bicicleta, além de carro. O verão é uma excelente época para aproveitar e conhecer a cultura europeia, no Vale do Itajaí.

No Vale Europeu tudo remete ao velho continente. A arquitetura, os costumes, a gastronomia e até os dialetos que se ouve remetem aos colonizadores europeus. Em Blumenau, Pomerode, Brusque e Gaspar, a herança cultural alemã é predominante. Já em São João Batista, Rodeio e Nova Trento destaca-se a colonização italiana. Em quase todos os 49 municípios da região há festas que celebram as tradições dos imigrantes.

O turismo de compras é outra atividade marcante do Vale do Itajaí. Blumenau é o maior exemplo de destino que alia grandes eventos e atividades comerciais ao turismo cultural, religioso, de natureza e aventura. Os morros, vales, rios, cascatas e cachoeiras do Vale Europeu são um convite permanente para a prática de trekking, rapel, cascading, canionismo, mountain biking, voo livre e parapente.

Caminhar pelas estradas para descobrir as belezas naturais e a vida no campo é um dos prazeres de quem desbrava o Vale Europeu a pé. São 200 quilômetros de muita natureza, paz e harmonia, com paisagens e cenários que lembram as cidades da Europa. Um roteiro composto por nove municípios da região também pode ser explorado de bicicleta.

Aliás, pedalar pelas trilhas e estradas que interligam as cidades do Vale Europeu, outra herança dos imigrantes, é um dos passeios mais prazerosos de Santa Catarina. São 300 quilômetros de ciclovias e sete dias de pedaladas pernoitando cada dia em um local diferente. Em vários pontos, a paisagem é entrecortada por rios e cascatas. Rio dos Cedros faz parte do roteiro e chama a atenção com seus belos lagos cercados de montanhas.

As propriedades rurais de 12 municípios do Vale Europeu abrem as portas para receber os visitantes e oferecem hospedagem, atividades de lazer, pescarias, cavalgadas e trilhas, além de uma mesa farta de café colonial, produtos orgânicos e caseiros. As paisagens incluem casas de estilo enxaimel, moinhos, rodas-d’água, capelas e engenhos.

O Vale Europeu também oferece um roteiro religioso que passa pelos santuários, igrejas, capelas, oratórios e grutas da região. Em Nova Trento são mais de 30 instituições ligadas à fé católica. O Santuário Santa Paulina é dedicado à primeira santa brasileira. O Vale Europeu conta, ainda, com templos luteranos em Blumenau, Aurora, Presidente Nereu e Ibirama, além de uma igreja ucraniana, no município de Santa Terezinha.

Trem turístico

O passeio turístico, histórico e cultural de trem pelo Vale Europeu começa na estação Subida, distrito de Apiúna. No trajeto, os visitantes são contemplados com um túnel de 68 metros, um viaduto de pedra com dois arcos em estilo romano e 12 metros de altura, e uma passagem superior também em estilo romano.

Em seguida, a Maria Fumaça atravessa um profundo corte de 170 m de extensão. A ferrovia passa por um trecho preservado de Mata Atlântica até a Usina Hidrelétrica Salto Pilão.

Durante o passeio histórico, os passageiros ainda são contemplados com a paisagem do Rio Itajaí-Açú e suas corredeiras.

Deixe seu Comentário

Leia Também

JUSTIÇA
Salão deve indenizar cliente por serviço que causou calvície parcial
CAMPO GRANDE
Motorista de guincho denuncia transporte de carros roubados e 2 são presos
CLIMA FRESCO
Feriado prolongado em Dourados terá temperaturas amenas e máxima até 26°C
AGRONEGÓCIO
Em Dourados, ministra diz que MS é 'locomotiva' do Brasil
COTAÇÃO
Dólar tem queda nesta sexta, mas fecha outubro em alta de 2,13%
CRIME AMBIENTAL
PMA e Imasul orientam condutores sobre descarte de lixo em rodovias
LOTERIA
Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 52 milhões amanhã
INFORME PUBLICITÁRIO
Uma nova fase da sua vida começa aqui
CONCLUSÃO
Investigação aponta falha de piloto em acidente aéreo que matou cantor nascido em MS
CAMPO GRANDE
Exumação de corpo para mudança de jazigo deve respeitar período determinado

Mais Lidas

PANDEMIA
Menino de 5 anos é a primeira criança a morrer de coronavírus em MS
BRASIL
Acusado de matar ator Rafael Miguel e os pais é preso no Paraná
VILA VARGAS
Hotéis em distrito de Dourados eram utilizados como entreposto do contrabando
DOURADOS
Funcionário do CCZ é agredido a pauladas durante trabalho de fiscalização