Será exibido na quarta-feira (25/10), a partir das 19h30, o primeiro episódio da série documental "A Alma da Nossa Música - episódio 1 Marcelo Loureiro", com direção de Ana Carla Loureiro. O evento acontece no Cine UCI - Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande, e será apenas para convidados.
O documentário, viabilizado pelo Fundo de Investimentos Culturais - FIC-MS 2022, aborda a música fronteiriça sul-mato-grossense a partir do talento do multi instrumentista Marcelo Loureiro, um dos ícones da música instrumental sul-mato-grossense.
Marcelo vem se destacando no cenário musical nacional e internacional por emprestar arranjos sofisticados e contemporâneos para clássicos da polca, da guarânia e do chamamé, oferecendo uma nova roupagem para antigos sucessos desses gêneros musicais.
O filme é o primeiro projeto autoral da jornalista, roteirista e diretora de audiovisual Ana Carla Loureiro, que escolheu retratar a história do multiinstrumentista a partir de um roadie movie, um filme que viaja pelas cidades da infância do artista onde Marcelo construiu boa parte de seu repertório de músicas sul-americanas.
“A ideia desse filme nasceu durante a pandemia, quando fui à casa do Marcelo, que é meu primo, para ajudá-lo com a gravação de um vídeo. Na ocasião, ele me mostrou um arranjo que havia feito para “Mi Dicha Lejana”, composição de Emídio Ayala, música que nosso avô, Poty Loureiro, gostava muito. Marcelo me contou, então, que tinha uma imagem dele, ainda menino, tocando essa mesma guarânia com nosso avô, um músico autodidata que influenciou muito a carreira do Marcelo. Foi aí que sugeri de fazermos algo com aquele material”.
Ana Carla conta que, a partir daquele encontro, surgiu o projeto do filme e a proposta de fazer uma série de vídeos sobre músicos e músicas do estado que, nas palavras da diretora, “é um grande celeiro musical para o Brasil e para o mundo”.
A direção de fotografia do vídeo é de João Paulo Gonçalves, a direção de produção de Nayara Ferreira, o sound design de Adilson Fernandes Big e a montagem e finalização de Gladson Beda e Fabio Ferelli.
O documentário traz, também, dramatizações para ilustrar a história pessoal do músico. O destaque é a participação de Carmen Insfran, de 90 anos, paraguaia radicada no Brasil há mais de oito décadas. Tia Chola, como é carinhosamente conhecida entre a família Loureiro, interpreta a avó de Marcelo e de Ana Carla, Maria Arrua Loureiro, cunhada de Chola, que morreu no início da pandemia, aos 96 anos.
O vídeo, com 55 minutos de duração, traz, ainda, entrevistas com pesquisadores e músicos do Brasil e do Paraguai que falam sobre a influência platina na arte musical sul-mato-grossense, como Evandro Higa, Altamiro Martins, Rodrigo Teixeira, Romy Martínez e David Portillo.
As gravações do documentário aconteceram entre os meses de junho e julho deste ano e a equipe de filmagem percorreu seis cidades do estado: Campo Grande, Sidrolândia, Nioaque, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Bela Vista, e duas cidades do Paraguai, Bella Vista Norte e Assunção.
O projeto "A Alma da Nossa Música - Episódio 1 Marcelo Loureiro" também terá sessões exclusivas para estudantes da rede estadual de ensino, com bate-papo com o artista e representantes da equipe do projeto após a exibição.
Para minimizar o impacto ambiental gerado pela produção, o projeto viabilizou o plantio de 300 árvores nativas do cerrado, no município de Campo Grande, em parceria com a ONG "Mil Pelo Planeta".
O vídeo será disponibilizado via plataforma digital gratuita - Youtube, logo após a estreia, e poderá ser acessado gratuitamente. Para mais informações sobre o documentário, basta acessar a página do projeto no Instagram: @aalmadanossamusica.