sábado, 02 de março de 2024
Dourados
38ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
CULTURA

Livro que reúne histórias sobre o folclore de MS será lançado na terça

11 dezembro 2023 - 10h09Por Da Redação

O folclore e as suas figuras são uma ferramenta muito importante para a manutenção e a perpetuação de uma cultura. Foi por acreditar nisso que o médico e escritor Ewerton Carvalho, apaixonado por estudar o folclore de países do mundo todo, decidiu voltar seus olhos para o folclore de Mato Grosso do Sul, estado onde vive há 10 anos. A partir desses estudos surgiu o livro “Histórias & Histórias”, que será lançado na terça-feira (12), a partir das 19h30, na cafeteria Doce Lembrança. “A gente tem um folclore riquíssimo que acho que precisa ser mais explorado e mais divulgado”, defende o autor.

A obra reúne 11 histórias que se passam em cenários inspirados em várias regiões de Mato Grosso do Sul, com personagens do folclore local, como o Pé-de-Garrafa e o Nego do Rio, e com ícones de histórias famosas em versões regionalizadas. “Tem a história do Pé-de-Garrafa, que é um personagem folclórico do nosso interior, do Nego do Rio, que também é aqui da Região Centro-Oeste, que se assemelha a um homem meio sereio, protetor dos rios, das lagoas e das águas, e tem também algumas histórias com versões regionalizadas, que fui reescrevendo e reinventando, como a da Rapunzel do sertão. Como seria se a história da Rapunzel se passasse aqui? E a do João e o Pé de Feijão?”, explica Ewerton.

Uma história do livro retoma a mitológica cidade de Eldorado, conhecida por ser feita de ouro, agora como a Eldorado Pantaneira, e dá sua versão do porquê o Pantanal é alagado. Tem também a “ilha do não tesouro”, que mistura as conhecidas lendas de ilhas com tesouros escondidos com uma prática da época da Guerra do Paraguai. “Todo mundo conhece a ilha do tesouro, mas como seria uma ilha, que não é uma ilha, do não tesouro? Essa história é baseada nos enterros ou guardados. Durante a Guerra do Paraguai, as pessoas pegavam suas posses e enterravam, e muitas enterraram fortunas, outras enterraram coisas que tinham valor pessoal para elas, e não conseguiram voltar, ou porque morreram, ou porque as terras foram ocupadas, então existe a busca por tesouros escondidos naquela região até hoje”, detalha o escritor.

Outra história envolve a comunidade japonesa, com a gravura “A Grande Onda de Kanagawa” como pano de fundo. “Nossa cultura é tão miscigenada que ficamos sem saber de onde veio, é central, é nordestina, é do Sul, tem influência japonesa. E o folclore também ficou miscigenado, assim como a população do Estado” afirma o estudioso. “Ewerton Carvalho, autor experiente de vários romances e contos, faz uma homenagem à riqueza da tradição oral, às narrativas que têm sido passadas de geração em geração, aquecendo corações e incitando imaginações”, resume a crítica literária Ana Maria Bernardelli, responsável pelo prefácio da obra.
Ewerton Carvalho é médico cardiologista, nascido em Natal (RN), e mora em MS há cerca de 10 anos. Ele tem outros dois livros publicados, um sobre o primeiro vampiro e outro inspirado pelo personagem Sherlock Holmes. “Sempre gostei muito de ler, desde pequeno, e quando você pega o gosto não para mais. Como sempre fui apaixonado por personagens folclóricos, naturalmente me enveredei por esse caminho. As ideias começam a fervilhar e eu vou escrevendo, anotando, organizando. Tenho mais de 100 ideias catalogadas, das mais diversas possíveis”, finaliza.

Serviço: O livro “Histórias & Histórias”, do escritor Ewerton Carvalho, publicado pela Life Editora, será lançado amanhã, dia 12 de dezembro, a partir das 19h30, na cafeteria Doce Lembrança, localizada na Rua Dom Aquino, nº 2.055 – Centro. Entrada gratuita.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mídia pública amplia pluralidade no jornalismo, diz estudo
DIREITOS HUMANOS

Mídia pública amplia pluralidade no jornalismo, diz estudo

Após denúncia, homem que usava carro para traficar é preso
REGIÃO

Após denúncia, homem que usava carro para traficar é preso

REGIÃO

Para atender hemocentro regional de Dourados, Rede Hemosul convoca doadores de sangue

Wanessa Camargo é desclassificada do Big Brother Brasil 24
BBB

Wanessa Camargo é desclassificada do Big Brother Brasil 24

Violência contra mulher quilombola é dupla, diz líder comunitária
GERAL

Violência contra mulher quilombola é dupla, diz líder comunitária

CLIMA

Sensação térmica em Dourados atinge 40ºC neste sábado

SUSTENTABILIDADE

Seis em cada 10 brasileiros veem prejuízos de mudanças climáticas ao turismo

INTERNACIONAL

Jornalistas argentinos reagem a anúncio de fim da agência pública

FRONTEIRA

Veículo é recuperado após mulher furtá-lo se passando por colega de dono de lava-rápido

DOURADOS

Liandra da Saúde quer transparência na escala de médicos na UPA

Mais Lidas

CAMPO GRANDE 

Mulheres são encontradas espancadas e seminuas em rodovia

DESCAMINHO

Caminhão dos Correios com mercadorias contrabandeadas é apreendido em Dourados

DOURADOS

Justiça pede urgência em transferência de mulher internada em estado grave na UPA

NOVA ALVORADA DO SUL

Motorista de caminhão envolvido em acidente que matou família é preso