O município de Jateí acaba de montar o grande símbolo de sua tradição: A maior fogueira do Brasil tem 65 metros de altura e demorou cerca de um mês para ser levantada, obedecendo todos os padrões estabelecidos pelo Corpo de Bombeiros e demais organismos de segurança. Em homenagem a São Pedro – padroeiro do município – a verdadeira obra de arte esbanja imponência e é a marca da 45ª Festa da Fogueira, que acontece neste final de semana, de 1 a 3 de julho. A fogueira de Jateí é apontada como uma das maiores do mundo e está no livro dos recórdes mundiais (Guinnes Book) desde 2002.
Para esta edição de 2022, a organização da festa estima a presença de mais de 100 mil pessoas de toda a região e também de outros estados, já que o evento ganhou dimensão nacional com o passar dos anos, atraindo turistas e visitantes dos mais diferentes lugares do país. Este ano a edição é especial, pois a chama da tradição ficou apagada por dois longos anos, em função da pandemia de covid 19, que impediu eventos com aglomeração de pessoas. Agora, com a população vacinada, a festa volta a acontecer, nos moldes de super produção e presença de artistas e ícones da música nacional.
Nesta sexta-feira (1), o cantor Michel Teló faz o show principal, no sábado (2) - dia do acendimento da fogueira com espetáculo pirotécnico - é a vez da dupla Marcos e Belutto e no domingo, 3, o palco da festa recebe Luan Santana. Além dos shows musicais, a festa terá ainda rodeio, concurso de quadrilhas, parque de diversos e uma praça de alimentção com a mais diferentes opções gastronômicas.
Como ocorre desde 1.977, a realização da Festa da Fogueira é da Prefeitura de Jateí, evento encampado pelo então prefeito da época, José Jorge Leite – já falecido – que é pai do atual, Eraldo Jorge Leite, que está no comando do município pela quinta vez. Essa será a décima sexta vez que a Prefeitura realiza a festa tendo Eraldo como prefeito, sempre procurando aprimorar e projetar Jateí de forma positiva para o Brasil e o mundo, por meio da tradição e fé cristã.
Eraldo tem vistoriado os preparativos para a maior festa do município, conversando com os trabalhadores e demais pessoas envolvidas no processo de organização. Ele demonstrou seu otimismo para com a retomada do evento, afirmando que a Festa da Fogueira é um patrimônio cultural da população jateiense e que divulga o município além de suas divisas e movimenta sua economia. “Enquanto eu for prefeito e Deus me dar vida e saúde, seguirei o exemplo de meu pai – que apoiou a festa pela primeira vez -, continuarei a ser um instrumento para realizar ações que fortaleçam a nossa história e promovam o bem entre os homens e mulheres de boa vontade”, pondera Eraldo Leite.
LEGENDAS
1 - Vista do Parque da Fogueira, principal centro de eventos de Jateí, que recebe a 45ª Festa da Fogueira
2 - Michel Teló é a atração musical da Festa da Fogueira de Jateí nesta sexta-feira, com entrada franca
3 - Fogueira erguida em Jateí é a maior do Brasil e está no livro dos recórdes mundiais
Siga o Instagram da Prefeitura de Jateí
Deixe seu Comentário
Leia Também

Ministério lança campanha de combate à violência contra a mulher

Inscrições para mestrado profissional em Ensino em Saúde encerram em 10 de agosto

Jornalista divulga pesquisa sobre filho bastardo do imperador Pedro I
Brasil tem quatro aeroportos entre os mais pontuais do mundo

8ª Feira da Reme segue até a noite deste domingo no Parque dos Ipês
Vera Lúcia, do PSTU, registra de candidatura à Presidência no TSE
ECONOMIACaminhoneiros começam a receber benefício emergencial nesta terça
Homem é preso com arma e mais de 100 munições avaliadas em R$ 10 mil
POLÍTICASenadora Simone Tebet registra candidatura à Presidência no TSE
MARACAJUChefe registra sumiço de caminhoneiro que seguia viagem à Bahia
Mais Lidas

Mulher que morreu em acidente na BR-463 era agrônoma de Dourados

Agosto começa com quatro mortes por acidentes de trânsito em Dourados

Conselho de Agronomia lamenta morte de jovem agrônoma em acidente
