segunda, 15 de julho de 2024
Dourados
10ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
HAPPY HOUR

Documentário sobre o Heavy Metal de Campo Grande estreia no Dia do Rock

09 julho 2024 - 12h20Por Da Redação com FCMS

Em meio ao cerrado exuberante e às vastas planícies de Mato Grosso do Sul, uma história desconhecida ressoa nas profundezas dos amplificadores e nas cordas vibrantes das guitarras. “Barulho do Mato”, documentário dirigido pelo jornalista Lucas Arruda e a cineasta Mariana Sena, desvela a alma pulsante do heavy metal campo-grandense, com estreia marcada para o dia 13 de julho, Dia Mundial do Rock, na Plataforma Cultural, na avenida Calógeras, 3015, Centro da Capital. A entrada é gratuita e haverá show com a banda de Thrash Metal Katastrofe.

Este média-metragem mergulha na essência de uma cena musical que se mantém viva e vibrante através de riffs pesados e letras profundas. Uma jornada que promete não apenas evocar o saudosismo dos veteranos do rock, mas também apresentar este universo rebelde e fascinante às novas gerações.

“Campo Grande é uma cidade que tem pouca de sua memória documentada, não sei se é o reflexo de um estado jovem. E, na música, senti que faltava um documentário que falasse sobre o Metal”, reflete Lucas Arruda. “Cadê a história das bandas? Principalmente, as bandas antigas. Quem foi o primeiro a fazer? Como surgiu? A partir daí, conversei com alguns amigos do meio musical, como o Lelo, guitarrista do Katastrofe, com o Kão, artista que é do Punk, mas sempre esteve no rolê do Metal. E, aí foi nascendo o projeto até eu conseguir um investimento e iniciar a produção”, completa.

O documentário faz um recorte temporal que abrange as décadas de 1980, 1990 e meados dos anos 2000, uma era rica em nuances estilísticas e influências que moldaram a identidade do heavy metal no Estado. Bandas icônicas como Alta Tensão, Necroterium, Sacrament, Disharmonical Tempest, Katastrofe, No Name, Kreatures Dark e Haze são algumas das protagonistas desse enredo.

“Ter relatos se torna urgente, pois já perdemos alguns músicos e produtores do período, tal como materiais em vídeo que retratavam a época”, pontua Arruda, sublinhando a importância de registrar e preservar essas memórias antes que se dissipem.

Para Cátia Santos, diretora de fotografia e editora do documentário, capturar esses relatos têm sido um desafio envolvente. “Contar a história desse estilo, dentro de um Estado com uma presença musical predominantemente sertaneja foi um desafio e tanto. Nesse sentido, a fotografia e a edição são muito importantes em um trabalho tão complexo como esse, pois elas ajudam a interligar as histórias que construíram o nosso heavy metal”, comenta ela.

“Barulho do Mato” promete desvendar os desafios e conquistas dos roqueiros em um estado marcado pelo conservadorismo. Desde os obstáculos logísticos até as barreiras culturais, o vídeo explora a rica tapeçaria de influências que moldou a cena do heavy metal no coração do Mato Grosso do Sul, deixando um impacto duradouro no meio artístico.

Produzido pela Arruda Comunicação, o documentário “Barulho do Mato” conta com financiamento do FIC – Financiamento de Investimentos Culturais, da FCMS – Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, órgão vinculado à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), do Governo de Mato Grosso do Sul. Mais informações no Instagram @assessoriaarruda.

Serviço:

Lançamento do documentário “Barulho do Mato”

Data: 13 de julho (sábado)

Horário: às 19h

Local: Plataforma Cultural – Av. Calógeras 3015 – centro de Campo Grande

Entrada Gratuita

Deixe seu Comentário

Leia Também

Federação confirma confrontos das quartas de final do Estadual Sub-20
FUTEBOL

Federação confirma confrontos das quartas de final do Estadual Sub-20

Morre pedagoga que sofreu acidente ao deixar evento de motos
PARAÍSO DAS ÁGUAS

Morre pedagoga que sofreu acidente ao deixar evento de motos

CBF agenda sorteio da Copa do Brasil para quinta-feira
FUTEBOL

CBF agenda sorteio da Copa do Brasil para quinta-feira

MERCADO FINANCEIRO

Dólar ameniza alta e fecha em R$ 5,44, após atentado contra Trump

Funcionários de fazenda fazem fogueira para salvar gado do frio
IGUATEMI

Funcionários de fazenda fazem fogueira para salvar gado do frio

CUIDADO

Golpe tem mensagem falsa sobre restituição do IR; como evitar

JARDIM

Ação conjunta apreende 1,7 tonelada de maconha após traficante fugir

CAMINHOS LITERÁIOS

TJ/MS promove cultura entre adolescentes em medida socioeducativa

COOPERATIVISMO

Inscrições para o Fundo Social da Sicredi Centro-Sul MS/BA encerram dia 19 de julho

ITAPORÃ

Policial penal preso com drogas tem flagrante convertido em preventiva

Mais Lidas

OPORTUNIDADE

Com recrutamento noturno, indústria abre 400 vagas de trabalho em Dourados

MS

Inscrições para o Curso de Libras EAD Nível I do 2º Semestre abrem dia 15 de julho

DOURADOS

Dupla acusada de furtar comércios e deixar prejuízo estimado em R$ 100 mil a empresários é presa

DOURADOS

Ministro admite atraso e prevê projeto de novo terminal do Aeroporto concluído até fim de julho