No dia 22 de agosto, Dourados recebe o lançamento oficial do documentário “Viva a Capoeira – A História do Mestre Guerreiro”, produção que registra a trajetória pessoal e profissional de Mário Alves dos Santos, o Mestre Guerreiro, e sua contribuição para a preservação e difusão da capoeira em Dourados e região.
O evento será realizado no Espaço Cultural Casulo e deve reunir importantes mestres capoeiristas de Dourados e região, além de amigos de Mestre Guerreiro de diferentes estados brasileiros. A programação será gratuita e aberta à comunidade.
Além da exibição pública do documentário, o evento terá uma atividade especialmente voltada às pessoas que atuam com a capoeira: um curso de elaboração de projetos culturais, destinado a mestres, contramestres, professores, instrutores e demais interessados em desenvolver ações culturais relacionadas à capoeira.
A proposta é oferecer conhecimentos práticos para que os participantes possam elaborar projetos e buscar recursos por meio de editais e políticas públicas de fomento à cultura. A iniciativa pretende contribuir para que mais profissionais da capoeira tenham condições de desenvolver projetos sociais, culturais e educativos, levando essa manifestação cultural a crianças, jovens e comunidades.
Dessa forma, o evento busca não apenas celebrar a história construída por Mestre Guerreiro, mas também contribuir para a continuidade de seu legado. Durante 40 anos de atuação em Dourados, ele utilizou a capoeira como instrumento de formação humana e transformação social, oferecendo, inclusive, aulas gratuitas em bairros populares e alcançando centenas de crianças e adolescentes.
Documentário emocionou público em pré-lançamento
O documentário “Viva a Capoeira – A História do Mestre Guerreiro” teve seu pré-lançamento no dia 20 de junho, durante as comemorações dos 76 anos de Mestre Guerreiro. Após a exibição do curta-metragem, o mestre agradeceu, emocionado, à equipe responsável pela produção.
A apresentação também emocionou alunos da Associação de Capoeira Baiana, mestres, contramestres, ex-alunos e amigos presentes. De forma sensível, o documentário mostra como Mestre Guerreiro dedicou quatro décadas de sua vida ao ensino da capoeira, entendendo essa prática não apenas como esporte, mas como instrumento de educação, saúde, cultura e formação cidadã.
Ao longo dessa trajetória, Mestre Guerreiro enfrentou o preconceito e a discriminação racial contra uma manifestação profundamente ligada à história e à cultura afro-brasileira. Seu trabalho ajudou a demonstrar que a capoeira pode contribuir para a saúde física e mental, fortalecer valores como respeito, disciplina e responsabilidade e oferecer novas perspectivas para crianças e jovens.
Por meio de projetos sociais e aulas gratuitas realizadas em diferentes bairros de Dourados, seu trabalho alcançou centenas de crianças e adolescentes, muitos deles hoje adultos. Parte dessas histórias é recuperada no documentário por meio de depoimentos de ex-alunos e alunos, além de mestres capoeiristas reconhecidos nacional e internacionalmente.
A estreia oficial, no dia 22 de agosto, será uma oportunidade especial para quem fez parte dessa trajetória. Ex-alunos de Mestre Guerreiro, capoeiristas, familiares, amigos e toda a comunidade estão convidados a assistir ao documentário e conhecer uma história que também faz parte da memória cultural de Dourados.
Para quem atualmente trabalha com a capoeira, a programação terá ainda um significado adicional: a oportunidade de adquirir conhecimentos para desenvolver novos projetos e ampliar o alcance de suas ações. A proposta é fazer com que o legado de Mestre Guerreiro continue vivo, formando novas gerações e utilizando a capoeira como instrumento de cultura, educação e transformação social.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Mato Grosso do Sul registra 9.961 casos confirmados de chikungunya

Homem que matou em plena luz do dia é condenado a 20 anos

Aluna que sofreu constrangimento em autoescola será indenizada

Ex-presidiário é baleado em confronto e socorrido ao Hospital da Vida

Desemprego cai em 13 estados no 2º trimestre de 2026, diz IBGE

Criança de 5 anos morre afogada durante comemoração de aniversário

Dólar sobre e vai a R$ 5,21 e Ibovespa tem 9ª queda seguida

Homem perde R$ 6 mil em golpe durante negociação de veículo

CBF define datas e horários das rodadas 25 e 26 do Brasileirão

Mulher se esconde em banheiro após ser espancada pelo marido
Mais Lidas

Contribuinte em débito terá 100% de desconto nos juros e multas para ficar em dia

Após prender dois, polícia procura piloto e mandante do assassinato de jovem em Dourados

Grupo é alvo da PF por contrabando de cigarros e pneus estrangeiros em MS

A exibição pública de "Viva a Capoeira" será em 22 de agosto, junto a curso gratuito voltado a mestres, contramestres, professores e instrutores de capoeira - Crédito: Divulgação