domingo, 19 de janeiro de 2025
Dourados
23ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
HAPPY HOUR

Bienal do Livro de Mato Grosso do Sul será em homenagem a Manoel de Barros

26 dezembro 2024 - 14h56Por Da Redação, com FCMS

Mato Grosso do Sul vai ganhar o primeiro evento literário de grande porte. É a “Bienal do Livro de Mato Grosso do Sul”, que terá a sua primeira edição realizada entre 04 e 12 de outubro de 2025, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. O poeta Manoel de Barros, escritor pantaneiro de reconhecimento internacional que completaria hoje 108 anos, será o homenageado do evento. A “Bienal do Livro de Mato Grosso do Sul” será organizada pelo Instituto Imole e terá o patrocínio do governo do Estado de Mato Grosso do Sul e do governo federal do Brasil. “Pretendemos que a ‘Bienal’ se consolide como um importante instrumento de fomento ao fortalecimento das políticas públicas voltadas ao livro e à leitura em Mato Grosso do Sul ao estimular o hábito da leitura e incentivar a formação do público leitor”, ressalta Eduardo Riedel, governador do Estado.

A “Bienal do Livro de Mato Grosso do Sul” apresentará uma programação cultural diversificada, centrada no livro e na leitura. O evento contará com conferências de escritores nacionais, internacionais e regionais, homenagens, lançamentos e comercialização de livros, mostra de audiovisual, gastronomia de identidade, exposições, seminários e oficinas. Além disso, incluirá atividades artísticas complementares, como teatro, música, dança, cinema e artes visuais.

A programação da “Bienal” será voltada para a celebração do livro e da literatura e terá um recorte multifacetado. “Nosso objetivo é que a primeira edição da ‘Bienal’ ofereça ao público um encontro com a literatura em suas múltiplas dimensões. O evento também irá promover interações com outras formas de arte e cultura, criando um ambiente cultural rico e inspirador para todos os participantes”, afirma Marcelo Miranda, secretário de esporte, turismo e cultura de Mato Grosso do Sul.

A “Bienal do Livro de Mato Grosso do Sul” terá ações voltadas à educação, com o intuito de valorizar os estudantes e professores das escolas públicas e particulares. Os alunos e o público em geral vão participar de debates e seminários literários e serão estimulados à criação literária. “É importante também o fato de que o público terá contato com grandes nomes da literatura nacional e durante a ‘Bienal’ também haverá descontos atrativos para adquirir livros diretamente com livrarias, livreiros, editoras e distribuidoras”, garante Eduardo Mendes, diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

O evento literário também irá valorizar a diversidade cultural brasileira, incentivar o turismo cultural na capital Campo Grande, gerar intercâmbios entre escritores, editoras, livreiros, estudantes e o público em geral. Segundo os coordenadores da “Bienal”, Carlos Porto e Pedro Ortale, o objetivo irá ampliar o acesso à população e atrair um público variado por meio do uso de tecnologias inovadoras e interativas. Eles afirmam também que a “Bienal” vai colocar Mato Grosso do Sul na agenda nacional de importantes eventos culturais, literários e turísticos. “A Bienal nasce sob o signo da integração. Nesse sentido, o evento contará com a participação de escritores e representantes de editoras do Paraguai. Está sendo articulado também a presença de representantes do Sistema Nacional de Bibliotecas da Colômbia para participação de um ‘Seminário Bibliotecas Públicas’”, finalizam Porto e Ortale.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Homem é morto a golpes de machado; irmã e sobrinho são suspeitos
AQUIDAUANA

Homem é morto a golpes de machado; irmã e sobrinho são suspeitos

EDUCAÇÃO

IFMS abre inscrições para cursos de graduação em 10 municípios

Missionária de Mato Grosso do Sul morre de malária na África
SAÚDE 

Missionária de Mato Grosso do Sul morre de malária na África

PARAGUAI

Identificado terceiro homem morto em confronto em jogo de futebol

Morre Léo Batista, a 'voz marcante' do jornalismo brasileiro
LUTO

Morre Léo Batista, a 'voz marcante' do jornalismo brasileiro

HISTÓRIA

Editora recebe textos para compor três livros sobre 20 anos da UFGD

CAARAPÓ

Polícia Civil prende em flagrante autor de furtos em ótica

ECONOMIA

Bolsa Família reduz morte de pessoa com transtorno mental, diz estudo

REGIÃO 

Duas partidas fecham hoje a 1° rodada do Estadual de Futebol

OPORTUNIDADES

Funtrab começa semana com quase cinco mil vagas de emprego

Mais Lidas

BARBÁRIE

Após estuprar a avó de 76 anos, homem é preso entre Dourados e Itaporã

DOURADOS

Anac libera pista do Aeroporto para aviões particulares de grande porte

VIOLÊNCIA

Acusado de roubar e sequestrar mulher em saída de casa noturna é preso em Dourados

INFRAESTRUTURA

Licitações do Fonplata são suspensas em Dourados