terça, 14 de janeiro de 2025
Dourados
27ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
HAPPY HOUR

Artesanato brasileiro é destaque na ExpoArtesanias

09 dezembro 2024 - 15h59Por Da Redação com FCMS

O artesanato brasileiro está se destacando na ExpoArtesanias, maior feira de artesanato da América Latina, que está sendo realizada em Bogotá (Colômbia). Prova disso é o número expressivo de vendas dos itens brasileiros na exposição. Em apenas cinco dias, 50% da coleção apresentada no estande brasileiro já foi comercializada. Os produtos estão sendo elogiados pela diversidade cultural e pela qualidade das peças apresentadas.

Por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), vinculado ao Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), e em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que idealizou o pavilhão, mais de 240 peças estão expostas por cerca de 104 artesãs, representando todas as regiões do Brasil.

A iniciativa tem como objetivo promover o talento das artesãs brasileiras e impulsionar a comercialização de produtos sustentáveis e culturalmente ricos no mercado internacional. “Esse número expressivo de vendas reforça a importância do trabalho desenvolvido no Programa do Artesanato Brasileiro e, sobretudo, pelas artesãs de todo o Brasil. O nosso papel é impulsionar e promover esse trabalho”, ressaltou o Ministro do MEMP, Márcio França.

A artesã Márcia Lima destacou a importância da participação brasileira na ExpoArtesanias: “A minha visão sempre foi que a gestão pública, as entidades que são envolvidas com o artesanato deveriam ter esse trabalho de valorização, e hoje eles estão fazendo muito bem. Esse é um exemplo do que é valorizar o artesanato”.

As peças do estande brasileiro, que combinam técnicas ancestrais com inovação, têm chamado a atenção dos visitantes pela originalidade. “Nosso estande é lindo, bem diferente do conjunto da feira. Isso está fazendo a diferença para atrair o público e fechar negócios”, ressaltou Marco Aurélio Pulcherio, Operador Logístico e Comercial da o pavilhão brasileiro.

Além de destacar o trabalho manual das artesãs, a participação na feira também reforça o compromisso do Governo Federal em valorizar e dar visibilidade às comunidades artesãs. Com 104 mulheres envolvidas na produção das peças expostas, o projeto reflete a riqueza cultural e a diversidade do Brasil, conectando os saberes tradicionais a novas oportunidades de mercado.

A ExpoArtesanias segue até o dia 17 de dezembro, e o estande brasileiro continua sendo uma parada obrigatória para os visitantes que desejam conhecer um pouco mais da arte e do talento nacional.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PARAGUAI

Policial com mandado de prisão em aberto é executado por pistoleiros

PEDIDO DO STF

Bolsonaro diz que e-mail já é convite formal para posse de Trump

AMAMBAI 

Homem é encontrado morto em área de vegetação na fronteira

SAÚDE

Preso na Capital, Chiquinho Brazão pede ambulância para cateterismo

NOVA LIMA

Homem envolvido em latrocínio de policial militar é morto a tiro

BRASIL

Nova fiscalização de Pix reduz chance de malha fina, diz Receita

COXIM

Trabalhador rural que morreu esmagado por trator tinha 62 anos

OPORTUNIDADE

Novo leilão da Receita tem de PlayStation 5 por R$ 100 e até diamante

DEODÁPOLIS

Homem ferido em conveniência é socorrido, mas morre em hospital

ANTÔNIO JOÃO

Prefeitura abre processo seletivo com salários de até R$ 10 mil

Mais Lidas

DOURADOS

Motorista envolvido em acidente que matou jovem deve se apresentar à polícia nesta segunda

BR-262

Jovem morre após capotar veículo próximo a distrito

DOURADOS

Jovem morre em acidente após ser atingido por carro; motorista foge do local

POLÍCIA

Mulher é vítima de assalto e sequestro após sair de casa noturna em Dourados