Menu
Busca domingo, 25 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
GLAUCOMA

Glaucoma? Dá para prevenir!

15 dezembro 2017 - 12h50Por Da redação

Uma doença silenciosa e menos conhecida que atinge 2% dos brasileiros acima dos 40 anos. Isso significa que um milhão de pessoas no país apresentam o glaucoma. A situação passa a ser ainda mais preocupante por conta de uma pesquisa realizada pela Ibope, com mais de duas mil pessoas, a pedido da Sociedade Brasileira de Glaucoma.

Os dados concluíram que cerca de 50 milhões de brasileiros acima de 16 anos de idade nunca foram ao oftalmologista. Quase 1/3 dos entrevistados com mais de 40 anos desconhece completamente o glaucoma e 13% não sabem que o problema pode causar cegueira.

Essa doença está relacionada à pressão ocular. Conforme explica Dr. Renato Neves, médico oftalmologista e diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, quanto maior a pressão, maior a chance de lesão no nervo óptico e consequente perda de campo visual.

"Essa perda de visão é evitável se o problema for diagnosticado no início. Porém, muitas vezes as pessoas só reparam nessas áreas cegas depois que o nervo óptico já sofreu grande dano. Quando todo nervo é destruído, ocorre a cegueira". 

O glaucoma acomete pessoas com mais de 60 anos na maioria das vezes e também pessoas com miopia, histórico familiar de glaucoma, lesões oculares prévias, histórico de anemia aguda e negros.

Existem dois tipos principais de glaucoma: o crônico de ângulo aberto (mais comum) e o de ângulo fechado. O primeiro ocorre por conta do envelhecimento e costuma prejudicar a visãode forma tão indolor e gradual que a pessoa só percebe o problema quando o nervo óptico está bastante lesado.

Outro tipo menos comuns de glaucoma é o crônico de ângulo fechado (quando ocorre um fechamento gradual e indolor do ângulo), que acomete mais pessoas de origem africana ou asiática. Há ainda outros tipos raros da doença, como o glaucoma congênito e o juvenil, que aparece em crianças e adultos jovens.

O especialista orienta que pacientes com menos de 40 anos devem fazer exames a cada dois anos.

"Entretanto, as visitas ao oftalmologista passam a ser anuais se houver na família outros casos de glaucoma, se tomar medicamentos esteróides, tiver acima de 50 anos, ascendência africana ou asiática ou se já sofreu alguma lesão ocular grave", completa.

É importante ressaltar que o glaucoma leva à cegueira e essa lesão normalmente é irreversível. O uso de colírios, remédios e cirurgias podem prevenir ou bloquear o aparecimento de mais lesões.

Possíveis tratamentos 

Medicamentos

Uso de colírio aplicado várias vezes ao dia, às vezes combinado com medicações ingeridas via oral. "Eles diminuem a pressão ocular, retardam a produção do humor aquoso (líquido que circula no interior do olho) e melhora o fluxo que sai pelo ângulo de drenagem", explica Dr. Renato.

Cirurgia a laser

No caso de glaucoma de ângulo aberto, o próprio ângulo de drenagem é tratado (neste caso, o laser aumenta o dreno e controla a pressão). Se for o glaucoma de ângulo fechado o laser se encarregará de criar um furo na íris (iridotomia) para melhorar o fluxo de humor aquoso para o ângulo de drenagem.

Cirurgia convencional

Controla o glaucoma criando um novo canal de drenagem, de forma que o humor aquoso sai do olho e a pressão intraocular baixa.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

TINDER ELEITORAL
Plataforma ajuda a escolher e acompanhar vereadores para eleições
PANDEMIA
China reabilita frigoríficos de MT e MS suspensos por Covid-19; um é em Dourados
CONDENADO
Médium João de Deus foi internado no Sírio Libanês, em Brasília
CULTURA
Municípios têm até segunda para assinar adesão à lei Aldir Blanc
CULTURA
Livro sul-mato-grossense é um dos finalistas do Prêmio Jabuti
PESQUISA
Fóssil achado em MG pode revelar novidades sobre dinossauros
QUEIMADAS
Corpo de Bombeiros começa a desmobilizar equipes da "Operação Pantanal II"
CAMAPUÃ
Após perseguição, veículo é apreendido com mais de 1t de maconha
SESSÃO REMOTA
Senado vai fazer sessão especial em homenagem aos médicos nesta segunda
POLÍTICA
Senadora Soraya Thronicke é condecorada com Ordem do Mérito Aeronáutico

Mais Lidas

DOURADOS
Acusado de matar mulher por asfixia no Canaã I é preso no Piratininga
TRÂNSITO
Moto invade preferencial, é atingida por caminhonete e dois ficam feridos na Marcelino
TRÁFICO DE DROGAS
Jovens que saíram de Dourados são flagrados com maconha no interior paulista
PONTA PORÃ
PF faz segunda maior apreensão de cocaína do ano em MS