Menu
Busca quinta, 29 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
RICOS EM VITAMINA C

Frutas com vitamina C entre outros alimentos, ajudam no combate do colesterol ruim

04 dezembro 2017 - 09h48Por Da redação

Ter uma alimentação saudável é fundamental para controlar o colesterol alto (LDL). Para isso, é preciso seguir uma dieta à base de verduras, frutas, carnes brancas, fibras, azeite de oliva e hortaliças. Alguns alimentos, como abacate, peixes e laranja, colaboram na redução do alto colesterol e contribuem para o aumento do bom colesterol (HDL).

A nutricionista e consultora da Coordenação Geral da Política e Alimentação e nutrição (CGPAN), do Ministério da Saúde, Ana Carolina Feldenheimer, explica quais são os alimentos que devem ser evitados. 

“O ideal é controlar o consumo de alimentos gordurosos, como carnes vermelhas, leite integral, queijos amarelos e frituras. É importante prestar atenção na maneira como os alimentos são preparados, dando preferência para alimentos cozidos e assados. Sempre que possível evitar o consumo de produtos processados, alimentos com um alto teor de gordura, açúcar e sódio”, alerta.

As frutas também auxiliam no combate do alto colesterol. Goiaba, kiwi, morango, laranja contêm vitamina C e são aliadas da saúde do coração, pois evitam a formação de placas de gordura. “O abacate, por exemplo, beneficia combate do alto colesterol. Ele é rico em gordura monoinsaturada e auxilia o aumento do bom colesterol. As frutas fontes de vitamina C têm substâncias antioxidantes, que auxiliam na diminuição dos níveis de colesterol ruim, pois limitam a absorção do colesterol no intestino”, explica a nutricionista do Programa de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Maria da Penha Campos.

Os alimentos ricos em fibras insolúveis, como aveia, granola e linhaça melhoram a circulação e inibem a absorção de gordura. “A aveia contém uma fibra solúvel, que retarda o esvaziamento gástrico e promove a sensação maior de saciedade no organismo. Além de atuar no controle da glicemia. A linhaça é um dos alimentos mais ricos em ômega 3”, enumera.

As nozes e castanhas também possuem grande quantidade de antioxidantes, responsáveis por combater o envelhecimento celular e prevenir doenças coronárias. “A arginina, presente em boas quantidades nestas sementes, atua como importante vasodilatador, contribuindo para a redução do risco de desenvolvimento de doenças coronarianas”, finaliza.

Além de alimentação, a prática regular de atividade física traz benefícios para todos os indivíduos, independentemente da situação de saúde e patologias associadas. “A atividade física auxilia na manutenção dos níveis de colesterol. Isso sem contar com a manutenção do peso saudável”, finaliza a nutricionista e supervisora, Ana Carolina Feldenheimer.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Jovem é abordado e confessa trabalhar com ‘disk-droga’
ECONOMIA
Receita começa hoje a enviar cartas a contribuintes na malha fina
CIDADES
Detran dá início a obras de sinalização viária em oito municípios de MS
INFORME PUBLICITÁRIO
Reforço na União Pneus garante maior resistência para trabalhos no campo
ELIMINATÓRIAS
Após lesão de Fabinho, Allan está convocado para a Seleção Brasileira
DEEP CAUGHT III
Operação mira novamente pedofilia na internet em MS
DOURADOS
Dono de lanchonete reage e consegue tirar faca de assaltante
LEGISLATIVO DE MS
Pautados para a Ordem do Dia desta quinta-feira quatro projetos
DOURADOS
Homem morre no Hospital da Vida cinco dias após queda de moto
BR-267
Jovem é flagrada transportando droga presa ao corpo em MS

Mais Lidas

DOURADOS
Enquanto filma chuva, interno mostra ‘plantação’ de maconha em cela da PED
BR-463
Homem para carro em bloqueio, desce atirando e morre em confronto com a polícia
PANDEMIA
Menino de 5 anos é a primeira criança a morrer de coronavírus em MS
PROCURADO
Acusado pela morte de ator falsificou documento e disse ter nascido em MS