Menu
Busca quinta, 22 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
PASSOS

Fortaleça sua saúde mental com apenas seis dicas

05 janeiro 2018 - 11h21

A chegada de um novo ano é o momento ideal para definir objetivos para os próximos dias que vem pela frente. Normalmente, metas como ‘ir à academia’, ‘fazer mais exercícios’, ‘alimentar-se melhor’ ganham destaque nas listas de ano novo de muitos. Todavia, além da saúde física, dedicar tempo e disposição à saúde mental também é fundamental para uma vida feliz.

Seis dicas compravadas pela ciência, ajudarão a fazer com que você tenha uma vida mental saudável e próspera ao longo de seu 2018.

1. Dê trégua às dietas

Se o seu objetivo é emagrecer, tire de sua lista quaisquer restrições alimentares exageradas. Conforme demonstram pesquisas, dietas restritivas não vão te deixar mais magro. Pelo contrário, a longo prazo, elas acabam gerando um aumento de peso.

Além da obsessão pela massa corpórea, pessoas que possuem imagem negativa sobre o próprio corpo tendem a evitar eventos sociais, relações íntimas e a praticar exercícios. Elas também têm maior probabilidade a desenvolver depressão, ansiedade e outros problemas de saúde mental.

Por outro lado, pessoas que se dão bem com seus corpos, independentemente de seu peso, costumam apresentar uma vida mental mais positiva, um melhor funcionamento sexual (e mais orgasmos!) e relações românticas mais felizes.

2. Coma brócolis

Sua mãe já dizia e agora a ciência reafirma: coma legumes e verduras. Pessoas que adicionam frutas e vegetais na alimentação têm menores níveis de depressão. Folhas verdes e vegetais, como brócolis, couve-flor, couve e repolho, têm propriedades que também podem ajudar a diminuir o declínio cognitivo humano.

3. Participe de grupos

Fazer parte de uma sociedade e integrar comunidades faz muito bem para os seres humanos. Estar conectado a outras pessoas nos ajuda a lidar com o estresse e diminui as chances de se desenvolver depressão ou ansiedade. Há estudos que indicam que o isolamento social é um grande indicador de morte precoce, mais do que dietas e exercícios físicos – e até mais potente do que de mortes ocasionadas por consumo de cigarro!

Participe de comunidades com os mesmos interesses que o seu. Há diversos grupos virtuais que você pode ingressar através de redes sociais e círculos sociais que permeiam sua rotina. 

4. Mexa-se

A prática de exercícios físicos é uma das maneiras mais efetivas de se afastar de depressão, ansiedade, disfunções sexuais e deficiências cognitivas. Não importa se você sair para correr ou passear com seu cachorro – qualquer movimentação é significativa.

Para manter o foco e fazer das práticas físicas um hábito, é importante que você encontre um exercício motivador, ou seja, que seja agradável e prazeroso de ser executado e que lhe garanta momentos de socialização.

5. Esqueça (por um tempinho) o mundo digital

Está faltando tempo para se exercitar? Reconsidere, então, o tempo que você está passando no celular, tablet, computador e televisão. Não é preciso abandonar sua série ou videogame favoritos, porém, equilibre as horas de seu dia com diferentes tarefas. Gastar muito de seu tempo com as telas pode agravar a qualidade de seu sono e até abrir brechas para depressão. 

6. Caso necessário, busque ajuda 

Quando sentimos alguma dor física, recorremos a um médico especialista. A saúde mental exige o mesmo cuidado. Considere recorrer a terapeutas, psicólogos e psiquiatras sempre que for necessário.

Por último, defina metas que se sejam reais com quem você é e o que deseja. Divida-as em etapas concretas e específicas (como ‘quando’, ‘onde’ e ‘como’, por exemplo) e tome um passo de cada vez. A ciência garante que essa mentalidade irá aumentar suas chances de sucesso para 2018.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PARAGUAI
Ministra fecha presídio onde filha de servidor tentou entrar com dinamite
CONFRONTO DE VERSÕES
PGR diz que Flávio Bolsonaro não cometeu crime ao faltar à acareação
IVINHEMA
Homem procura delegacia após ser ameaçado pela esposa, 'vou te matar'
UEMS
Simpósio de Ensino em Saúde debate enfrentamentos e resiliência na área
TJ/MS
Queda de produtos da prateleira gera indenização de R$ 8 mil a mãe e filha
CORONAVÍRUS
Senador Arolde de Oliveira morre no Rio aos 83 anos vítima de Covid
CRIME AMBIENTAL
Trio é autuado em R$ 2,7 mil por pesca ilegal com petrechos proibidos
CORONAVÍRUS
Voluntário do teste da vacina de Oxford que morreu tomou placebo
REGIÃO
Homem é autuado por maus-tratos a cachorros
RELIGIÃO
Papa Francisco defende união civil entre gays: 'São filhos de Deus'

Mais Lidas

DOURADOS
Acidente entre carreta e motocicleta mata mulher na BR-163
HOMICÍDIO EM 2013
Condenada pela morte do ex em Dourados é presa na Capital
DOURADOS
Motorista bêbado causa acidente em semáforo da Avenida Marcelino Pires
DOURADOS
Carona de motociclista que morreu em acidente com carreta corre risco de ter perna amputada