Menu
Busca domingo, 27 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
Educação

Uma questão de tempo

13 março 2020 - 09h09Por O Quintal- Espaço de Leitura e Aprendizagem Mediada
Como ensinar as crianças a controlar seu próprio tempo? Nós adultos, às vezes, passamos o dia correndo atrás do tempo, e até faltam horas para resolver tudo o que precisamos. 
 
As crianças pequenas não têm, ainda, a noção de “o quanto cada atividade leva para acontecer” estabelecida em suas mentes, e este conceito de passagem do tempo precisa ser bem trabalhado para construir-se de forma eficiente. Esta dificuldade de observar o relógio acaba causando ansiedade nas crianças, que não conseguem esperar por nada, querem tudo naquele instante. 
 
Cabe aos pais ajudá-las nesse processo.  Em alguns momentos a criança ficará nervosa, se irritará e fará birras. É aí, que ela precisa de atenção. Explicar sempre o que vai acontecer durante o dia ou um período para que ela observe a passagem dos fatos e comece a aprender esse novo conhecimento. Por exemplo; “Hoje à noite vamos à festa; mas primeiro você vai para a escola, depois vamos almoçar juntos. À tarde, você vai comprar o presente com a mamãe, então, quando voltar para casa precisa se arrumar e jantar, só depois, o papai chegará e iremos juntos na festa de seu amigo.”

Durante este dia ela vai observar cada ação acontecendo e assim, vai saber se falta muito ou pouco tempo para chegar a hora da festa. Quando o tempo de espera é maior podemos dizer que ela terá que “dormir e acordar três vezes até chegar domingo”. Ou ainda “precisa esperar o aniversário da mamãe, a festa junina e o dia das crianças e somente três dias depois, será seu aniversário”.
 
O importante é dar referências temporais para a criança poder observar a passagem do tempo, relógio, calendário, timer, cronômetros. Apresentar esses recursos e deixá-los acessíveis, dar um calendário para que ela pinte os dias conforme eles vão passando, anotar datas importantes, facilitam o processo.

Depois dessa fase precisamos continuar ensinando-as a organizar a sua rotina. Estabelecer pequenas atividades que sejam realizadas em tempo cronometrado, para treinar sua habilidade em executar tais tarefas com tempo pré-definido, como escovar os dentes, tomar banho, assistir desenho, jogar, guardar os brinquedos, dentre outras. 
 
Chega então, a hora de estudar. Marcar o tempo para realizar as tarefas também é importante, porém, deve sempre ser acompanhado de estímulo, “você vai conseguir”, “seu tempo vai melhorar quanto mais você treinar”, “enquanto você faz isso, eu faço aquilo e vai sobrar mais tempo para brincarmos juntos.”
 
Controlar o tempo melhora a ansiedade, desde que seja feita de forma calma e sem tantas cobranças dos pequenos aprendizes, afinal, nós adultos ainda nos atrasamos e perdemos prazos. É um processo lento e gradativo, mas que deve ser estimulado respeitando o tempo da criança, que também é muito particular e merece atenção.
 

No Espaço O Quintal, as crianças fazem atividades que auxiliam na organização do tempo e como as atividades lúdicas chamam muita atenção, elas acabam se esforçando para cumprir o tempo de realização de atividades de aprendizagem para participar das brincadeiras. 
 
“É impressionante como eles aprendem rapidamente a se organizar nas tarefas para poder brincar, o tempo de brincadeiras hoje é muito controlado, os pequenos acabam realizando muitas atividades e o brincar fica por último na lista. Aqui, proporcionamos um equilíbrio neste tempo” – Rejani Betoni Mediadora.
 
O mundo já cobra, demais, que tudo tenha uma velocidade acelerada nos acontecimentos. Queremos que nossas crianças aprendam controlar o tempo sem que sejam controladas por ele. Porém, elas precisam sentir a sensação de “tempo da infância”, pois a infância, sim, é só uma questão de tempo.
 

Facebook: https://www.facebook.com/espacooquintal

Instagram: https://instagram.com/oquintaldaleitura?igshid=c62i0b92elkm

Endereço: R. Ponta Porã, 2299 - Vila Progresso, Dourados - MS, 79826-080
Telefone: (67) 3033-3799

Leia Também

PREVENÇÃO
Bombas flutuantes são ativadas para garantir abastecimento de água em Corumbá
ECONOMIA
Economistas defendem investimentos públicos e taxação de ricos
INCENTIVO
Em segunda edição do programa, UEMS concede 711 auxílios para acesso à internet
POLÍCIA
Idoso é encontrado morto em valeta na região central de Itaporã
DOURADOS
Em MS, interessados em adquirir imóvel podem ter desconto no valor da entrada
ESPORTE
Vasco empata com Bragantino e entra, provisoriamente, no G4
PANDEMIA
Governo aposta que ‘Rastrear’ vai diminuir taxa de contaminação do coronavírus em MS
CONSUMIDOR
Após denúncias, Procon autua seis agências bancárias
PANDEMIA
Em um mês, mais de 5 mil aulas para primeira habilitação foram realizadas de forma online em MS
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Comissão mista se reúne para ouvir formuladores das propostas de reforma tributária

Mais Lidas

POLÍCIA
Caminhoneiro de Dourados morre ao capotar na serra de Maracaju
ATO DE FÉ
Após vigílias em frente a hospital, família celebra 'milagre' por homem que caiu do telhado
PONTA PORÃ
Polícia apreende comboio com contrabando avaliado em R$ 1 milhão
CAMPO GRANDE
Gêmeos são executados dentro de quitinete