Menu
Busca quarta, 01 de abril de 2020
(67) 9860-3221
Educação

Uma questão de tempo

13 março 2020 - 09h09Por O Quintal- Espaço de Leitura e Aprendizagem Mediada
Como ensinar as crianças a controlar seu próprio tempo? Nós adultos, às vezes, passamos o dia correndo atrás do tempo, e até faltam horas para resolver tudo o que precisamos. 
 
As crianças pequenas não têm, ainda, a noção de “o quanto cada atividade leva para acontecer” estabelecida em suas mentes, e este conceito de passagem do tempo precisa ser bem trabalhado para construir-se de forma eficiente. Esta dificuldade de observar o relógio acaba causando ansiedade nas crianças, que não conseguem esperar por nada, querem tudo naquele instante. 
 
Cabe aos pais ajudá-las nesse processo.  Em alguns momentos a criança ficará nervosa, se irritará e fará birras. É aí, que ela precisa de atenção. Explicar sempre o que vai acontecer durante o dia ou um período para que ela observe a passagem dos fatos e comece a aprender esse novo conhecimento. Por exemplo; “Hoje à noite vamos à festa; mas primeiro você vai para a escola, depois vamos almoçar juntos. À tarde, você vai comprar o presente com a mamãe, então, quando voltar para casa precisa se arrumar e jantar, só depois, o papai chegará e iremos juntos na festa de seu amigo.”

Durante este dia ela vai observar cada ação acontecendo e assim, vai saber se falta muito ou pouco tempo para chegar a hora da festa. Quando o tempo de espera é maior podemos dizer que ela terá que “dormir e acordar três vezes até chegar domingo”. Ou ainda “precisa esperar o aniversário da mamãe, a festa junina e o dia das crianças e somente três dias depois, será seu aniversário”.
 
O importante é dar referências temporais para a criança poder observar a passagem do tempo, relógio, calendário, timer, cronômetros. Apresentar esses recursos e deixá-los acessíveis, dar um calendário para que ela pinte os dias conforme eles vão passando, anotar datas importantes, facilitam o processo.

Depois dessa fase precisamos continuar ensinando-as a organizar a sua rotina. Estabelecer pequenas atividades que sejam realizadas em tempo cronometrado, para treinar sua habilidade em executar tais tarefas com tempo pré-definido, como escovar os dentes, tomar banho, assistir desenho, jogar, guardar os brinquedos, dentre outras. 
 
Chega então, a hora de estudar. Marcar o tempo para realizar as tarefas também é importante, porém, deve sempre ser acompanhado de estímulo, “você vai conseguir”, “seu tempo vai melhorar quanto mais você treinar”, “enquanto você faz isso, eu faço aquilo e vai sobrar mais tempo para brincarmos juntos.”
 
Controlar o tempo melhora a ansiedade, desde que seja feita de forma calma e sem tantas cobranças dos pequenos aprendizes, afinal, nós adultos ainda nos atrasamos e perdemos prazos. É um processo lento e gradativo, mas que deve ser estimulado respeitando o tempo da criança, que também é muito particular e merece atenção.
 

No Espaço O Quintal, as crianças fazem atividades que auxiliam na organização do tempo e como as atividades lúdicas chamam muita atenção, elas acabam se esforçando para cumprir o tempo de realização de atividades de aprendizagem para participar das brincadeiras. 
 
“É impressionante como eles aprendem rapidamente a se organizar nas tarefas para poder brincar, o tempo de brincadeiras hoje é muito controlado, os pequenos acabam realizando muitas atividades e o brincar fica por último na lista. Aqui, proporcionamos um equilíbrio neste tempo” – Rejani Betoni Mediadora.
 
O mundo já cobra, demais, que tudo tenha uma velocidade acelerada nos acontecimentos. Queremos que nossas crianças aprendam controlar o tempo sem que sejam controladas por ele. Porém, elas precisam sentir a sensação de “tempo da infância”, pois a infância, sim, é só uma questão de tempo.
 

Facebook: https://www.facebook.com/espacooquintal

Instagram: https://instagram.com/oquintaldaleitura?igshid=c62i0b92elkm

Endereço: R. Ponta Porã, 2299 - Vila Progresso, Dourados - MS, 79826-080
Telefone: (67) 3033-3799

Leia Também

CORONAVÍRUS
Cientistas chineses anunciam descoberta contra covid-19
CORONEL SAPUCAIA
Menores são apreendidos transportando 48 kg de maconha em bicicleta
NOVA ANDRADINA
Hospital confirma três profissionais com coronavírus em unidade que atendeu idosa
ARTIGO
A fórmula contra o Coronavírus
MATO GROSSO DO SUL
Campo-grandenses são presos com 250 pacotes de cigarro em Ponta Porã
DOURADOS
Bandidos furtam mais de 3km de fios da avenida Guaicurus e Praça do Cinquentenário
Saúde e Bem-estar
J. P. Mansor oferece serviços de análises de águas e tratamentos de resíduos industriais
ECONOMIA
No primeiro dia do mês Governo libera pagamento de servidores que ganham até R$ 4 mil
PONTA PORÃ
Mulher contrata motorista de aplicativo e é presa tentando levar droga à Capital
SEM SINTOMAS
Quase metade das confirmações de coronavírus em MS já finalizou quarentena

Mais Lidas

REGIÃO
Ex-assessor de Mandetta é encontrado morto em apartamento na Capital
COVID-19
Primeiro óbito por coronavírus do Estado é registrado em Dourados
DOURADOS
Homem leva surra de populares e é detido por furtar dois veículos em Dourados
COVID-19
MS tem oito confirmações de coronavírus em 24h e suspeitos chegam a 51