Menu
Busca quinta, 04 de junho de 2020
(67) 99659-5905
Educação

Uma história para iluminar a vida

24 abril 2020 - 08h37Por O Quintal- Espaço de Leitura e Aprendizagem Mediada

“No tempo em que os homens ainda moravam em cavernas, havia um sujeito chamado Lolo Barnabé muito inteligente e criativo. Aos vinte anos se casou com Brisa, que também era muito inteligente e criativa. Depois da lua de mel escolheram a melhor caverna para morar e logo tiveram o primeiro filho, Finfo, que também era um menino muito inteligente e criativo.

Todo o dia Lolo saia para caçar e colher frutos e no final do dia, ao redor da fogueira assavam a caça e comiam os frutos de sobremesa, e também cantavam canções e agradeciam pela beleza da vida. Eles eram felizes, mas nem tanto - a caverna em que moravam era grande, mas à noite se transformava numa gruta fria e úmida, sempre à mercê de animais ferozes. Não por muito tempo - Lolo, muito habilidoso, construiu uma casa com porta e fechadura. Após a mudança para lá, Brisa começou, sem saber por que, a se incomodar com as peles de animais que usavam para se proteger do frio, então inventou as roupas. Camisa, casaco, saia e até cueca. Lolo então criou o guarda-roupa, pois não podiam deixar as roupas jogadas pela casa. E assim os dois foram inventando muitas coisas - a cama, a mesa, as cadeiras e a oficina, pois essas invenções faziam muita bagunça na casa. Brisa também foi ajudar na oficina e chamou sua prima para cuidar das roupas e do Finfo. Enquanto lá na oficina continuavam a inventar coisas e mais coisas, o fogão, a água encanada, o banheiro, a eletricidade, os eletrodomésticos, a televisão, computador, o vídeo game, o carro. De tanto trabalhar, mal ficavam juntos ou cuidavam do filho - depois de chegar em casa ficavam parados, quietos, hipnotizados diante da televisão. Foi preciso que um dia faltasse luz para que Lolo, Brisa e Finfo se lembrassem de ficar juntos, sentados em torno da fogueira olhando para as estrelas.”


Eva Furnari escreveu este livro em 2000 e esta história, agora é tão  atual. Milhares de famílias saem de suas casas todos os dias para irem até a “oficina” e lá mostram como são habilidosos, criativos e inteligentes e trabalham muito. Por isso, precisam deixar seus filhos com outras pessoas e no final do dia estão tão felizes, mas nem tanto. Estão exaustos de suas rotinas e sentem falta de ser uma família feliz, igual aquelas dos filmes que a gente vê de vez em quando e se emociona. No livro, depois de construir muitas coisas importantes, Lolo e sua esposa chegam em casa para ver o Finfo e acaba a luz, o menino pega nas mãos dos pais e os leva para o quintal onde podem ver somente as estrelas no céu, então ele pede ao pai que conte uma história. O ideal seria que nós não precisássemos esperar a luz acabar, ou um vírus surgir para mudar a rotina de vida da humanidade, para compartilhamos momentos e contarmos uma história aos nossos entes queridos, pode ser sua própria história, da família ou seu conto preferido, ou livro mais lido na infância. Mas já que estamos no escuro, pegue nas mãos de sua família, olhe para as estrelas e conte uma história para iluminar a sua caverna.

SERVIÇOS:

O Quintal- Espaço de Leitura e Aprendizagem Mediada

Facebook: https://www.facebook.com/espacooquintal

Instagram: https://instagram.com/oquintaldaleitura?igshid=c62i0b92elkm

Endereço: R. Ponta Porã, 2299 - Vila Progresso, Dourados - MS, 79826-080

Telefone: (67) 3033-3799 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

AVANÇO DA PANDEMIA
Brasil registra 1.349 mortes por coronavírus e bate novo recorde
PEDRO JUAN
Polícia encontra caminhonete de idoso desaparecido na fronteira
TEMPO
Quarta-feira nublada, ainda com possibilidade de chuva em Dourados
FRONTEIRA
Polícia procura por traficante que fugiu de hospital vestido de médico
CONGRESSO
Câmara aprova texto-base de MP que autoriza sorteios na TV aberta
CAMPO GRANDE
Mulher foge do filho de 19 anos armado com faca após discussão
BRASÍLIA
Após três dias, PM diz que vai apurar uso de cavalo por Bolsonaro
TJ/MS
Justiça determina que Detran cumpra nomeação de concursados para cargos
UM ANO
UEMS prorroga validade de Concurso Público para Professor
CAPITAL
Mulher é agredida a socos na frente de filho de 4 anos ao cobrar pensão

Mais Lidas

EPICENTRO
Casos de coronavírus "explodem" e Dourados registra recorde de confirmações
PANDEMIA
Novo epicentro, Dourados é a cidade com mais casos de coronavírus em MS
PANDEMIA
Comitê aponta surtos de coronavírus em dois pontos de Dourados
TRÁFICO DE DROGAS
Casal é preso após entreposto da droga ser fechado em Dourados