Menu
Busca sábado, 18 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
EDUCAÇÃO

Últimos dias de coleta da Matrícula Inicial do censo

20 agosto 2021 - 10h12Por Portal MEC

O período para declarar as informações da primeira etapa do Censo Escolar 2021, referente à Matrícula Inicial, termina na próxima segunda-feira, 23 de agosto. Nesta etapa, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) coleta dados sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula. As 186.203 escolas ativas têm até as 23h59 da data prevista para informar seus dados. 

A declaração das informações do Censo Escolar é realizada por meio do Sistema Educacenso e pode ser feita de forma on-line ou por migração de dados. O sistema conta com algumas funcionalidades para ajudar no processo, como o “Fechamento”, que permite validar as informações para assegurar a confiabilidade do que foi declarado, possibilitando que a escola corrija determinada informação antes do envio, se for o caso. Essa verificação ocorre por meio do cruzamento dos dados dos diferentes formulários do sistema. Por meio da ferramenta, a escola também pode concluir a declaração e emitir o recibo de entrega.

Monitoramento – No portal do Inep, também é possível acompanhar as declarações. O painel Mapa da Coleta apresenta dados quantitativos de escolas e matrículas por unidade da Federação, município e dependência administrativa. Com isso, os gestores e a população podem verificar o andamento da pesquisa estatística.

Etapas – A coleta das informações do Censo Escolar é dividida em duas etapas. Na primeira (em andamento), referente à Matrícula Inicial, o Inep apura dados sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula. Após a conclusão dessa etapa inicial, tem início a apuração sobre a chamada Situação do Aluno, em que são levantadas informações relativas ao “movimento” — quantos foram transferidos, deixaram de frequentar a escola ou faleceram — e ao “rendimento” dos estudantes — quantidade de aprovados ou reprovados —, ao término do ano letivo. Os resultados finais da primeira etapa da pesquisa serão divulgados em janeiro de 2022.

Censo Escolar – Principal pesquisa estatística da educação básica, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.

As matrículas e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do Governo Federal e para o planejamento e a divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep. O censo também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo acompanhar a efetividade das políticas públicas.

Essa compreensão é proporcionada por meio de um conjunto amplo de indicadores que possibilitam monitorar o desenvolvimento da educação brasileira, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros. Todos são calculados com base nos dados do Censo Escolar e parte deles servem de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE).

Acesse o Sistema Educacenso

Acesse o “Caderno de Conceitos e Orientações do Censo Escolar 2021 – Matrícula Inicial

Confira os tutoriais sobre a  Matrícula Inicial do Censo Escolar 2021

Deixe seu Comentário

Leia Também

PANDEMIA
Dourados conta com 104 pessoas em isolamento por coronavírus
Mulher de 50 anos morre após acidente na rodovia BR-163
RIO BRILHANTE
Mulher de 50 anos morre após acidente na rodovia BR-163
TRÊS LAGOAS
Durante confraternização, homem espanca ex-namorada com socos
CAMPO GRANDE
Prova objetiva do concurso da guarda civil será neste domingo
Autoridades apreendem 800 kg de alimentos impróprios para consumo
Autoridades apreendem 800 kg de alimentos impróprios para consumo
DADOS FINANCEIROS
Terceira fase do open banking será integrada ao PIX
JUSTIÇA
Casal que vendeu L-200 alugada por R$ 40 mil ganha liberdade
ITINERANTE
Carreta da Justiça atende mais de 150 pessoas em Novo Horizonte do Sul
Homem vai visitar o pai e o encontra morto no interior de residência
MÚSICA
'Dos bares para internet': cantor de Dourados lança single com 'vibe positiva'

Mais Lidas

DOURADOS
Morto durante o trabalho em fazenda tinha 26 anos
ACIDENTE DE TRABALHO
Maquinário cai e mata trabalhador em fazenda entre Dourados e Itahum
24 HORAS DE VACINA
Dourados terá 'viradão' da vacina para aplicar doses em cinco grupos
REGIÃO
Casal precisa ser socorrido após carro quase ser "engolido" pela chuva