A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) publicou edital direcionado aos estudantes de outras instituições interessados em transferir seu curso para a universidade federal, bem como às pessoas que desejam complementar sua habilitação (Licenciatura e Bacharelado) ou fazer uma segunda graduação. Isso pode ser tanto para mudar de profissão quanto para enriquecer o currículo.
A seleção dos interessados em transferência ou ingresso como portador de diploma é feita através do Processo Seletivo para Preenchimento de Vagas Ociosas (PSPVO-2023.2/UFGD). As inscrições estarão abertas de 17 a 28 de julho, através do portal da UFGD, sem cobrança de taxa.
São oferecidas 632 vagas em 30 cursos, a maioria com 20 vagas cada. Os cursos são os seguintes: Administração, Agronomia, Artes Cênicas, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Computação, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Física, Geografia, Gestão Ambiental, História, Letras, Letras Libras (bacharelado), Matemática, Pedagogia, Psicologia, Química, Sistemas de Informação e Zootecnia.
As vagas oferecidas nos cursos de Direito e Psicologia são destinadas exclusivamente a estudantes matriculados em cursos com o mesmo nome em outra Instituição Brasileira de Ensino Superior. Nos demais cursos, as vagas serão distribuídas seguindo cinco ordens de prioridade diferentes: estudantes matriculados em cursos homônimos no Brasil (Prioridade 1); estudantes matriculados em cursos da mesma área de conhecimento (Prioridade 2); estudantes matriculados em cursos de outras áreas de conhecimento (Prioridade 3); interessados em complementação de grau e/ou habilitação em seu curso de graduação (Prioridade 4); candidatos portadores de diploma, independentemente da formação acadêmica (Prioridade 5).
Para se inscrever, é necessário acessar a Área do Candidato (https://selecao.ufgd.edu.br/), preencher os dados cadastrais e a ficha de inscrição eletrônica, selecionando a opção desejada (transferência voluntária ou portador de diploma) e o curso de graduação em que tem interesse.
Nos cursos em que houver mais candidatos inscritos do que vagas disponíveis, será realizada uma seleção através da análise de documentação para classificação dos candidatos por maior carga horária cursada, idade e Índice de Desempenho Acadêmico.
De acordo com o cronograma, o resultado preliminar da análise dos documentos será publicado em 23 de agosto, e após o período de recursos, o resultado final será divulgado em 25 de agosto. As matrículas dos candidatos selecionados ocorrerão a partir de 28 de agosto e o início do segundo semestre letivo de 2023 está previsto para 25 de setembro.
COTAS SOCIAIS
Em cada curso da UFGD, metade das vagas são destinadas a estudantes que fizeram todo o Ensino Médio em escolas públicas e, dentre elas, pelo menos 51,95% são destinadas a candidatos negros – pretos e pardos – e indígenas, proporção que representa a soma dessas populações em Mato Grosso do Sul, segundo o último censo do IBGE. As vagas reservadas também contemplam as pessoas com deficiência, que são 21,48% da população de MS.
No processo seletivo para Preenchimento de Vagas Ociosas também é aplicada a reserva de vagas (cotas sociais), porém, caso haja menos candidatos inscritos em relação ao número de vagas disponibilizadas, todos os candidatos concorrerão pela ampla concorrência.
CONTATOS
Centro de Seleção (fase de inscrição): telefone (67) 3410-2840 e e-mail centrodeselecao@ufgd.edu.br .
Secretaria Acadêmica (documentação, ingresso e matrícula): telefone (67) 3410-2820 ou, ainda, pelo e-mail secac@ufgd.edu.br .
Página oficial do PSPVO-2023.2/UFGD: https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/pspvo/pspvo-2023-2
Deixe seu Comentário
Leia Também

Pescadores são autuados em mais de R$ 11 mil por pesca ilegal

Unidade Móvel do Hospital de Amor atende em Caarapó de 11 a 14

Rompimento de fibra gera instabilidade e afeta serviços presenciais do Detran

Senadores e familiares de israelenses cobram esforço pela liberação de reféns

Prefeitura e Embrapa realizam Capacitação de agricultores indígenas na produtividade da mandioca

Aberta consulta pública à minuta do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFMS

Mandioca: chuvas atrapalham colheita e atrasam negociações

Sisu passará a ter apenas uma edição a partir de 2024

Como fazer a tradicional rabanada para a ceia de Natal

SBD faz campanha sobre a importância de individualizar os cuidados com a pele
Mais Lidas

Adolescente é encontrada morta com sinais de violência sexual

"Preto seboso, pobre da senzala": jovem é preso após injúria racial contra seguranças

Confronto com a polícia termina com seis suspeitos mortos
