É na escola que a criança começa a ganhar maior independência, amplia sua visão de mundo, aprende uma série de coisas novas e passa a se relacionar com pessoas de fora da família. Por todos esses motivos, é natural que surjam alguns desafios ao longo do caminho - uma disputa por brinquedo aqui, um pequeno desentendimento ali... Cabe aos pais, com atenção, afeto, cuidado e resiliência, ensinar o filho a encarar as dificuldades que aparecerem.
Portanto, antes de trocar a criança de escola diante da primeira situação desconfortável, respire fundo e reflita se essa é mesmo a melhor decisão a ser tomada. “Saber lidar com frustrações é um dos pilares da educação. A criança precisa passar por isso”, explica Luciana Brites, psicopedagoga e fundadora do Instituto Neuro Saber (PR).
Segundo a especialista, quando os pais mudam a criança de escola sempre que um novo desafio aparece, eles acabam ensinando, indiretamente, que o mundo deve se adaptar ao filho e não o contrário. Outra mensagem que se passa é que a criança é intocável e não precisa encarar desafios ao longo da vida.
Por outro lado, há algumas situações específicas que podem ser indicativas que uma mudança é sim necessária. Para tomar a decisão, coloque na balança os benefícios e os prejuízos de sua escolha para a criança. A seguir, confira as dicas de Luciana Brites sobre os casos em que é válido pensar na troca de escola:
Incompatibilidade entre a família e a escola
Antes de escolher a escola, você deve se cercar de informações sobre a instituição: Qual é o projeto político-pedagógico? Em quais valores a escola acredita? O que norteia a instituição? Qual é a metodologia? Como ela lida com diferentes situações (de uma simples mordida a um acidente mais grave)? Mas, às vezes, mesmo pesquisando muito antes de matricular a criança, os pais se surpreendem com algumas condutas que observam no dia a dia escolar. A princípio, é sempre válido conversar com a direção e os professores para esclarecer eventuais dúvidas. Porém, se a incompatibilidade entre os valores da família e da escola se mostra muito profunda, é hora de rever onde seu filho irá estudar.
Excesso de cobranças e tarefas
Algumas escolas não respeitam a idade e o desenvolvimento natural das crianças e, desde muito cedo, se excedem na quantidade e dificuldade das tarefas que enviam. É claro que as lições de casa são importantes para criar senso de responsabilidade e fixar o conhecimento, mas tudo a seu tempo. Se a criança pequena precisa ficar horas fazendo as atividades em casa e só consegue concluir tudo com a ajuda constante dos pais, a tarefa perde o propósito e se torna uma fonte de estresse para toda a família. Fique de olho.
Vítima de agressão por parte de professores ou funcionários
Nenhuma violência corporal ou verbal deve acontecer contra o aluno por parte dos professores ou funcionários. Lembre-se que as crianças (especialmente as menores), costumam se envolver em disputas por brinquedos e podem surgir pequenos conflitos físicos, com mordidas, por exemplo -- e isso é normal da idade. O que não é aceitável são os castigos físicos ou exposição a situações humilhantes por parte dos adultos. Se o seu filho relatar alguma situação desse tipo, converse com a escola, apure o que realmente aconteceu e, confirmando-se a história, procure outra instituição.
A criança não está mais animada em ir para a aula
Desejar férias e não ver a hora do final de semana é algo natural. Quem não gosta de ter tempo livre para se divertir? Com as crianças também é assim. Mas, se a situação muda de perfil quando o desânimo passa dos limites e seu filho nunca está contente por ir à escola, vive reclamando, não consegue se animar ou ver pontos positivos em nenhuma atividade escolar? Acenda o sinal vermelho. Preste atenção especial se o comportamento dele mudou repentinamente: ele amava ir ao colégio e, de repente, ficou apático, desconfortável e triste? Quando isso acontece, vale investigar o caso mais a fundo para entender o que pode estar acontecendo. Dependendo da gravidade da situação e do trauma gerado, a troca de escola pode ser necessária.
Se você observou algum desses comportamentos em seu filho, é a hora de refletir e fazer a mudança. Traga seu filho para o IEGRAN KIDS, aqui faremos com que as suas limitações sejam respeitadas e desenvolveremos habilidades para que ele possa se tornar um adulto digno
O IEGRAN KIDS conta com o Ensino Infantil e Ensino Fundamental, onde ensinamos nossas crianças com materiais apostilados e de qualidade. Venha nos fazer uma visita e conhecer nossas instalações, estamos prontos para lhe atender.
O IEGRAN Escola Técnica oferta vários cursos na área da saúde e segurança do trabalho, onde formamos profissionais qualificados de nível fundamental e técnico.
Fale com a gente através de nossos canais, será um prazer ter você conosco!
Telefones de contato:
(67) 3423-7504
Facebook: https://www.facebook.com/IEGRAN
Instagram: @iegrandourados
Site: www.iegran.com.br
Deixe seu Comentário
Leia Também

SES discute com Ministério da Justiça Operação de Distribuição de Vacina
Estudantes podem conferir locais de prova do Enem Digital

'Disciplina do PCC' é preso por tráfico de drogas em Rio Brilhante
Ministério Público denuncia 11 pessoas por incêndio no Ninho do Urubu

Ambiental captura tamanduá-bandeira em cima de muro de clube
Sebrae abre processos seletivos com vagas para a Capital e interior

Operação garante transferência de "Bonitão" para presídio federal
Piscina rachada dentro da garantia gera indenização ao comprador
APARECIDA DO TABOADOHomem é preso após esfaquear o próprio pai na nuca durante discussão
IMUNIZAÇÂODourados prepara estrutura de vacinação contra a Covid-19
Mais Lidas

Prefeitura corta mais de 400 cargos comissionados de uma só vez

Chuva alaga ruas no centro de Dourados após calor acima de 38°C

Policial é executado com tiros de fuzil na fronteira
