Menu
Busca sexta, 15 de janeiro de 2021
(67) 99659-5905
EDUCAÇÃO

Regressão nos Estudos: Será a hora de mudar meu filho de escola?

27 novembro 2020 - 08h57Por Angélica Fraga IEGRAN Dourados

É na escola que a criança começa a ganhar maior independência, amplia sua visão de mundo, aprende uma série de coisas novas e passa a se relacionar com pessoas de fora da família. Por todos esses motivos, é natural que surjam alguns desafios ao longo do caminho - uma disputa por brinquedo aqui, um pequeno desentendimento ali... Cabe aos pais, com atenção, afeto, cuidado e resiliência, ensinar o filho a encarar as dificuldades que aparecerem.

Portanto, antes de trocar a criança de escola diante da primeira situação desconfortável, respire fundo e reflita se essa é mesmo a melhor decisão a ser tomada. “Saber lidar com frustrações é um dos pilares da educação. A criança precisa passar por isso”, explica Luciana Brites, psicopedagoga e fundadora do Instituto Neuro Saber (PR).

Segundo a especialista, quando os pais mudam a criança de escola sempre que um novo desafio aparece, eles acabam ensinando, indiretamente, que o mundo deve se adaptar ao filho e não o contrário. Outra mensagem que se passa é que a criança é intocável e não precisa encarar desafios ao longo da vida. 

Por outro lado, há algumas situações específicas que podem ser indicativas que uma mudança é sim necessária. Para tomar a decisão, coloque na balança os benefícios e os prejuízos de sua escolha para a criança. A seguir, confira as dicas de Luciana Brites sobre os casos em que é válido pensar na troca de escola: 

Incompatibilidade entre a família e a escola

Antes de escolher a escola, você deve se cercar de informações sobre a instituição: Qual é o projeto político-pedagógico? Em quais valores a escola acredita? O que norteia a instituição? Qual é a metodologia? Como ela lida com diferentes situações (de uma simples mordida a um acidente mais grave)? Mas, às vezes, mesmo pesquisando muito antes de matricular a criança, os pais se surpreendem com algumas condutas que observam no dia a dia escolar. A princípio, é sempre válido conversar com a direção e os professores para esclarecer eventuais dúvidas. Porém, se a incompatibilidade entre os valores da família e da escola se mostra muito profunda, é hora de rever onde seu filho irá estudar.

Excesso de cobranças e tarefas

Algumas escolas não respeitam a idade e o desenvolvimento natural das crianças e, desde muito cedo, se excedem na quantidade e dificuldade das tarefas que enviam. É claro que as lições de casa são importantes para criar senso de responsabilidade e fixar o conhecimento, mas tudo a seu tempo. Se a criança pequena precisa ficar horas fazendo as atividades em casa e só consegue concluir tudo com a ajuda constante dos pais, a tarefa perde o propósito e se torna uma fonte de estresse para toda a família. Fique de olho.

Vítima de agressão por parte de professores ou funcionários

Nenhuma violência corporal ou verbal deve acontecer contra o aluno por parte dos professores ou funcionários. Lembre-se que as crianças (especialmente as menores), costumam se envolver em disputas por brinquedos e podem surgir pequenos conflitos físicos, com mordidas, por exemplo -- e isso é normal da idade. O que não é aceitável são os castigos físicos ou exposição a situações humilhantes por parte dos adultos. Se o seu filho relatar alguma situação desse tipo, converse com a escola, apure o que realmente aconteceu e, confirmando-se a história, procure outra instituição.

A criança não está mais animada em ir para a aula

Desejar férias e não ver a hora do final de semana é algo natural. Quem não gosta de ter tempo livre para se divertir? Com as crianças também é assim. Mas, se a situação muda de perfil quando o desânimo passa dos limites e seu filho nunca está contente por ir à escola, vive reclamando, não consegue se animar ou ver pontos positivos em nenhuma atividade escolar? Acenda o sinal vermelho. Preste atenção especial se o comportamento dele mudou repentinamente: ele amava ir ao colégio e, de repente, ficou apático, desconfortável e triste? Quando isso acontece, vale investigar o caso mais a fundo para entender o que pode estar acontecendo. Dependendo da gravidade da situação e do trauma gerado, a troca de escola pode ser necessária.

Se você observou algum desses comportamentos em seu filho, é a hora de refletir e fazer a mudança. Traga seu filho para o IEGRAN KIDS, aqui faremos com que as suas limitações sejam respeitadas e desenvolveremos habilidades para que ele possa se tornar um adulto digno

O IEGRAN KIDS conta com o Ensino Infantil e Ensino Fundamental, onde ensinamos nossas crianças com materiais apostilados e de qualidade. Venha nos fazer uma visita e conhecer nossas instalações, estamos prontos para lhe atender. 

O IEGRAN Escola Técnica oferta vários cursos na área da saúde e segurança do trabalho, onde formamos profissionais qualificados de nível fundamental e técnico.
Fale com a gente através de nossos canais, será um prazer ter você conosco!

Telefones de contato:

(67) 3423-7504

(67) 99295-0395 whatsapp

Facebook: https://www.facebook.com/IEGRAN

Instagram: @iegrandourados

Site: www.iegran.com.br

Deixe seu Comentário

Leia Também

SES discute com Ministério da Justiça Operação de Distribuição de Vacina
CORONAVÍRUS
SES discute com Ministério da Justiça Operação de Distribuição de Vacina
EDUCAÇÃO
Estudantes podem conferir locais de prova do Enem Digital
'Disciplina do PCC' é preso por tráfico de drogas em Rio Brilhante
POLÍCIA
'Disciplina do PCC' é preso por tráfico de drogas em Rio Brilhante
FLAMENGO
Ministério Público denuncia 11 pessoas por incêndio no Ninho do Urubu
Ambiental captura tamanduá-bandeira em cima de muro de clube 
AMAMBAI
Ambiental captura tamanduá-bandeira em cima de muro de clube 
SELEÇÃO
Sebrae abre processos seletivos com vagas para a Capital e interior
CATANDUVAS
Operação garante transferência de "Bonitão" para presídio federal
JUSTIÇA
Piscina rachada dentro da garantia gera indenização ao comprador
APARECIDA DO TABOADO
Homem é preso após esfaquear o próprio pai na nuca durante discussão
IMUNIZAÇÂO
Dourados prepara estrutura de vacinação contra a Covid-19

Mais Lidas

DOURADOS
Prefeitura corta mais de 400 cargos comissionados de uma só vez
CLIMA
Chuva alaga ruas no centro de Dourados após calor acima de 38°C
PEDRO JUAN
Policial é executado com tiros de fuzil na fronteira
BR-163
Homem morre após colidir carro de passeio contra caminhão