terça, 16 de agosto de 2022
Dourados
29°max
19°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
EDUCAÇÃO

Questionários do Saeb 2021 estão disponíveis até 23/12

21 dezembro 2021 - 17h40Por Portal MEC

Os secretários municipais de Educação, diretores e professores de escolas têm até o dia 23 de dezembro para responder aos questionários do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) enviou os links dos formulários eletrônicos aos responsáveis por e-mail. Os questionários dos diretores abordam aspectos relacionados ao perfil e à experiência dos gestores escolares, além de contemplarem as atividades desenvolvidas, os recursos disponíveis e a infraestrutura das escolas. No caso dos secretários, as perguntas se referem ao funcionamento das redes de ensino. 

Nesta edição, a avaliação da educação infantil, que ocorreu de modo piloto em 2019, acontece por meio de questionários eletrônicos aplicados aos secretários municipais de Educação, diretores e professores dessa etapa. Os docentes são os responsáveis por responder a maioria das questões, nesse caso.

As provas e os questionários impressos foram aplicados entre 8 de novembro e 10 de dezembro. Cerca de 70 mil escolas, distribuídas entre os 5.570 municípios brasileiros, participaram da aplicação censitária neste ano. As escolas públicas (com mais de dez alunos) de 5º e 9º ano do ensino fundamental e de 3ª e 4ª série do ensino médio foram avaliadas em língua portuguesa e matemática. Essas mesmas etapas da educação básica tiveram avaliação em formato amostral, nas escolas privadas.

Também foram aplicadas provas de língua portuguesa e matemática para o 2º ano do ensino fundamental, em uma amostra de escolas públicas e particulares. O Saeb ainda avaliou, de forma amostral, as áreas de ciências humanas e ciências da natureza no 9º ano do ensino fundamental, em escolas públicas e particulares.

Saeb – Realizado desde 1990 pelo Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. O Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no País, a partir de evidências.

Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes. Esses níveis são descritos em escalas de proficiência para cada uma das áreas e etapas avaliadas. Os resultados de aprendizagem apurados no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, aferidas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Confira a Portaria do Saeb 2021

Saiba mais sobre o Saeb

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

'Qualquer pessoa pode pegar varíola dos macacos', diz infectologista

PARAGUAI

Pistoleiros atacam casa de comerciante em Pedro Juan Caballero

Projeto apresenta curta temporada de espetáculo De Pai pra Filho
UEMS

Projeto apresenta curta temporada de espetáculo De Pai pra Filho

TRÊS LAGOAS

Advogada envolvida em resgate do PCC vai para prisão domiciliar

POLÍTICA

Eleições 2022: restam 2 dias de prazo para solicitar voto em trânsito

NOVA ANDRADINA

Casa fica destruída por incêndio causado por queda de raio

GERAL

TJ/MS disponibiliza nova edição da Revista Trimestral de Jurisprudência

CAMPO GRANDE

Identificação de homem assassinado e que teve corpo queimado com óleo pode levar 10 dias

ELEIÇÕES 2022

TSE autoriza que mais militares façam inspeção das urnas

COSTA RICA

Adolescentes denunciam servidor por assédio sexual em prefeitura

Mais Lidas

TRAGÉDIA

Passageiro tem corpo dilacerado ao cair de moto e ser atropelado por carreta 

ESTADO GRAVE

Mulher é esfaqueada por vizinho por se recusar a emprestar carregador

NOVA ANDRADINA

Funcionário de companhia de água encontra feto de bebê em esgoto

REGIÃO

Homem é preso por embriaguez após tombar carreta com placas de Dourados