Os secretários municipais de Educação, diretores e professores de escolas têm até o dia 23 de dezembro para responder aos questionários do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) enviou os links dos formulários eletrônicos aos responsáveis por e-mail. Os questionários dos diretores abordam aspectos relacionados ao perfil e à experiência dos gestores escolares, além de contemplarem as atividades desenvolvidas, os recursos disponíveis e a infraestrutura das escolas. No caso dos secretários, as perguntas se referem ao funcionamento das redes de ensino.
Nesta edição, a avaliação da educação infantil, que ocorreu de modo piloto em 2019, acontece por meio de questionários eletrônicos aplicados aos secretários municipais de Educação, diretores e professores dessa etapa. Os docentes são os responsáveis por responder a maioria das questões, nesse caso.
As provas e os questionários impressos foram aplicados entre 8 de novembro e 10 de dezembro. Cerca de 70 mil escolas, distribuídas entre os 5.570 municípios brasileiros, participaram da aplicação censitária neste ano. As escolas públicas (com mais de dez alunos) de 5º e 9º ano do ensino fundamental e de 3ª e 4ª série do ensino médio foram avaliadas em língua portuguesa e matemática. Essas mesmas etapas da educação básica tiveram avaliação em formato amostral, nas escolas privadas.
Também foram aplicadas provas de língua portuguesa e matemática para o 2º ano do ensino fundamental, em uma amostra de escolas públicas e particulares. O Saeb ainda avaliou, de forma amostral, as áreas de ciências humanas e ciências da natureza no 9º ano do ensino fundamental, em escolas públicas e particulares.
Saeb – Realizado desde 1990 pelo Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. O Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no País, a partir de evidências.
Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes. Esses níveis são descritos em escalas de proficiência para cada uma das áreas e etapas avaliadas. Os resultados de aprendizagem apurados no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, aferidas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Confira a Portaria do Saeb 2021
Deixe seu Comentário
Leia Também
'Qualquer pessoa pode pegar varíola dos macacos', diz infectologista
PARAGUAIPistoleiros atacam casa de comerciante em Pedro Juan Caballero

Projeto apresenta curta temporada de espetáculo De Pai pra Filho
Advogada envolvida em resgate do PCC vai para prisão domiciliar
POLÍTICAEleições 2022: restam 2 dias de prazo para solicitar voto em trânsito

Casa fica destruída por incêndio causado por queda de raio
TJ/MS disponibiliza nova edição da Revista Trimestral de Jurisprudência
CAMPO GRANDEIdentificação de homem assassinado e que teve corpo queimado com óleo pode levar 10 dias
ELEIÇÕES 2022TSE autoriza que mais militares façam inspeção das urnas
COSTA RICAAdolescentes denunciam servidor por assédio sexual em prefeitura
Mais Lidas

Passageiro tem corpo dilacerado ao cair de moto e ser atropelado por carreta

Mulher é esfaqueada por vizinho por se recusar a emprestar carregador

Funcionário de companhia de água encontra feto de bebê em esgoto
