segunda, 11 de dezembro de 2023
Dourados
31ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
EDUCAÇÃO

Projeto MS+Ciência lança podcast de divulgação científica

02 outubro 2023 - 12h38Por Da Redação

O projeto MS +Ciência lança no dia 04 de outubro de 2023 o videocast Papo de Ciência, que estará disponível gratuitamente em todas as plataformas digitais. A cada episódio serão convidados cientistas e criadores de projetos científicos de todo o Estado e de várias instituições de MS. A apresentação é de Bruno Moser e Lucas Verão.

O podcast - que também é exibido em vídeo - faz parte dos produtos de divulgação científica elaborados pelo MS +Ciência, o que inclui a revista Corumbella, além de apresentações teatrais, redes sociais e outros materiais. O projeto é apoiado pela Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) e pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

Segundo o coordenador do projeto MS +Ciência, André Mazini, o Papo de Ciência já existia enquanto coluna na TV Educativa e agora recebe um novo formato e uma nova temporada. “Conforme a gente foi entendendo e assimilando melhor esse formato de videocast, conseguimos criar uma temporada piloto que já ficou surpreendente. A gente quer mostrar a fundo a ciência que é produzida aqui em Mato Grosso do Sul e jogar mais força sobre isso a partir dessa ferramenta que é a internet”, reforça André.

“O projeto visa, além de divulgar a ciência, humanizar a figura do cientista, e esse é exatamente nosso objetivo. Pensamos que o podcast é uma forma de aproximar as pessoas da figura do cientista, olhar para essa figura de uma forma nova, muito mais humanizada”, completa.

“A Fundect, enquanto principal fomentadora de ciência no Estado, também se preocupa em levar o conhecimento acadêmico para todos. A ciência e a tecnologia geram valor e impacto para a sociedade, divulgar isto também é nosso papel. Já passamos do tempo de fazer ciência para cientistas. Agora, precisamos fazer e mostrar ciência para que a sociedade compreenda a importância dela para nosso bem-estar e até para a sobrevivência. O podcast usa uma linguagem moderna, atual, que vai chegar a diversos públicos, atingindo  esse objetivo. A estreia será no dia 4 de outubro e convido a todos que ouçam, assistam, interajam e aproveitem o conteúdo”, explica Márcio de Araújo Pereira, presidente da Fundect.

União de formatos e propósitos

Segundo o apresentador e também produtor Bruno Moser, os episódios unem o expertise dos cientistas em uma forma mais livre de comunicar.

“Nós aproveitamos o acesso dos participantes do projeto no meio acadêmico e levantamos ideias de pauta. Procuramos também o que os pesquisadores estão produzindo, através das plataformas de indexação acadêmica. Ao reunir essas informações, conseguimos organizar as pautas de uma forma bem farta e variada em temas”, conta.

E formatar nessa ideia que é bem aceita nas redes sociais, que é de “videocast”, foi algo que casou muito bem com a iniciativa.

“Podcasts são ferramentas que comunicam muito bem e para várias faixas etárias na internet. Estamos colaborando como podemos para que Mato Grosso do Sul tenha orgulho de seus pesquisadores e cientistas, e os conheçam e reconheçam por rosto, voz e qualidade”, frisa Bruno.

Primeiro episódio

O Papo de Ciência será disponibilizado aos ouvintes semanalmente, a partir do dia 04 de outubro, sempre às quartas-feiras, por 7 episódios completos, formados por entrevistas e quadros curiosos e divertidos. O primeiro episódio trará o coordenador do Bioparque Pantanal, Heriberto Gimenes Júnior, que vai falar sobre a perspectiva científica do parque

“O mesacast com entrevistados é um formato que o grande público já está familiarizado, mas pensamos em utilizar dele pra fazer algo diferente”, conta um dos apresentadores e idealizadores, Lucas Verão. “O Papo de Ciência é muito dinâmico. Entra um jogo, entra entrevista, entra notícias, entra um TikTok, continua entrevista, e assim vai”, afirma.

SERVIÇO - O podcast será disponibilizado gratuitamente no Youtube, Spotify e terá trechos no Instagram e no Tiktok do Mídia Ciência, plataforma do projeto. Além disso, também poderá ser conferido no site: www.midiaciencia.com e também na programação da Rede E (TV Educativa) de Mato Grosso do Sul.

Fonte: Uems/ matéria original: Fundect (MS + Ciência) 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Rompimento de fibra gera instabilidade e afeta serviços presenciais do Detran
CAMPO GRANDE

Rompimento de fibra gera instabilidade e afeta serviços presenciais do Detran

Senadores e familiares de israelenses cobram esforço pela liberação de reféns
DEBATE

Senadores e familiares de israelenses cobram esforço pela liberação de reféns

Prefeitura e Embrapa realizam Capacitação de agricultores indígenas na produtividade da mandioca
AGRICULTURA

Prefeitura e Embrapa realizam Capacitação de agricultores indígenas na produtividade da mandioca

Aberta consulta pública à minuta do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFMS
EDUCAÇÃO

Aberta consulta pública à minuta do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFMS

Mandioca: chuvas atrapalham colheita e atrasam negociações
RAÍZES

Mandioca: chuvas atrapalham colheita e atrasam negociações

EDUCAÇÃO

Sisu passará a ter apenas uma edição a partir de 2024

COMER BEM

Como fazer a tradicional rabanada para a ceia de Natal

SAÚDE E BEM-ESTAR

SBD faz campanha sobre a importância de individualizar os cuidados com a pele

BATAGUASSU

Bolivianos são presos com mais de 40 kg de cocaína na BR-267

EDUCAÇÃO

Relação dos candidatos inscritos no processo seletivo para professores temporários é divulgada

Mais Lidas

DOURADOS 

Adolescente é encontrada morta com sinais de violência sexual 

DOURADOS

"Preto seboso, pobre da senzala": jovem é preso após injúria racial contra seguranças

ANASTÁCIO

Confronto com a polícia termina com seis suspeitos mortos

TRÁFICO DE DROGAS

Operação da PF cumpre mandados em restaurante de Dourados