segunda, 15 de julho de 2024
Dourados
10ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
EDUCAÇÃO

Projeto "Cinema e teatro na escola" é realizado com estudantes do AJA da EE Presidente Vargas

21 junho 2024 - 12h38Por Da Redação com SED MS

Os estudantes do bloco final do ensino fundamental II do projeto AJA-MS (Avanço do Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso do Sul) da Escola Estadual Presidente Vargas, em Dourados, participaram do projeto intitulado “Cinema e teatro na escola: Projeto AJA no palco e na tela”

O objetivo do projeto é produzir obras audiovisuais, voltadas a artistas ou obras de arte, que são do interesse dos estudantes, bem como construir cenários de teatro, nas aulas de arte, juntamente com o professor Romário.

Noite do Cinema

Nos dias 06,13, 20 e 27 de junho serão realizadas as filmagens das cenas para o filme que será produzido. Nesta iniciativa, os estudantes irão assistir a diversas produções cinematográficas e teatrais. A noite do cinema acontecerá no dia 04 de julho. Os encontros serão utilizados para a realização de ensaios, construção de cenas e filmagens.

O protagonismo juvenil é uma prioridade. Por isso, a exibição das produções será realizada no dia 12 de julho, data essa que foi escolhida para a realização do projeto cultural que contará com a apresentação de outros trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do Projeto AJA-MS.

A música também terá um papel importante no bimestre. A análise de letras de músicas, escutas e composições serão algumas das ações feitas também nas aulas de arte. Um dos objetivos é fazer com que os objetos do conhecimento do componente curricular se mostrem próximo da realidade dos estudantes. Dito isso, em algumas aulas os estudantes irão dar dicas culturais de filmes e músicas, a partir dos estudos teóricos sobre as manifestações artísticas e diversas pesquisas teóricas do campo das artes.

Alguns tópicos farão parte do bimestre: História da Arte Mundial, Arte Brasileira, Arte Contemporânea, práticas teatrais, Cinema, música, teatro e artes visuais. As apreciações de diferentes obras de arte, produções artísticas, estudos teóricos sobre arte, desenvolvimento de um projeto de cinema e teatro são algumas das habilidades que poderão ser trabalhadas.

Como resultado, espera-se que ao final do bimestre os estudantes tenham criado algumas obras de arte e produzido muitas outras atividades no campo artístico.

O Projeto AJA-MS, ofertado pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, tem como objetivo atender estudantes que estão com dois ou mais anos em atraso escolar. Na etapa do Ensino Fundamental, a faixa etária dos estudantes atendidos está entre 14 e 17, e no Ensino Médio com o Projeto AJA-MS Novos Percursos, 17 a 21 anos.

“A proposta de atividades com abordagens, como a do projeto Cinema e teatro na escola: Projeto AJA no palco e na tela, torna o aprendizado cativante e envolvente. Além disso, essas iniciativas ajudam a responder às necessidades específicas de cada estudante, promovendo um ambiente de aprendizagem inclusivo e dinâmico”, finaliza diretor Fernando Fernandes Rodrigues.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPO GRANDE

Homem aceita 'swing', surta ao ver esposa com amigo e a agride

OPORTUNIDADE

Leilão da Receita tem nova edição com iPhones, vinhos e veículos

IVINHEMA

Mulher denuncia ex-marido e atual companheira por importunação

RURAL

BNDES vai disponibilizar R$ 66,5 bilhões para o Plano Safra

AQUIDAUANA

Jovem ferido se esconde de bombeiros que tentavam socorrê-lo

ECONOMIA

Primeiras notas do real vão sair de circulação; entenda por quê

Motociclista morre dois meses após ser atingido por veículo

POLÍTICA

Brasil chama embaixador na Argentina para consultas sobre Milei

Motorista que atropelou e matou motociclista é condenado

JUDICIÁRIO

Abin Paralela: Moraes retira sigilo de áudio de conversa de Bolsonaro

Mais Lidas

ABUSO SEXUAL

Homem é preso em flagrante acusado de estuprar sobrinha em Dourados

OPORTUNIDADE

Com recrutamento noturno, indústria abre 400 vagas de trabalho em Dourados

MS

Inscrições para o Curso de Libras EAD Nível I do 2º Semestre abrem dia 15 de julho

DOURADOS

Ministro admite atraso e prevê projeto de novo terminal do Aeroporto concluído até fim de julho